quinta-feira, 7 de maio de 2020

"Lockdown": cidade de Niterói terá bloqueio de circulação a partir de segunda




A Câmara de Niterói aprovou, na noite desta quinta, um projeto de lei que prevê bloqueio total de circulação de pessoas - o chamado "lockdown" - a partir da próxima segunda, dia 11 de maio. O decreto restringe a circulação de qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, praias, equipamentos, locais e praças públicas, dentro do município do dia 11 a 15 de maio, podendo ser prorrogado por igual período, em descompasso com as medidas temporárias de isolamento social estabelecidas pelo Poder Executivo Municipal em razão da epidemia de COVID-19. A medida segue para sanção do prefeito Rodrigo Neves (PDT).

O decreto prevê como exceções o deslocamento por força de trabalho, para ida a serviços de saúde ou farmácias, para compra de insumos alimentícios e congêneres essenciais à subsistência, bem como para ida a estabelecimentos autorizados a funcionar.
O município poderá aplicar multa administrativa no valor de R$ 180,00 aos que transgredirem o decreto. A Guarda Municipal de Niterói irá realizar a fiscalização e a aplicação das referidas sanções.
Os valores das multas que ingressarem nos cofres do Município serão vertidos ao Fundo Municipal de Saúde para aplicação em leitos públicos de pacientes graves do Coronavírus.
“Nós vamos reforçar os bloqueios com municípios limítrofes, que já estão em curso, agora também com a testagem da temperatura daqueles que chegam de outras cidades. Caso seja verificado que essas pessoas estão com temperatura acima do normal, elas serão encaminhadas a unidades de saúde para, imediatamente, fazer os exames necessários para evitar a propagação rápida da Covid-19 em Niterói", afirmou Rodrigo Neves.

O prefeito disse, ainda, que no período de 11 a 15 de maio também serão suspensas  as obras que estavam em andamento em todas as regiões da  cidade. Outra medida, após reunião com representantes do Ministério Público, será a ampliação, até o dia 16 de maio, em 40% a quantidade de leitos com respiradores na rede pública e privada de Niterói.


Confira as medidas anunciadas pela Prefeitura nesta quinta-feira
- Ampliação as ações restritivas e multa no valor de R$ 180, de 11 a 15 de maio, para pessoas que estejam nas ruas, praias e praças públicas, com exceção para o deslocamento por força de trabalho, ida aos serviços essenciais e estabelecimentos autorizados a funcionar.

- De 11 a 15 de maio só estão autorizados a funcionar na cidade, mercados e supermercados, padarias, farmácias, pet shops e postos de combustível.

- Reforço dos bloqueios com municípios limítrofes, que já estão em curso, agora também com a testagem da temperatura daqueles que chegam de outras cidades.

- Suspensão de 11 a 15 de maio das obras que estavam em andamento em todas as regiões da cidade.

- Ampliação, até o dia 16 de maio, em 40% a quantidade de leitos com respiradores na rede pública e privada de Niterói.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Incêndio atinge barracão da Unidos do Viradouro

Incêndio no barracão da Unidos do Viradouro
(foto reprodução)
Um incêndio atingiu o barracão da Unidos do Viradouro na manhã desta quinta-feira, dia 30 de abril, na Cidade do Samba, no bairro da Gamboa, no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa da agremiação - campeã do Carnaval 2020 - o incêndio não fez vítimas. Alguns funcionários que entravam para organizar as fantasias do carnaval passado, e buscar tecidos para a confecção de máscaras que a escola vem doando, por conta da pandemia de coronavírus, desde o início de abril, perceberam que havia fogo em uma das alegorias. Tentaram apagar e acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros, que controlou o incêndio rapidamente.

A direção da escola ainda não contabilizou os prejuízos, o que só poderá ser feito após a liberação do local pelos bombeiros. 

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Como repensar o seu negócio em tempos de pandemia?

André Moragas irá conduzir a conversa de hoje, no Instagram
da Printmill (foto divulgação)
A Gráfica Printmill está lançando hoje uma série de "lives" com o objetivo de inspirar clientes e fornecedores, e dar dicas e orientações às empresas e comércio para enfrentar os desafios atravessados ao longo deste período de pandemia. 

Nesta quarta-feira, dia 29 de abril, às 18h, haverá a primeira participação ao vivo pelo Instagram da Printmill, com objetivo de abordar o aspecto da comunicação. Ela será com o especialista em Gerenciamento de Crises e Comunicação Corporativa, André Moragas, que abordará uma importante temática: “Virando a chave da Comunicação: Imagem, Reputação e Relacionamento". 

Responsável por liderar o gerenciamento de crise e imagem na Operação Lava Jato, o entrevistado apresenta uma longa trajetória, iniciada na gerência de comunicação da AMPLA Energia e Serviços, em 2005. No seu portfólio figuram ainda outros cargos de igual importância, tais como o de diretor de Comunicação do Grupo Andrade Gutierrez e o de diretor de Relações Institucionais e Comunicação da holding Endesa Brasil. O encontro será mediado pela especialista em planejamento estratégico, Taiana Yung.

Reinventar é a palavra de ordem
De acordo com a diretora da Printmill, Thaís Garcia, a palavra de ordem é reinvenção e, principalmente, estar junto ao cliente, apoiando-o. A própria empresa tem quebrado paradigmas, também, no que tange o quesito inovação. 
“Pensando nesses tempos desafiadores, estamos nos dedicando à produção de um protetor fácil eficiente, os chamados ‘face shields’, além da comercialização de outros itens de proteção para o COVID-19”, afirmou. Ela completou ainda com outra afirmativa: “estamos vivendo dias desafiadores e todos estão tendo a oportunidade de olhar para dentro de si e descobrir novas possibilidades”, afirma Thais.
Para acompanhar esta e outras atividades, basta seguir o Instagram: https://www.instagram.com/graficaprintmill/

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Saiba como se cadastrar para acessar o Fundo Niterói Supera

Iniciativa vai conceder crédito a juro zero para micro, pequenas empresas e profissionais liberais, com seis meses de carência e pagamento em até 36 vezes


Mais de duas mil e seiscentas empresas já se cadastraram na Prefeitura de Niterói para acessar a linha de crédito do fundo Niterói Supera. O fundo vai injetar R$ 150 milhões na economia da cidade para apoiar profissionais liberais, micro e pequenas empresas sediadas na cidade. Essas empresas poderão pegar empréstimos a juro zero em instituições financeiras credenciadas pelo município. O pagamento poderá ser feito em até 36 vezes, com seis meses de carência. 
“Qualquer prefeitura que tenha uma equipe empenhada pode implementar várias ações para ajudar as pessoas com ações simples para salvar vidas. Não há contradição entre salvar vidas e manter a economia de uma cidade de pé e nós estamos provando isso em Niterói”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, revelou que 2.609 empresas já se cadastraram desde a última sexta-feira, dia 24, e que, agora, o Banco do Brasil vai procurar os empresários para a concessão dos empréstimos. 
Poderão ser beneficiadas pelos empréstimos para capital de giro microempresas e pequenas de pequeno porte; cooperativas ou associações de produção que congreguem pequenos produtores; profissionais autônomos e liberais. Será preciso ter registro e alvará de funcionamento ativo no Município de Niterói.
O fundo terá os seguintes limites para financiamento de capital de giro: até R$ 25 mil para profissionais autônomos e liberais; até R$ 50 mil para microempresas; até R$ 150 mil para cooperativas e empresa de pequeno porte com faturamento de até R$ 2,4 milhões; até R$ 250 mil para empresa de pequeno porte com faturamento superior a R$ 2,4 milhões até R$ 4,5 milhões.
O cadastro está aberto no site da Secretaria Municipal de Fazenda. Basta acessar: https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/fundoniteroisupera  

Niterói aplaude quem cuida

Profissionais da saúde serão homenageados nesta terça, dia 28 de abril, às 20h

Representantes de diversas entidades da sociedade civil e governamentais de Niterói estão organizando o movimento #niteroiaplaudequemcuida, um momento de aplausos nas janelas, na próxima terça-feira, 28 de abril, às 20h, para homenagear os profissionais de saúde do município que estão na linha de frente nessa batalha contra o novo coronavírus. A Prefeitura de Niterói está apoiando o ato.

