quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Viradouro, Cubango, e Porto da Pedra brilham na Série A

Paraíso do Tuiuti conquistou o campeonato e a vaga para o Grupo Especial em 2017

Abre-alas da Acadêmicos do Cubango
(foto Hyrinea Bornéo)
Raissa Machado: rainha da Viradouro
(foto Luana Dias)
Se 2016 foi o "Carnaval da crise", as Escolas de Samba - particularmente as que fazem parte da Série A - driblaram a falta de recursos e deram um show de criatividade em bons enredos e alegorias, garantindo um bonito e alegre espetáculo na Passarela do Samba. Durante a sexta e o sábado de Carnaval, quinze agremiações desfilaram na Sapucaí, numa disputa acirrada. Com o enredo "A Farra do Boi", a Paraíso do Tuiuti confirmou o favoritismo pré-carnaval e conquistou a almejada vaga para desfilar em 2017 no Grupo Especial. Unidos de Padre Miguel, Unidos do Viradouro, Império Serrano, Unidos do Porto da Pedra e Acadêmicos do Cubango foram respectivamente as escolas que ficaram entre o 2º e 6º lugar, colocação que foi definida a décimos em cada quesito da apuração.
Porto da Pedra: Carequinha em homenagem
(fotos Luana Dias)
Com o enredo "Palhaço Carequinha, paixão e orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?", a Unidos do Porto da Pedra homenageou um dos artistas mais importantes do Brasil. A escola trouxe um desfile colorido, animado e singelo, e foi consideradas uma das boas surpresas da noite de sexta-feira, conquistando o quinto lugar na colocação geral.
A emoção foi o ponto alto do desfile da Unidos do Viradouro, que apresentou o enredo "O Alabê de Jerusalém: a saga de Ogundana". Com um dos melhores sambas da safra 2016, a vermelha-e-branca de Niterói foi muito bem recebida pelo público, com destaque para o intérprete Zé Paulo Sierra - representando São João Batista. A mensagem de "amor, tolerância e igualdade" rendeu um desfile memorável, trazendo o 3º lugar para a comunidade.
Tuiuti campeã da Série A
Encerrando as apresentações da Série A, a Acadêmicos do Cubango impressionou com carros alegóricos imponentes e coloridos e fantasias bem acabadas, representando o enredo "Um banho de mar à fantasia". Apesar de ter sido apontada como uma das favoritas, acabou ficando apenas com a 6a colocação.   
Cris Alves, rainha da bateria da Cubango
(foto Hyrinéa Borneo)
Mudanças

Logo após o término da folia momesca, a direção das agremiações já começaram a organizar o Carnaval 2017. A Unidos do Viradouro anunciou a renovação de contrato com o intérprete Zé Paulo Sierra e a contratação do Mestre Maurão - recém-saído da bateria da Acadêmicos do Cubango.  Mestre Paulinho - que deixa a Viradouro - ainda não tem destino confirmado.
Mestre Demétrius - ex-Tradição - assumiu recentemente o comando da bateria Ritmo Folgado da Cubango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário