terça-feira, 19 de maio de 2015

Leia a edição de Maio - Casa da Gente - completo

Para ler e baixar a edição de Maio do CASA DA GENTE em pdf, clique AQUI
















Para ler e baixar a edição de maio do suplemento CLUBES em pdf, clique AQUI

domingo, 19 de abril de 2015

55 anos do Clube Português: Festa deslumbrante

Presidente Paulo Moisés e Jac Campos
primeira dama
(fotos Luana Dias)
Superou todas as expectativas a festa dos 55 anos do Clube Português de Niterói, com o salão nobre do Clube recebendo mais de 600 pessoas, as quais cantaram e dançaram descontraidamente, ao som da Big Band Tupy, numa grande confraternização.
O presidente do Clube, Paulo Moisés Lourenço, acompanhado da primeira-dama, Jacqueline Campos, agradeceu a todas as pessoas presentes, indo em cada mesa abraçar a todos simpaticamente, demonstrando carinho e atenção especial.
O sucesso foi tamanho que Paulo Moisés e sua diretoria abriram também o mezanino do clube, transformando-o em camarotes. O convívio social foi marcante entre portugueses e brasileiros, que lotaram o salão, curtindo o excelente repertório da Big Band Tupy.
Diretoria e sócios do CPN
Empresários, advogados, médicos, todos os segmentos profissionais mantiveram diálogos durante o fraterno encontro dos 55 anos do Clube Português. Toda a diretoria, entre eles o vice-presidente e Cônsul Honorário de Portugal, Fernando Guedes; Alberto Dias, vice-presidente social; Zenir Mello de Souza, vice de relações públicas; Adélia de Lima, vice de Esportes; e Fidel Martinez, vice de Patrimônio, entre outros.
Um maravilhoso coquetel, com salgadinhos, petiscos diversos, jantar, uísque, espumante e cerveja foram degustados pelos convidados. “Foi uma alegria geral. Agradeço ao quadro social e aos convidados”, frisou o presidente Paulo Moisés.
Casa cheia para comemorar o aniversário
Homenagem às mães
No domingo, dia 10 de maio, a partir das 13h, o Clube Português de Niterói irá prestar uma homenagem a todas as mães, com show ao vivo, apresentação do Rancho Folclórico Luís de Camões e sorteio de brindes. No cardápio, churrasco e arroz minhoto, com bebidas e doces portugueses à parte. O valor para o associado é de R$70,00 e não associados, R$80,00. Mais informações pelo telefone (21) 2717 4225.



Novas festas

Além do Dia das Mães, já estão programadas para o ano 2015 as seguintes festas: Quinta do Santoinho, dia 13 de junho; Festa Julina, dia 26 de Julho; Dia dos Pais, no dia 9 de agosto; dia das crianças, com festa dia 11 de outubro; e no dia 13 de dezembro, a Festa da Castanha, além dos almoços das quintas, e as programações esportivas.        

Regatas Icaraí unido completa 120 anos

Às vésperas de completar 120 anos e vivendo a expectativa de ter seu futuro decidido na Justiça, o Clube de Regatas Icaraí tem ações simples para se manter, mas com pensamentos unidos  de seus diretores, tendo à frente o presendente e o vice, respectivamente Adir dos Santos e Alfeu Cavararo.
A sede do clube na Praia de Icaraí, um dos pontos mais nobres e valorosos da ex-capital fluminense, está muito bem cuidada, preservando-se inclusive as características das dependências. Os troféus conquistados ao longo dos anos, além de outros objetos de valor histórico, dentre os quais um barco que foi usado em regatas vencedoras.
Vida que segue
Partindo do princípio que sobreviver é o mais importante, a churrasqueira e o salão de jogos na lateral do Regatas, atingidos por uma obra de construção de um prédio estão sendo recuperados pela empresa que provocou os danos, estando prontas a partir desta semana.
No campo social, volta o samba de mesa aos domingos, dança de salão às sextas, com o professor Carlos Alberto Camacho; as discotecas de Charme com o DJ Babau e os jogos recreativos, com partidas de sinuca, tênis de mesa e de sueca, além do aluguel do salão social para eventos: casamentos, aniversários e desfiles.