Há mais de um mês, a cidade de Niterói segue no isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Apenas os serviços essenciais funcionam. Dentre eles, hospitais e serviços de atendimentos médicos que seguem em uma batalha intensa para salvar vidas.


segunda-feira, 13 de abril de 2020

Prefeitura de Niterói começa nesta segunda-feira cadastro para adesão ao Programa Empresa Cidadã

Entenda o passo-a-passo para habilitar a inscrição da empresa baseada no município

A Prefeitura de Niterói abriu nesta segunda-feira (13) o cadastramento para empresas interessadas em aderir ao Programa Empresa Cidadã de Niterói, instituído por lei sancionada pelo prefeito Rodrigo Neves no último dia 3. As empresas poderão acessar um link no site da Secretaria Municipal de Fazenda e preencher todas as informações necessárias para habilitar a inscrição até o dia 24 de abril. A expectativa é que no dia 5 de maio seja feito o primeiro depósito para as empresas que aderiram ao programa. Essas empresas não poderão reduzir o número de postos de trabalhos até outubro.

Pelo programa, a Prefeitura de Niterói pagará um salário mínimo, pelos próximos três meses para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com alvará na cidade e que tenham até 19 funcionários. Espera-se, com a medida, proteger 10 mil postos de trabalho e beneficiar pelo menos 1.100 empresas.


 "Não há contradição entre salvar vidas e manter a economia da cidade funcionando. Nós estruturamos um plano de guerra contra o novo coronavírus, que está sendo executado pelas várias áreas do governo. Estamos trabalhando dia e noite. Por isso, é tão importante que as pessoas continuem cumprindo o isolamento social”, afirma o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.   

Para se cadastrar, basta acessar o site da Secretaria Municipal de Fazenda e clicar no link Empresa Cidadã de Niterói e depois em “solicitar adesão”. A partir daí basta colocar todas as informações solicitadas, anexar os documentos exigidos (GFIP relativa a fevereiro de 2020; GRF relativa a fevereiro de 2020; Contrato social da empresa; RG do administrador e CPF do administrador) e aceitar o termo de adesão. Os documentos serão conferidos e, caso tudo esteja correto, o solicitante receberá um e-mail com o protocolo de atendimento e a confirmação da solicitação.

  “O Programa Empresa Cidadã vai ajudar as empresas de Niterói a se manterem de pé. Nós temos que manter a economia viva para que, superado esse período de crise, ela possa se recuperar”, afirmou a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, ressalta que o Empresa Cidadã é apenas mais um dos projetos da Prefeitura para beneficiar todos os cidadãos niteroienses.

"Estamos trabalhando para não deixar nenhum morador da cidade desamparado nesse momento de crise. São ações que salvam vidas. Mas reforço o apelo para que cada pessoa faça a sua parte e fique em casa, só indo à rua em casos de necessidade. Lembrando sempre que quando sair é importante estar usando a máscara”, enfatizou Axel.  
Auxílio aos microempreendedores
Nesta segunda-feira começa também a entrega dos cartões para o pagamento do auxílio aos microempreendedores individuais (MEIs). A entrega será feita ao longo da semana, de modo a evitar aglomerações.O auxílio terá um valor de R$ 500, por três meses. Todos os MEIs em situação regular e que se cadastraram para receber o benefício receberam, por e-mail, a data, horário e local para retirar o cartão. Também  é possível fazer essa consulta site da Secretaria Municipal de Fazenda: https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/beneficio-mei-consulta-cronograma-entrega/ .

Na mesma página, é possível imprimir a declaração de recebimento do cartão. Ela deve ser preenchida e assinada pelo beneficiário, sendo entregue no guichê durante o atendimento. Dessa forma, não será preciso manipular canetas para assinatura do documento na hora, minimizando os riscos de contaminação. Além da declaração, será preciso levar original e cópia do documento de identidade com foto.

A Secretaria Municipal de Fazenda esclarece que, no dia da entrega, os cartões ainda não estarão carregados com o valor do benefício. O valor referente ao mês de abril será creditado no dia 24 de abril. Os demais pagamentos serão feitos em 24 de maio e 24 de junho.   

ASSISTA AO VÍDEO COM O PASSO-A-PASSO PARA SE CADASTRAR NO EMPRESA CIDADÃ:


 


sábado, 11 de abril de 2020

Niterói inaugura hospital de referência para casos graves de coronavírus

Hospital Oceânico não vai atender demandas de emergências. Niterói já possui quatro unidades de referência para quem tiver sintomas da Covid-19
A Prefeitura de Niterói inaugurou nest sexta, dia 10 de abril, o Hospital Oceânico, em Piratininga. Esse é o primeiro hospital de referência inaugurado apenas para atender casos graves de coronavírus. Nesta primeira fase, já estão disponíveis 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipados com respiradores. A expansão das vagas vai acontecer de forma gradativa, conforme a evolução do número de casos na cidade, e chegará a 140 leitos.

