sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Désirée Thompson e Luma Nunes

Duas gerações da dança de Niterói são destaque no exterior
Désirée Thompson
(foto Sergio Gabet)
Algumas décadas de experiência profissional e outros tantos quilômetros de distância separam Désirée Thompson e Luma Nunes na vida "real". Porém, o sucesso profissional, resultado da dedicação as unem numa trajetória de sucesso, com reconhecimento no Brasil e no exterior. Ambas artistas de Niterói, Luma Nunes acaba de ser selecionada para participar do Festival TanzOlymp, que será realizado em fevereiro de 2017, em Berlim. Já Désirée Thompson foi convidada a compor o Conselho Internacional de Dança, organização parceira da Unesco.   
Morando desde 1993 em Paris, Désirée Thompson é franco-brasileira. Com a influência de sua família, em especial a mãe Renée Simon,  mestre de dança e fundadora da companhia Franco-Brasileira de Dança e Escola Brasileira de Artes, em Niterói, ela traçou uma trajetória de vida dedicada à dança.
Bailarina, Coreógrafa  e Pesquisadora,  Désirée Thompson foi nomeada recentemente Membro do Conselho Internacional da Dança, parceira da UNESCO. Ela recebeu o apoio do Presidente Geral  do  Conselho Internacional da Dança de Paris e o vice-presidente Constantin Kontogiannis para criar a primeira sessão do Conselho Internacional da Dança no estado Rio de Janeiro.  Ela atuará junto com  as sessões de São Paulo e Brasília, para a divulgação da Dança no Brasil.
 "Para mim é fundamental  reunir atores da dança: pesquisadores, alunos, mestres… O conhecimento é essencial para o desenvolvimento de nossa arte. Divulgando nossa arte fortalecemos nossa cultura e mostramos  a riqueza do nosso País. De fora podemos constatar que o Brasil é riquíssimo e devemos explorar o que temos de melhor", conta Désirée.
O objetivo é de reunir escolas e personalidades de dança para organizar  um encontro planejando conferências, estágios, e estimulando os alunos e professores com a Certificação Internacional remetida pelo Conselho.  Na França e no Brasil, Désirée procura o apoio cultural de produtores, de instituições para apoiar esta iniciativa unindo as cidades de Niterói e Paris.
Diretora artística da Associação Express-art, Désirée Thompson elabora projetos artísticos multidisciplinares atingindo um público amador e profissional. Para 2016, Désirée  elabora também a peça "Herança Aller – Retour", que será apresentada em novembro na Casa da América Latina, em Paris.  Além disso, ela foi convidada para realizar projetos no Espaço Cultural  Dansarte, que acaba de ser inaugurado por Carla Simon, na cidade de Angers (França).
Para apoiar ou fazer parte dos projetos, basta entrar em contato com Désirée através do email: desireethompson@gmail.com
Luma Nunes
(foto Raphoto)

Rumo a Alemanha
Com apenas 13 anos, a bailarina Luma Nunes acaba de conquistar uma importante vaga no Festival TanzOlymp,  que acontecerá de 16 a 20 de fevereiro de 2017, na Alemanha. A seletiva brasileira  foi realizada no Teatro Sergio Cardoso, na cidade de São Paulo teve mais de 100 concorrentes. Na ocasião, Luma Nunes apresentou duas coreografias, uma de Ballet de Repertório Tradicional, Swanilda - variação valsa do 1o. ato do Ballet Coppélia, e um solo de Dança Contemporânea chamado Solitudine, coreografado por Natalia Valdannini, do Studio Arte dos Pés. Luma foi selecionada com os dois solos e ainda deverá se apresentar com mais duas coreografias.
"Tenho muitos planos para Luma, já que ela também ganhou bolsa integral de estudos para a escola do Kirov Ballet, em Washington, EUA, para aprimorar seus estudos e formação. Temos muito orgulho de acompanhar o desenvolvimento desta linda artista", conta Natalia Valdannini, maitresse e diretora do Studio Arte dos Pés.

Para acompanhar todos os passos de Luma, basta curtir a fan page no facebook: https://www.facebook.com/lumanunesbailarina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário