terça-feira, 22 de outubro de 2019

Prefeitura faz balanço de um ano do "Pacto Niterói contra violência" e anuncia novos projetos na área

Prefeito Rodrigo Neves
(fotos: Marcello Almo)
Expansão do Niterói Presente para o Barreto, abertura de vagas de empregos para jovens e início do programa poupança escola fazem parte do Pacto Niterói Contra a Violência, que completa um ano

O prefeito Rodrigo Neves anunciou, nesta terça-feira (22), que vai solicitar ao Governo do Estado a expansão do programa Niterói Presente para o bairro do Barreto, na divisa de Niterói com São Gonçalo. Será o oitavo bairro a ser contemplado com o projeto, um investimento de R$ 50 milhões por ano do Município. Além disso, serão tomadas novas medidas de prevenção à violência, como: abertura de 400 vagas em cursos de capacitação para a juventude; pagamento do benefício do programa Poupança Escola para mil alunos da rede pública da cidade; convocação de 142 guardas municipais aprovados em concurso; abertura do Espaço Nova Geração no CIEP municipalizado Esther Botelho, no Cantagalo, a partir de semana que vem; e uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça do Rio e Defensoria Pública para reinserção social de jovens que cumpriram medidas socioeducativas ou pena no sistema penitenciário. O prefeito anunciou ainda mais investimentos em tecnologia no combate ao crime com a ampliação do cerco eletrônico nas entradas e saídas da cidade.
Os novos projetos foram divulgados durante a solenidade de comemoração do primeiro

aniversário do Pacto Niterói contra a Violência, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, em São Domingos. O programa engloba investimentos de R$ 304 milhões em quatro eixos que vão de prevenção a policiamento e mais de 22 ações, até 2020.
“Vamos continuar expandindo o programa Niterói Presente em parceria com o governo do Estado. Precisamos levar, com diálogo com o Estado, o programa para a região do Barreto. Da mesma forma, vamos consolidar, renovar e ampliar o contrato do cerco eletrônico total sobretudo nas áreas de divisa de Niterói com cidades vizinhas", disse o prefeito Rodrigo Neves, diante de uma plateia de mais de 100 agentes do programa, guardas municipais, policiais militares e civis. O cerco é um sistema de 70 câmeras nas entradas e saídas da cidade que usa inteligência artificial para identificar carros roubados, furtados ou clonados.
"Também vamos ampliar os investimentos na nossa juventude. Em parceria com a Firjan, abrimos 400 vagas em cursos de capacitação para pessoas entre 16 e 24 anos de cada uma das 11 maiores comunidades de Niterói com o Jovem Eco Social. Vamos fazer uma outra frente, com a Fecomércio, para oferecer cursos focados no comércio com mais 400 vagas. Nós vamos disputar jovem por jovem com o tráfico e com a criminalidade. Também lançaremos edital para a construção de mais uma plataforma digital no território onde temos a maior quantidade de jovens que não trabalham nem estudam, que é em Santa Bárbara e no Caramujo".

Redução de 65% de roubos de veículos

Um ano após o seu lançamento, o Pacto Niterói Contra a Violência, gera resultados práticos nas ruas. De acordo com o último levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgado nesta terça-feira (22), todos os índices de criminalidade apresentaram quedas significativas em Niterói. Os roubos de rua (soma das ocorrências de roubo a pedestres, roubo de celular e assalto em ônibus) caíram 30,04%, e os de veículos tiveram redução de 65,79 % no mês de setembro em relação mesmo período do ano passado.
“Esse é o maior investimento de uma cidade do Brasil em segurança pública e prevenção à violência", disse o prefeito. "Os dados apurados pelo ISP mostram que tivemos, em setembro, a redução mais acentuada da criminalidade em Niterói nos últimos 20 anos na cidade”.
O Pacto Niterói Contra a Violência foi lançado em 2018, após estudos realizados pela Comunitas, Instituto Cidade Segura e Instituto Argumento, pensado para o fortalecimento da cultura da paz e da valorização da vida, a partir da participação conjunta do Poder Público e da sociedade civil, para construção de uma política pública de segurança e de ações de prevenção, no combate à violência em várias frentes.
O programa Niterói Presente, iniciado em dezembro de 2017, é um convênio com o Governo do Estado, onde policiais militares ativos e aposentados e agentes civis são pagos pela prefeitura para reforçar o policiamento cidade. O programa começou por Icaraí e foi estendido para o Centro, Santa Rosa, Fonseca, São Francisco, Charitas e Jurujuba. O secretário municipal do Gabinete de Gestão Integrada, Gilson Chagas, foi encarregado pelo negociar com o Estado a ampliação do programa.
O Espaço Nova Geração teve início na última segunda-feira no CIEP Anísio Teixeira, no Fonseca. Oferece cursos e atividades esportivas para 800 crianças e jovens no contraturno escolar. No CIEP Esther Botelho serão oferecidas 400 vagas.


Por meio de acordo com a Fecomércio, serão abertas 400 vagas de empregos para jovens da cidade em estabelecimentos comerciais de Niterói. O programa Poupança Escola garante a estudantes que moram em Niterói e estão matriculados em escolas públicas na cidade uma ajuda de custo de até R$ 1,2 mil ao ano para continuarem os estudos e conquistarem um espaço no mercado de trabalho. Serão beneficiados pelo programa os estudantes em situação de vulnerabilidade social com famílias inscritas no Programa Bolsa Família, que morem, há pelo menos um ano em Niterói, e que estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio Regular ou Profissionalizante em colégios das redes públicas federal, estadual ou municipal situadas na cidade. Também será exigido que o aluno participe de atividades extracurriculares oferecidas pelo Município, entre elas, educação financeira, empreendedorismo e mercado de trabalho.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, e a subsecretária municipal do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael, apresentaram um balanço das ações do plano nesse primeiro ano.  Paulo Henrique destacou os resultados positivos.
“Temos hoje uma cidade monitorada 24 horas por dia pelos agentes do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que contam com mais de 500 câmeras e um moderno sistema de cercamento eletrônico. Temos a integração de todos os órgãos de segurança. Temos a participação da sociedade, através do Disque-Denúncia. A cidade de Niterói é a única a ter uma estrutura própria dentro do Disque-Denúncia. Com isso, os resultados estão cada vez mais expressivos e os índices de criminalidade têm caído significativamente desde dezembro do ano passado”, disse o secretário.  

Conheça os programas do Pacto Niterói Contra a Violência


Niterói Jovem Eco Social

O programa, uma parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), começou nas comunidades do Viradouro, Grota, Igrejinha, Morro União e Souza Soares, onde foi detectado aumento de violência entre os mais jovens. O programa oferece oportunidades para jovens niteroienses, entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social atuarem em ações de reflorestamento como oportunidade de inclusão social, de forma qualificada, com geração de renda e entrada no mercado de trabalho. O Eco Social beneficia 400 jovens de 11 comunidades com ajuda de custo de R$ 750.

Poupança EscolaPrograma de incentivo para que alunos da rede pública residentes em Niterói – integrantes de famílias contempladas pelo Programa Bolsa-Família – concluam o Ensino Médio/Profissionalizante, desde que tenham aprovação no 9º ano e anos subsequentes até o final do Ensino Médio, em carga horária estabelecida na lei de atividades extracurriculares. (Lei Nº 3363 de 16 de julho de 2018). Esse ano serão beneficiados 420 alunos e, em 2020, 2.800 alunos.

Banco de oportunidades

Capacitação do jovem para sua colocação no mercado de trabalho, com estímulo da cultura do empreendedorismo, combate da evasão escolar e incentivo no acesso ao ensino superior, por meio da mobilização da sociedade civil, do setor empresarial do Município e da criação de plataforma digital.

Escola da Família

Voltado para as gestantes cadastradas e em acompanhamento no Pré-Natal das Unidades de Saúde do Programa Médico de Família, pretende desenvolver práticas parentais com afeto, sem violência, por meio de encontros educacionais, como estratégia de prevenção à violência intrafamiliar. Beneficiará 4.500 famílias com 500 profissionais envolvidos.

Mediação de Conflitos

Visando à redução dos registros de Ameaça e Lesão Corporal Dolosa por conflitos cotidianos, por meio de procedimento informal com os mediadores imparciais facilitando o diálogo por técnicas específicas, estimulando a interação entre os mediandos. O objetivo da mediação é criar a possibilidade de reconstrução da comunicação e do convívio.

Valorização da Guarda Municipal

Concurso para contratação de 142 guardas municipais. Em outubro de 2017, foi realizada consulta popular inédita no país sobre uso de armamento letal pela Guarda Municipal.

Observatório de SegurançaTem como valor principal a transparência, sendo responsável pela coleta e sistematização dos dados sobre violência e criminalidade na cidade, analisando e produzindo conhecimento, para subsidiar as tomadas de decisão no Plano de Segurança Pública Municipal e informar a sociedade sobre o panorama do município nesse setor.

Nona edição do ENTREARTES em cartaz no Espaço Cultural dos Correios


Sediada no belíssimo prédio dos Correios, no Centro de Niterói, a nona edição do ENTREARTES  fica em cartaz até o dia 14 de novembro, com entrada gratuita. A Mostra une em um mesmo espaço o arquiteto e lighting designer Widimar Ligeiro, a artista Duda Oliveirae também a artista Bia Câmara Torres. A ocasião é também especial porque o Espaço Cultural Correios Niterói, que já foi chamado de Palácio no passado, comemora seus 105 anos de fundação. 


Com a exposição intitulada “Modernidade Líquida”, inspirada no sociólogo Zygmunt Bauman, as esculturas criadas por Duda Oliveira estão centradas na proposta de discutir o impacto da sociedade de consumo na natureza e, sobretudo, as relações interpessoais e do homem com o tempo. Dessa forma, o título conferido ao conjunto de trabalhos não poderia ser mais propício do que “Modernidade Líquida”, pois, assim como Bauman, exerce a preocupação da artista com a fragilidade dos laços humanos.  

Já na exposição “Arte Interativa” por Widimar Ligeiro, as obras “conversam” perfeitamente com o ambiente criado pelo artista, que promove uma sinergia das peças do mobiliário rústico de fibra sintética com o paisagismo e a delicadeza das flores. Projetado na varanda desse majestoso prédio dos Correios o resultado é um ambiente sofisticado, confortável e de extrema delicadeza, que agrada aos olhares mais sensíveis. Como explicou muito bem o arquiteto, a ideia é fazer um convite aos niteroienses para desfrutarem dessa área de convívio, revelando todo o seu aconchego.



ENTREARTES - o projeto
Vislumbrando as grandes cidades mundiais onde a cultura se espalha por cada canto, seja dentro dos circuitos tradicionais, galerias alternativas ou nas próprias ruas, o projeto ENTREARTES se lançou em Niterói, em 2017, visando fomentar a arte na cidade. Idealizado pela Equipe Cacau Dias, o projeto traz a união de artistas dos mais diversos segmentos, espalhando talento, beleza e arte fora dos espaços comuns. Ao completar um ano, o coletivo passou a abrir espaço para a participação de artistas portadores de deficiência, promovendo a inclusão. A primeira expositora foi a deficiente auditiva Bia Câmara Torres, que é também a convidada especial dos artistas da 9º edição do ENTREARTES.
O projeto é itinerante e já embarcou em diferentes espaços da nossa cidade. A primeira edição foi realizada em um Galpão na Ponta D'Areia, enquanto na segunda o local escolhido foi o Solar do Jambeiro. Na sua terceira edição, o shopping mais badalado da cidade, o Plaza, também sediou a mostra. Já a quarta ocorreu na reinauguração do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em homenagem aos 25 anos de Rodrigo Saramago. A quinta teve como sede a Sala de Cultura Leila Diniz, enquanto a sexta edição retornou ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, com a “Exposição Eu AMO Niterói”. Na sua sétima edição, pela segunda vez, teve como cenário o fantástico Solar do Jambeiro.  Em agosto de 2019, o 8º ENTREARTES estreou em um dos monumentos arquitetônicos mais icônicos da nossa cidade: o Museu do Ingá. Agora, em sua 9ª Edição homenageia um dos prédios mais bonitos da cidade.

ENTREARTES 
De segunda a sábado, de 11h às 18h
Até 14 de novembro de 2019
Espaço Cultural dos Correios Niterói.
Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói.

Ícone da cirurgia geral brasileira lança autobiografia em Niterói

Dr. Guilherme Eurico Bastos da Cunha
(foto divulgação)
Será lançada nesta quarta, dia 23, na Associação Médica Fluminense a autobiografia “A Cirurgia Que Eu Vivi”, do cirurgião geral, professor universitário, líder classista e acadêmico Guilherme Eurico Bastos da Cunha. O coquetel, fechado para convidados, deverá reunir os mais renomados médicos do Rio de Janeiro e também de outros estados – colegas de profissão e amigos pessoais, a maioria citados na obra, publicada pela DB Editora, a mesma responsável pelos títulos “A História da Medicina em Niterói” e “Câmara Municipal de Niterói: 200 Anos de Glórias”, ambos publicados também este ano.
O autor conta sua trajetória desde a infância feliz em Niterói até o profissional de sucesso de hoje, em um livro ilustrado repleto de dados históricos, senso de humor e emoção. 
O cirurgião geral formado pela UFF em 1958 e pioneiro em metodologias técnicas que salvaram vidas e ganharam adeptos foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Academia Fluminense de Medicina, vice-presidente da Associação Interamericana de Gastroenterologia e um dos fundadores da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj).
Grande defensor da integração docente-assistencial de nosso país, ele formou mais de 700 médicos enquanto professor de Cirurgia Geral da UFF e da Faculdade de Medicina de Campos, além de chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Municipal Orêncio de Freitas, no Barreto, Niterói, onde implantou e comandou a residência médica por 35 anos. Membro da Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj)  por 25 anos, Dr. Guilherme Eurico divide com o leitor as experiências, os aprendizados, os sentimentos e os valores que lhe fazem a personalidade ímpar eternizada em deliciosas páginas.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Abrindo as comemorações do Mês das Crianças

A mini blogueira Isabela Morena estará no evento

Mini Belle tem lançamento da coleção primavera-verão, show de mágica, pintura corporal e modelos mirins neste sábado

O Dia das Crianças está chegando e, e abrindo as comemorações desta data, duas empresárias vanguardistas do segmento de moda infantil decidiram preparar um evento incrementado. Monique Torres e Pollyana Comunale estão organizando um dia inteiro de atividades, com ensaio fotográfico com looks da coleção, pintura corporal e sessão de mágicas para animar a criançada. Marcado para este sábado, dia 5 de outubro, na loja da Mini Belle, na Região Oceânica, o evento começa às 10h e se estende até as 17h. Ao longo do dia, as crianças terão contato com a pintura corporal do Guto Arts – Arte e Entretenimento. O artista promete uma sessão de pinturas divertidas que vão conquistar o público mirim.
Outra atração convidada para esse dia especial é o Mágico e ventríloco Júnior, considerado um dos melhores ilusionistas da atualidade. Ele já fez participações especiais em programas de TV dedicados ao público infantil, entre eles o da Xuxa e Criança Esperança. Autor de mágicas inacreditáveis e que prendem a atenção do público infantil, ele promete para esse dia das Crianças uma sessão com truques de ilusionismo e muitas atividades mais.
Monique Torres e Pollyana Comunale:
sócias da Mini Belle
As mamães e papais também vão poder apreciar a coleção Primavera-Verão da Mini Belle, com looks que abrangem um público infantil, tanto meninas quanto meninos, com idades de 0 a 10 anos. Entre as marcas que fazem parte do lançamento estão a Fábula, Bento e Milon, entre outras.
A blogueira e modelo Isabela Morena é um sucesso no mundo virtual e nas passarelas. Aos 4 anos de idade ela é dona de um perfil no Instagram com 106 mil seguidores, o “Fofurices de Bela”. E a menina já tem até boneca com o seu rosto! Pois bem, a pequena diva vai marcar presença no dia do evento. Espontânea e alegre, a pequena superstar é de fato um show de fofurices.
Tudo isso regado com um caprichado menu sob medida para os pequenos e seus pais e vovós, que inclui mini hot-dog, mini hambúrguer, mini sanduíches e, o que não pode faltar, muito brigadeiro.

Guto Arts 



Dia das crianças na Mini Belle
Data: 05 de outubro
Hora: 10h às 17h
Local: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 580, loja 02 – Região Oceânica - Niterói


segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Jurujuba Iate Clube: música e atividades para toda a família


Foi um verdadeiro sucesso o almoço de Dia dos Pais no JIC. O evento reuniu um expressivo número de associados com seus familiares e amigos, tendo sido necessário o encerramento da venda de convites, que excedeu a previsão inicial.
 Foi uma tarde muito agradável, bastante animada e avaliada pelos presentes como “nota 10”. O Comodoro Sergio Daltro agradeceu a presença de todos, se declarando muito feliz pela oportunidade do muito alegre e concorrido momento familiar. Em seguida, noticiou sobre os sorteios que seriam realizados durante o evento ofertando serviços de restaurantes e salão de beleza aos participantes sorteados.
Foram parceiros do JIC para o sorteio o Restaurante Berbigão II (Jurujuba), o Rei da Picanha (Piratininga), Salão de Beleza MG (Icaraí) e Ramon Faz a Festa, todos confiantes na popularidade e sucesso dos eventos que o JIC promove através de sua Diretoria.
Música aos domingos
O Buffet e Petiscaria do Gabriel está promovendo aos domingos almoço com música ao vivo, no intuito de implementar as oportunidades de convivência e lazer em nosso Clube.
Dia das crianças
O Clube se prepara agora para uma alegre festa de Dia das Crianças, com brincadeiras, brindes, jogos lúdicos e diversão para os pequenos, em ambiente seguro e confortável para toda família Mais informações pelo telefone:  (21) 2714 8875.

Clube da Cachaça debate sobre Harmonização Orofacial


Veronica M. de Oliveira

A próxima edição do Clube da Cachaça será no dia 26 de setembro, a partir das 19h, no restaurante Noi em São Francisco. Criada pela produtora Cacau Dias, a iniciativa tem como objetivo reunir um grupo de mulheres para conversar, fazer novas amizades e beber um destilado de qualidade. Tudo isso regado com muita informação.
Assim como em outras edições, haverá um talk-show que sempre aborda assuntos de interesse das participantes. Nessa edição, o cirurgião-dentista Eduardo Picanço, especialista em Harmonização Orofacial, falará sobre a importância de envelhecer com dignidade, utilizando-se de técnicas que garantem eficácia no tratamento. Chefe do Instituto Brasileiro de Implantodontia, ele prioriza a explicação detalhada do tratamento e os resultados que devem ser esperados. Mais informações pelo telefone (21) 99956 5000 ou pelo email equipecacaudias@gmail.com  

Niterói na expectativa para a retomada do Setor Naval


Onda de otimismo é liderada pelo anúncio da audiência pública que irá discutir a dragagem do Canal de São Lourenço 

A tão esperada obra de dragagem do Canal de São Lourenço, um sonho de cerca de 40 anos de empresários do setor naval em Niterói, está mais próximo de virar realidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico confirma que no mês de outubro será realizada a audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), que foi custeado pelo município com investimento de R$ 772 mil. O estudo foi concluído e entregue ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e é de fundamental importância para a liberação das obras que são de responsabilidade do governo federal.


A audiência é uma das etapas para que o Inea possa concluir a análise dos estudos e a dar o aceite e liberação para as obras. O Inea já acenou concordando com a primeira análise do estudo. Após a liberação do instituto, os resultados serão apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) aos órgãos competentes do governo federal, que são os responsáveis legais pela realização da dragagem.
Outro ponto importante é que o estudo também é encaminhado ao Ministério Público. A Secretaria de Desenvolvimento também está elaborando uma cartilha para explicar à população e moradores da Ilha da Conceição a importância da execução da obra para a revitalização da indústria naval e como forma de restabelecer emprego e renda para o setor.
A dragagem do Canal de São Lourenço – que dá acesso ao Porto de Niterói – é importante porque hoje a profundidade do calado é de sete metros por conta do assoreamento, o que impede a entrada de navios de grande porte e prejudicando também a indústria de off shore e reparos navais. Com a dragagem, o calado passará para 12 metros.
O Porto de Niterói está a pouco mais de 100 quilômetros da rota dos navios e embarcações que irão atuar diretamente na prospecção do pré-sal, sendo estratégico para a logística nesta área.
A Prefeitura de Niterói, além de financiar o estudo, acompanha de perto todas as ações com o objetivo de ajudar a revitalizar a Indústria Naval na cidade e incentivar a economia local. A expectativa é que a cidade possa voltar a incrementar sua vocação nas áreas de Off Shore, reparos navais, alfândega e cargas, com a realização de grandes negócios na área naval, ampliando a arrecadação no setor e gerando emprego e renda.

“O objetivo da Prefeitura ao custear a realização do estudo foi colaborar para que a obra de dragagem possa ser acelerada pelo Governo Federal tão logo o Inea a libere. Essa é a grande expectativa que temos para ajudar a impulsionar a indústria naval na cidade fazendo com que ela retome o posto de berço e ícone no setor. Nunca se avançou tanto nos últimos anos em direção a tão sonhada obra da dragagem. Prefeitura atua como mediadora neste momento e frisa a necessidade de realizar o estudo, sem prejuízo para sua qualidade, em um prazo menor, para que a obra possa ser realizada pelo governo federal também em um tempo menor”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite.

A Prefeitura de Niterói trabalha ainda na elaboração de um plano estratégico de revitalização do setor naval, que inclui o estudo de impacto econômico e infraestrutura. Representantes de estaleiros, Parlamento e município se reuniram no último dia 10 com membros do INPH e da agência de fomento NitNegócios, contratada pelo governo municipal, para mapear o perfil empresarial e demandas do segmento. O trabalho é coordenado pela secretária de Fazenda, Giovanna Victer.
“A dragagem do Canal São Lourenço é fundamental para a reestruturação do setor de óleo e gás. A obra vai funcionar como uma espécie de pavimentação embaixo d’água para garantir a circulação hidroviária dos navios. Mas, para isso, é preciso estratégia para que os investimentos retornem ao município em forma de geração de empregos e prosperidade para a cidade e as pessoas”, defende Giovanna. Na reunião, o grupo ressaltou a importância de mão de obra qualificada e acesso terrestre aos estaleiros.
A Prefeitura pretende concluir as estratégias para a reestruturação do setor naval até outubro, quando as metas serão lançadas. O objetivo é atrair empresas de offshore e de reparo naval, manutenção e docagem de embarcações de médio e grande portes.

 Estudo também traçou o perfil social do entorno

O estudo também levou em consideração a geologia através da análise do solo, níveis de ruídos subaquáticos, caracterização de qualidade da água e qualidade química e microbiológica. A fauna marinha e suas características também foram analisadas.
Outro ponto importante do estudo diz respeito ao uso e ocupação do solo urbano, incluindo os usos residenciais, comerciais de serviço, lazer industrial e público. O aspecto econômico, que inclui economia social e renda média da população no entorno também serão levados em consideração, assim como nível de empregabilidade, proporção da população economicamente ativa, número de habitantes por idade, etnia e sexo.



Agroecologia em alta


Prefeitura irá criar políticas de incentivo à produção rural urbana na cidade

Quem está em plena área urbana de Niterói nem imagina que em locais bem próximos ao agito da grande cidade existe um cinturão de produtores rurais e com estrutura familiar que além de produzirem de forma sustentável, ainda ajudam a preservar as áreas  em que estão instalados. Para fomentar esse segmento e impulsionar esse setor, a Prefeitura de Niterói vai criar políticas públicas de apoio a Agroecologia para incentivar e fomentar a produção rural urbana na cidade.
O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves durante reunião com representantes deste segmento; ele propôs a criação de um grupo de trabalho para que, já neste mês de setembro, o projeto comece a ganhar forma.
Entre os benefícios estarão a criação de oportunidades para o escoamento interno da produção, abertura de linha de crédito para os agricultores, incentivo para comercialização e criação de um selo de qualidade e certificação.
Niterói tem hoje cerca de 68 produtores rurais diretos e 102 indiretos, trabalhando em sítios ou chácaras em corredores produtivos em localidades como: Muriqui, Pendotiba, Sapê, Rio do Ouro, Chibante, Vila Romana, Alto do Muriqui, Jacaré, Várzea das Moças e Engenho do Mato. Nesses locais, entre outras coisas, são produzidos queijo e leite de cabra, frutas e hortaliças, e cogumelos shitake.

“Estamos criando o grupo de trabalho para o programa de apoio ao produtor urbano”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves. “Vamos regulamentar a agroecologia em Niterói de forma que o segmento fique garantido e tenha perenidade. A certificação é muito importante, mas até que se tenha o selo podemos criar outras iniciativas que possam dar suporte aos produtores. Atuaremos de acordo com as necessidades. Os produtores precisam desse incentivo”. reforçou o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, destacou que vai se reunir com os representantes dos produtores e das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social para traçar o planejamento para apoio aos produtores e regulamentação do selo.
“Niterói tem um bom mercado consumidor. Assim como fizemos com o selo cervejeiro, também vamos dar apoio aos produtores rurais da cidade. Vamos estudar a forma de legalização, certificação e também podemos intermediar financiamento com agências de fomento. É mais uma forma de movimentar a economia da cidade e promover emprego e renda”, disse o secretário.
Representantes do Instituto Agroecológico de Niterói destacaram a importância deste tipo de incentivo para os produtores para serem efetivamente regulamentados e incluídos no cadastro de economia familiar.
“Com esse incentivo, muitos agricultores poderão trabalhar somente com suas produções. São trabalhadores que cuidam para que não haja degradação ambiental, produzindo de forma sustentável”, destaca Ricardo Nery, presidente do Instituto Agroecológico de Niterói.

O publicitário  Matheus Moraes iniciou sua produção de shiitake  na sua propriedade  no Muriqui .Para ele a possibilidade de poder futuramente vender um alimento saudável, e livre de qualquer agrotóxico produzido de forma totalmente sustentável.
"A venda é muito importante  , mas estamos querendo repensar também essa relação com o alimento  e podemos começar levando isso para as escolas porque as crianças são os melhores para aprender " disse Matheus.
Andreia Daflon é analista de sistema e planta ora-pro-nóbis em sua propriedade .
"A mentalidade das pessoas está mudando. Estão começando a querer saber da origem e como é produzido. Estamos caminhando para tentar profissionalizar nosso trabalho, mas  nosso papel como defensores e produtores que  preservam o meio ambiente é de fundamental importância", disse Andreia.
O francês Jean Pierre Fallet, que mora há 45 em Niterói, é outro produtor que faz parte do pólo na cidade. Residente em uma propriedade no alto do Muriqui, ele fabrica queijos com a base de leite de cabra de forma artesanal, mas seguindo um padrão de qualidade e técnicas francesas.



Coluna Sintonia Cultural - Setembro 2019

Por Fabio Hartmann
fabio-hartmann@hotmail.com 

São Gonçalo está completando 129 anos de emancipação, é o segundo município mais populoso do estado Rio de Janeiro e o décimo sexto do Brasil. Uma fonte inesgotável de talentos em todas as áreas, um celeiro de talentos na arte e cultura em toda a sua esfera. Parabéns, São Gonçalo! Parabéns para toda a população, um brinde aos gênios aqui gerados. Lutemos por um São Gonçalo melhor, lutemos, lutemos! 




Jammy Said - em parceria com o Restaurante Sintonia Fina e a Galeria Sintonia Cultural - traz à São Gonçalo o workshop-oficina: "A Arte da Feminilidade - O Sagrado Feminino".  Sob a produção e coordenação de Jammy Said teremos uma tarde/ noite muito movimentada no Sintonia Fina quando acontecerá sarau de poesias, dança terapia, aulão de dança, terapia em grupo, roda de conversa, empoderamento feminino e muito mais! O artista plástico Kleber Marques estará também expondo suas obras de arte no local.
O evento será no dia 20 de setembro a partir das 16h. Para participar, entre em contato através do whatsapp: (21) 96997 1546. Para confirmar, favor enviar uma foto para colocar na programação e divulgações nas mídias sociais. O restaurante Sintonia Fina / Galeria Sintonia Cultural ficam na Av. Presidente Kennedy, 673 Estrela do Norte S.G. (esquina com a rua do campo do Clube Mauá). Acompanhe a página do evento: https://www.facebook.com/events/676243102873115/

Vem aí o FLISGO, 1º Festival Literário em São Gonçalo, que será realizado nos dia 11,12,13 e 14 de outubro de 2019 no Shopping Partage. Com o objetivo de estabelecer um movimento literário onde a população se beneficie da acessibilidade cultural, a programação do festival está sendo montada para proporcionar a troca de conhecimentos e criatividade literária. Já com presença confirmadas de escritores, produtores, atores, pedagogos e agentes literários, além da exposição e lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas, palestras e bate papos estão na programação.
A luta pela democratização cultural só tem sido possível por iniciativas como essa. Os coordenadores Alberto Rodrigues, Paula Dias (ONG Afrotribo) e Daniele Gonçalves (Coletivo Dandaras) querem criar em São Gonçalo uma estrutura de referência cultural.
"A realização de um festival que entre para o calendário municipal vai gerar orgulho e força, não só para a classe artística mas para toda a população do município. Com certeza será um marco para São Gonçalo, um movimento esperado há muito tempo e a comunidade gonçalense tem colaborado para a realização do FLISGO, graças a uma consciência coletiva de cidadania voltada para a cultura em São Gonçalo que está sendo gerada”, conclui Alberto Rodrigues. Para mais informações, siga os perfis no Instagram e Facebook: @flisgo ou entre tem contato pelo telefone: (21) 99283-9424
Venha fazer parte da Coluna Sintonia Cultural e divulgue as suas atividades culturais. Entre em contato: (21) 96469.6388 e e-mail.:fabio-hartmann@hotmail.com

domingo, 15 de setembro de 2019

Coluna Compartilha! Edição de Setembro - 2019


Por Washington Araújo

Escritores de São Gonçalo como Aimee Oliveira e Lorrany Aguiar marcaram
presença nessa Bienal do Livro no Riocentro
Autores brilham na Bienal do Livro e se preparam para Feira em São Gonçalo
Escritores gonçalenses, há muito tempo na estrada, vem mostrando suas qualidades. É o caso de Antônio Júnior, professor e editor proprietário da Oba! Editora  que encantou a muitos na Bienal com os lançamentos editoriais "Gato Burguer", voltado para o público infantil; "Smoking cobras", sobre ex-combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial e, por ultimo, a HQ "Yellow Woodpecker", que trata do meio ambiente com a obra de Monteiro Lobato.
A coluna parabeniza aos centenas de gonçalenses que não mediram esforços devido à distância e foram à Bienal Internacional do Livro. Dentre eles, Aimée Oliveira que lançou “Invisível” e é também autora de “Pela Janela Indiscreta”, outro título muito procurado na Bienal. Quanto a outros autores gonçalenses que estiveram no evento, Mário Quintanilha é autor de cinco coletâneas incluindo “Cicatrizes na Alma”, seu título mais festejado; e a precoce, Lorrany Aguiar que lançou “Wonderwall, Meu Protetor”.
Surge, portanto, uma geração de jovens autores que traz um novo olhar para a literatura de São Gonçalo. São escritores, ilustradores e editores que vão brilhar também em outubro, na Feira Literária de São Gonçalo, a excepcional oportunidade para que novos autores, editores e ilustradores. 
  
Acompanhado de alunos da Rede Municipal, o professor Fernando
Peres, Subsecretário Municipal, esteve na Bienal do Livro, e debateu
temas da sua área 
Secretaria de Educação e estudantes participaram de debates 
Quem esteve no Riocentro foi Fernando Peres, Subsecretário de Planejamento Educacional da Secretaria Municipal de São Gonçalo. A convite da Fundação Municipal de Educação de Niterói, o professor e educador participou do debate "Competências e atribuições dos municípios na Educação", realizado no pavilhão laranja da XIX Bienal Internacional do Livro. Um grupo numeroso de alunos da Rede Municipal de São Gonçalo prestigiou o evento e conheceu o universo da literatura. Parabéns ao amigo Fernando Peres!


Eleições para o Conselho Tutelar 
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará no dia 6 de outubro a eleição para conselheiros tutelares. Este é o segundo ano de eleições unificadas, onde todos os municípios do Brasil realizarão o processo num mesmo padrão.
A Conselheira de Itaboraí Rosana Noronha explica que a função de Conselheiro Tutelar engloba uma gama variada de atribuições conferindo ao profissional ampla atuação na comunidade em que atua: “Quando os conselheiros recebem uma denúncia, após a confirmação da violação de direitos, cabe ao órgão aplicar medidas de proteção. Nós, Conselheiros Tutelarestemos que saber ouvir e entender os casos que nos chegam, pois cada um tem direito a um atendimento personalizado”, explica.
O Conselho Tutelar foi criado no dia 13 de julho de 1990, como resultado da Lei 8.069, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o Guia de Orientações formulado pela Secretaria de Direitos Humanos - SDH, poderão participar da escolha as pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos que possuam título de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa.
O mandato de um Conselheiro Tutelar é de quatro anos e o candidato deverá ter no mínimo 21 anos de idade, deve residir no município em que é candidato e ter o Ensino Médio completo.