Para o dia 11 de junho, está confirmado o tradicional Chocolate de Aniversário. 

Jurujuba comanda o restaurante do Iate

Comodoro Jorge Mira á frente do JIC
(foto Luana Dias)
Desde o dia 1º, o Jurujuba Iate Clube de Niterói passou a administrar o seu restaurante que mesmo funcionando temporariamente nos bares do quiosque e da piscina vem sendo considerado bem melhor que anteriormente, agora um sócio concessionário.
O Comodoro Jorge Mira, que ao assumir o clube, revelou-se um excelente dirigente, anunciou a rescisão do contrato de exploração do bar e restaurante, passando-o para a administração do clube, acrescentando a realização a realização de obras para reformá-lo, adequando-o aos novos padrões e fiscalização.
Mira faz questão de frisar que também novos cardápios, criado a partir de pesquisas feitas dos alimentos e bebidas pedidas pelos associados, serão servidos a partir de agora.
Enquanto isso, Sérgio Daltro, vice-presidente social está elaborando com Mira e diretoria toda a programação social para 2015, inclusive acompanhando os aniversários e confraternizações que acontecem no Jurujuba Iate Clube.


Moda, Gastronomia e música ao vivo no Naval

O Clube Naval de Charitas segue com uma programação variada para todas as idades. Nas noites de sexta-feira, o Bar da Praia é a grande novidade, com happy hour e música ao vivo, sempre a partir das 20h. Segundo o Comandante Fernando Almeida, Comodoro do Clube, o evento é aberto a sócios, familiares e convidados. O espaço funciona também sábados, domingos e feriados, e tem no cardápio pizzas, picanha na pedra, frutos do mar na pedra e outros petiscos. O belo espaço conta com uma bela vista para a Baía de Guanabara.
De dia ou à noite, o Bar da Praia é uma ótima opção
(fotos divulgação)
Nos dias 25 e 26 de abril, o clube irá receber a Babilônia Feira Hype, em edição especial do Dia das Mães, com lançamentos da Moda Outono 2015. Gastronomia, Moda, Arte, Designe e Música são algumas das atrações do evento. Os ingressos custam R$10.
Vela
Comandante Fernando Almeida
O Clube Naval Charitas é um dos locais mais qualificados para se aprender a velejar. Técnicos renomados, segurança e infra-estrutura formam uma base sólida na formação de futuros atletas ou simplesmente para quem quer aprender uma modalidade esportiva apaixonante. O Clube conta com uma experiência e tradição de mais de 35 anos formando velejadores de competição e cruzeiro.
Regatas
Entre os dias 23 e 26 de abril, o Clube Naval Charitas irá sediar o 19º Campeonato Estadual Laser Radial, realizado pela Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (Feverj). O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata de cada dia é às 13h. Mais informações (21) 2109-8125 ou (21) 2109-8126.


Central: música, esporte e novidades

No início deste mês de abril, o presidente Marcos Nelson, juntamente com a sua diretoria executiva comunicou aos associados que foi firmado um contrato de locação entre o Clube Central e a firma “Mercc Produções e Eventos”, para a exploração do salão do 3º piso do Shopping Central Prime. Em breve, serão disponibilizadas maiores informações sobre as atividades que serão efetivadas no local.
Com quatro andares, e no subsolo um estacionamento para 80 carros, o Central Prime possui 18 lojas no 1º andar, com os mais diferentes tipos de comércios e academia no 2º andar; além do espaço no 3ª andar, onde serão iniciadas atividades.
Quinta dançante e violão
Segue o projeto “Quinta Dançante”, coordenado pela Diretora Maria de Lourdes Moraes. No dia 30 de abril, na Wisqueria, irá se apresentar a banda Harmonia do Rio, das 20h às 23h30. Os ingressos para Sócios e Parceria custam apenas R$15,00; já convidados pagam R$25,00.
A música segue presente na vida dos sócios: o Clube Central continua oferecendo aulas de violão gratuitas para sócios e dependentes. O curso é ministrado às sextas feiras das 17h às 18h30.
Esporte
Sob a coordenação do sócio Elder Muniz, o Departamento de Esportes já está oferecendo aulas de Futsal, Volêi Feminino, e Basquete Masculino e Feminino, com professores terceirizados. Maiores informações na Secretaria do Ginásio pelo telefone (21) 3628-6944
O Salão de Jogos e o Salão Jovem continua fazendo também a alegria dos sócios de todas as idades, com opções variadas e interativas.
Feriado
O presidente Marcos Nelson informa ainda que durante os feriados de Tiradentes, no dia 21, e São Jorge, dia 23, o Clube funcionará das 7h às 20h.


Canto do Rio recupera o ginásio

A piscina do Canto do Rio
(Fotos Luana Dias)
Niterói voltará a sediar grandes jogos de vôlei e basquete, além de partidas de futebol de salão, e ainda competições de jiu-jitsu.
É que o Canto do Rio Futebol Clube recuperou o seu ginásio poliesportivo com capacidade para 3 mil expectadores, 72 m², ampla visão e inclusive podendo servir para shows, pois é confortável e de fácil acesso.
                Segundo o presidente Rodney Melo, o piso foi trocado com técnicas modernas, restauração das arquibancadas, pintura de todas as dependências, e marcação para as mais variadas atividades esportivas, placares informando todo o tipo de competição eletronicamente e manual.
Também competições de jiu-jitsu já estão sendo realizadas ali. O vice-presidente de Esportes Décio Rangel é quem produz a ativação do ginásio em termos esportivos, e a parte social já se movimenta para shows, inclusive com parcerias
Ginásio revitalizado (foto Luana Dias)
Concha acústica

O presidente do Clube, Rodney Melo contatou os Secretários de Esportes do Estado do Rio e de Niterói, respectivamente Marco Antonio Cabral e Bruno Souza, viabilizando parcerias para incremento das atividades no Canto do Rio, inclusive com o uso da Concha Acústica para treino de futebol de campo e estacionamento para variados eventos.  

Maricá: 15 escolas já oferecem tempo integral

A Secretaria Municipal Adjunta de Educação apresentou um balanço dos três primeiros meses de atividades deste ano, em Maricá. Uma das metas anunciadas pelo prefeito Washington Quaquá no ano passado, o Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (Prometi) já está implantado em 15 escolas municipais, com ações pedagógicas no contraturno. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), outro número relevante, com 1.600 alunos, com idades a partir de 15 anos, sendo atendidos pelo município. No Programa Mais Educação, 38 das 40 escolas são contempladas. Ao todo, 6.443 estudantes do 1º ao 9º ano (6 a 12 anos) de famílias que recebem o Programa Bolsa Família, em risco social ou dificuldade de aprendizado, são beneficiados com atividades educativas complementares.
Na Educação Infantil, 12 unidades atendem 3.105 alunos, sendo 1.092 em horário integral. Segundo a coordenadora Sônia Maria de Andrade Freire, todas as crianças com idades entre 4 e 5 anos estão matriculadas na rede municipal e 25% dos alunos de 2 e 3 anos estão nas escolas. “Inoã, Itaipuaçu e Centro registram a maior demanda de alunos nesta faixa etária fora da escola”, afirmou Sônia. O índice, no entanto, deverá aumentar. “A previsão é inaugurar até maio mais três creches nestes bairros para atender essa demanda”, completou o secretário municipal adjunto de Educação, William Campos.
No evento foi anunciada ainda a realização da Conferência Municipal de Educação nos dias 29, 30 e 31 de maio. O objetivo do encontro será a criação do Plano Municipal de Educação, que seguirá metas estipuladas pela lei federal de 25 de junho de 2014, como erradicação do analfabetismo e valorização dos profissionais. O projeto municipal, que atenderá a educação de toda cidade incluindo unidades estaduais e particulares, está em elaboração por uma comissão formada por representantes destes setores e precisa ser criado, por lei, até 25 de junho deste ano.