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, diz que a inauguração do hospital, no prazo recorde de 20 dias, só foi possível devido ao esforço da equipe.

“Esse é o primeiro hospital referência apenas para tratar da Covid-19 inaugurado no Rio de Janeiro. Já temos equipes qualificadas e protocolos de saúde devidamente regulamentados prontos para salvar vidas de muitos niteroienses. Preciso ressaltar que esse hospital não é de emergência aberta. Se você está sentindo sintomas leves como tosse, fique em casa. Caso sinta algo mais forte, como uma falta de ar, procure uma das quatro unidades referenciadas: Hospital Municipal Carlos Tortelly, Hospital Municipal Mário Monteiro e as Policlínicas da Engenhoca e do Largo da Batalha. Apenas os casos mais graves serão encaminhados dessas unidades para o novo hospital. Preciso lembrar que o mais importante é a atitude de cada cidadão de Niterói de perseverar em casa porque os próximos dias serão muito trágicos. Precisamos atravessar esse período salvando o máximo de vidas. Permaneçam em casa”, explicou o prefeito. 
A inauguração contou com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, por teleconferência. O governador do estado do Rio, Wilson Witzel, lembrou a dificuldade que tem sido tomar essas atitudes e manter o isolamento.


“No momento, o mais importante é preservar vidas e o mundo todo está tomando essas providências e se preparando para poder atender as pessoas que mais vão precisar. O momento é difícil, mas vamos ter que manter essas restrições por mais uns 60 dias, com um protocolo para circulação de pessoas, mas até lá precisamos manter o isolamento e preparar as unidades de saúde. Temos um número expressivo de pessoas que está se recuperando, em torno de 25% dos internados, e isso mostra que precisamos manter os hospitais funcionando para receber esses doentes e nossa corrida pela vida precisa continuar. Precisamos agir com rigor nesse momento. Temos que ponderar, o direito à vida e o direito à liberdade. O direito à vida é o mais importante nesse momento. Sempre repito, nós conseguimos recuperar empresas, mas pessoas não conseguiremos ressuscitar. Precisamos fazer nosso papel como cidadãos e como governantes que somos, desde que assumimos esse papel, o nosso dever é de cuidar das pessoas”, explica o governador.


Hospital ficou pronto em 20 dias 
O novo hospital foi construído pela iniciativa privada, nunca foi inaugurado e estava fechado há dois anos quando foi arrendado pela Prefeitura como mais uma das medidas para garantir o auxílio médico para a população da cidade durante a pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura realizou um trabalho de adequação das instalações e compra e implantação de equipamentos para a unidade entrar em operação. Além disso, o Hospital Carlos Tortelly também foi ampliado e atualmente conta com um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com 14 leitos exclusivos para casos de coronavírus, todos com respiradores, além de enfermaria destinada apenas para pacientes com a doença.

SOS Arte: Ação tem como objetivo ajudar a vender as obras dos artistas do 10º ENTREARTES

Renata Barreto, uma das artistas a participar do
10° ENTREARTES (foto divulgação/ Toni Coutinho)

"SOS Arte" é o nome da campanha em apoio aos artistas participantes da 10ª edição do ENTREARTES, exposição aberta no dia 05 de março, no Solar do Jambeiro. A mostra reuniu em um mesmo espaço seis personalidades das artes plásticas de Niterói – Fátima Dantas, Lúcia Lyra, Leila B, Rodrigo Saramago, Renata Barreto e Francisco Valença.
Intitulada “Portugal, o que me trazes”, o coletivo de artistas, inspirados nas tradições portuguesas, produziram obras que promovem um encontro do expectador com as suas raízes lusitanas. São trabalhos em desenho, pastel e óleo (Francisco Valença), tinta acrílica (Fátima Dantas e Lúcia Lyra), bordados em tela de aço (Renata Barreto), estrutura em ferro e cimento (Rodrigo Saramago) e cerâmica esmaltada (Leila B). 
“Em tempos de pandemia em que todos os segmentos da economia estão sendo prejudicados, essa é uma das categorias sensível a esse momento crítico do país e do mundo", afirma Cacau Dias, organizadora da mostra. 
Ela explica que a negociação dos trabalhos está sendo realizada diretamente com os artistas que participam da décima edição do coletivo. No entanto, adianta que os descontos podem chegar até 50%.
Àqueles que desejarem adquirir alguma obra, a campanha segue até o dia 20 de abril. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 99956-5000, para mais informações sobre os artistas, bem como selecionar sua obra de arte.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Coluna Música no Ar - Abril/2020


Por  KAKAO Figueiredo
KKO.Studio
21 2711-3104

@ Tempos difíceis para os músicos e para todos os relacionados com a cadeia de produção de shows e eventos. Quando se fala em artistas, muitas vezes esquecemos dos que estão fora dos holofotes da grande mídia. Eles que tocam na noite, nas festas e nos eventos. Eles que alegram, o nosso dia a dia e que se comunicam diretamente conosco.
Eles que vivem de cada show, com couvert artístico arrecadado e com pequenos cachês. Com os shows cancelados, esses guerreiros estão sem o ganho-pão de cada dia e mesmo assim, muitos deles continuam tocando para alegrar o seu público e distribuir alegrias nesses dias difíceis. Shows ao Vivo no Instagram, Facebook e Youtube se Multiplicam por todo país. Shows gratuitos e com muita garra levam esperança para todos os lados. Isso vai passar!
Mas é importante lembramos desses heróis que continuam produzindo, colocando vídeos na rede e levando Arte para as nossas vidas. Vamos retribuir agora e sempre. Vamos prestigiar, divulgar e bater palmas... Obrigado a todos!


@ Dentre esses músicos, vou destacar Eduardo Camacho que tem feito lives diárias em sua casa assessorado por sua filha e esposa. Nascido em Portsmouth, no Reino Unido, Eduardo Camacho é músico e hoje vive em Niterói, levando o country, o blues e o rock’n roll para os eventos. Tocando sucessos diversos de Elvis a rocks das paradas de Hoje, Camacho tem levado alegria pelo ar... Parabéns, amigo! Em breve, estaremos com você nos shows!

@ Embora os integrantes do Marillion estejam atualmente "presos" em suas casas como o resto de nós, eles estão aproveitando esse tempo da quarentena do novo coronavírus para dar uma maior atenção para seu próximo álbum de estúdio. O vocalista Steve Hogarth, tem compartilhado informações em seu perfil no Instagram, indicando que o primeiro trabalho de inéditas do icônico grupo britânico em quatro anos poderá ser finalizado em breve.
Hogarth, o guitarrista Steve Rothery, o baixista Pete Trewavas, o tecladista Mark Kelly e o baterista Ian Mosley estão trocando intensamente materiais desenvolvidos nos últimos dias em seus respectivos estúdios.O último lançamento de estúdio de Marillion é With Friends From The Orchestra, lançado no ano passado, com releituras de seus grandes sucessos. O mais recente álbum de inéditas da banda é FEAR: Fuck Everyone and Run, de 2016. Vamos aguardar e conferir!

@ Sabe aquela live que você estava aguardando no meio dessa enxurrada de transmissões
que o cenário artístico tem oferecido nesses dias de quarentena? Pois bem, ela chegou! As redes sociais do Pearl Jam acabam de anunciar uma live com o vocalista Eddie Vedder. A apresentação, programada para rolar no dia 18 de abril, às 21h no horário de Brasília, integrará uma ação do Global Citizen em parceria com a Organização Mundial da Saúde, a One World: #TogetherAtHome. Durante o show de Eddie Vedder, os fãs poderão fazer doações para ajudar no trabalho dos profissionais que estão lutando para conter a pandemia de COVID-19.

Clube Português adota medidas de prevenção e higienização


Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, com objetivo de combater o avanço do coronavírus, o Clube Português de Niterói está tomando todas as medidas de prevenção necessárias. Para proteger e preservar a vida dos colaboradores, o clube está trabalhando em sistema de plantão reduzido. Além disso, a diretoria determinou que abonará com 20% de desconto do valor da mensalidade de abril, sendo o valor abatido no boleto de maio, e perdurando até o mês de junho.
Durante este período de fechamento, o primeiro vice-presidente executivo, administrativo e financeiro, Dr. Carlos Roberto Pereira Bartha, em nome da diretoria, informa que está fazendo a limpeza geral e higienização total das instalações, atendendo as determinações das autoridades sanitárias. A diretoria do clube agradece aos sócios por estarem juntos neste momento difícil, na certeza de salvaguardar o patrimônio e ter o prosseguimento futuro de todas as atividades.