Rio recebe show em homenagem à Geraldo Pereira

(divulgação Daniel Marques)
O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresenta o show “60 Anos Sem Geraldo Pereira: o Sambista Maior” com os cantores Tania Malheiros, Pecê Ribeiro e Osmar do Breque, no dia 12 de maio, às 19h. A direção musical é de Kiko Chavez, responsável pelo violão de sete cordas; acompanhado por Santista Carlos, no cavaquinho; Marcello Moreno, nos sopros; Gabriel Buzunga e José Carlos, na percussão. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e meia para estudantes e terceira idade.
O espetáculo é uma homenagem ao compositor de preciosidades da música popular brasileira, como “Bolinha de Papel”, gravada por João Gilberto; “Falsa Baiana, por Gal Costa; “Sem compromisso”, por Chico Buarque. Geraldo Pereira inovou no ritmo do samba e transformou em versos a vida dos morros e dos subúrbios cariocas. Nascido em Juiz de Fora (MG), em 1918, chegou no Morro de Mangueira aos 12 anos, tornando-se grande compositor ao retratar o comportamento da época em seus sambas sincopados até hoje cultuados pelas novas gerações.

Tania Malheiros introduz o show com “Que samba bom” e “Sem compromisso”. Já Pecê Ribeiro, além de apresentar “Pisei no despacho” e “Minha companheira”, mostrará duas composições autorais feitas para o homenageado. Com aproximadamente uma hora e meia de espetáculo, o público poderá apreciar muito mais da obra do homenageado. 

Alerta: 15 milhões de consumidores ficaram inadimplentes após emprestarem o nome

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz traçou o perfil de consumidores que ficaram inadimplentes por terem emprestado seu nome para outras pessoas comprarem produtos e serviços ou tomar empréstimos. Segundo a pesquisa, 15 milhões de consumidores ficaram ou ainda estão com o nome sujo por essa razão, principalmente por emprestar o cartão de crédito (74%) e o cartão de loja (64%). O processo de quitação da dívida feita por terceiros é longo: 53% dos atuais inadimplentes estão nessa situação há mais de três anos.

De acordo com os dados, menos da metade dos entrevistados (39%) sabia o valor da compra ou empréstimo feito por outros em seu nome, e o seu valor médio chega a quase quatro mil reais, sendo que quase 5 parcelas deixaram de ser pagas. No momento que descobriram estar com o nome sujo, quatro em cada dez consumidores (38%) disseram não ter tomado nenhuma atitude - número que aumenta para 56% entre quem ainda está inadimplente.

Ainda que a dívida seja de outra pessoa, mais da metade (52%) dos entrevistados se responsabilizam pelo problema que os deixaram com nome sujo e afirmam terem pagado ou que irão pagar ao menos parte dela. A tendência é ainda maior quando se observa apenas a situação dos ex-inadimplentes: 89% garantem ter pagado a dívida.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esse número é alto pelos impactos que o endividamento e nome sujo causam no dia a dia do consumidor que emprestou o nome. "A pessoa que fica inadimplente quer sair logo dessa situação. Por isso, toma algumas atitudes a fim de pagar a dívida que não foi contraída por ela", explica.

A pesquisa identificou que, em média, quem emprestou o nome pagou R$ 2.168,00 em dívidas de terceiros. É possível baixar a pesquisa na íntegra pelo site: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas