quarta-feira, 11 de junho de 2014

Patrimônio de Todo Brasileiro

Exposição fotográfica com entrada franca mostra as riquezas do país
Coração do Rio recife (foto: divulgação/ Débora 70)

O patrimônio público nacional ganha destaque com o projeto Patrimônio de Todo Brasileiro que contempla um livro, uma exposição fotográfica, um programa pedagógico-educativo com o propósito de sensibilizar a população sobre a importância e cuidado com o patrimônio territorial e imobiliário público brasileiro.Trata da riqueza dos bens públicos nacionais sob a ótica do desenvolvimento sócio-ambiental. O objetivo é contribuir para difundir o conhecimento e lançar luz sobre o patrimônio perante todos os segmentos da sociedade, inspirando a ação parceira entre os governos, empresas e sociedade na proteção e cuidado do patrimônio brasileiro.
Com patrocínio CAIXA, o livro e a exposição fotográfica, que levam o nome do projeto, são as primeiras etapas do diálogo sobre a apropriação do patrimônio que é de cada um de nós, de Todo Brasileiro. E serão lançados para convidados no dia 11 de Junho na Biblioteca Central e no hall da entrada principal do Palácio da Fazenda – Ministério da Fazenda. A exposição abrirá ao público a partir do dia 12 de junho, das 9h às 17h, com entrada franca e pode ser visitada até o dia 07 de setembro.
O livro Patrimônio de Todo Brasileiro é uma compilação do trabalho de fotógrafos, amadores e profissionais, dos quais se destacam Miguel von Behr, Jorge Macedo e Débora 70, e uma dezena de fotógrafos servidores públicos, de todas as regiões do Brasil. A tiragem será toda destinada aos apoiadores, repartições, bibliotecas e escolas públicas.
A mostra Patrimônio de Todo Brasileiro é composta por 22 painéis, com registros de mais 30 fotógrafos, documentos, fotos e plantas de próprios nacionais sobre o Brasil expostos pelo Projeto Acervo Documental da Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro.
Como segunda etapa do projeto, durante o período de visitação, haverá atividades educativas gratuitas direcionadas a escolas do Rio de Janeiro. O programa educativo tem por objetivo a sensibilização da população, em especial estudantes, sobre a importância e cuidado com o patrimônio público. O programa acontece a partir de julho, após os recessos da Copa, e permanece com os monitores até o fim do período de exposição. 
O lançamento, a exposição e as ações contam com apoio da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda (SAMF-RJ), do Museu da Fazenda Federal, da Biblioteca Central do Ministério da Fazenda no Estado do Rio de Janeiro, do Projeto Acervo Documental da Superintendência do Patrimônio da União do Rio de Janeiro, da ONG Ambiental “Preserve Amazônia” e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). O projeto seguirá no final do ano para Porto Alegre. 

Copa do Mundo na telona

Redes de Cinemas irão transmitir campeonato de futebol

Pela primeira vez, o público brasileiro poderá conferir nos cinemas, ao vivo e em alta definição, os jogos da Copa do Mundo 2014 da FIFA. As redes Cinemark e UCI vão realizar a exibição dos jogos em diversas salas de cinema no Brasil, incluindo o de abertura, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, e a grande final, agendada para 13 de julho. 
Na rede Cinemark, as exibições serão realizadas em 36 salas, distribuídas pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Campinas, Natal, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, São José dos Campos, Curitiba, Florianópolis, Santos, Manaus, Ribeirão Preto, Campo Grande, Londrina, Recife, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco. O público pode assistir aos jogos por R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira), em partidas regulares. Para os jogos do Brasil, eliminatórias e a grande final, os ingressos variam de R$ 15 (meia) a R$ 40 (inteira). Os preços de cada complexo podem sem consultados no site da Cinemark (www.cinemark.com.br) ou nas bilheterias dos cinemas participantes. 
A rede UCI também preparou um lugar especial para quem não garantiu um ingresso na arquibancada e quer assistir aos jogos do campeonato de uma maneira mais do que especial: no escurinho do cinema e em uma super tela. Serão exibidos dez jogos da fase de grupos em todos os complexos da UCI, em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Recife, Fortaleza, Salvador, Campo Grande, São Luís e Curitiba. 
Para garantir os lugares com os amigos, já é possível adquirir os tíquetes nos balcões de atendimento, caixas de autoatendimento e no site da rede (www.ucicinemas.com.br). Também poderá ser consultada no site da UCI a programação para os jogos da 2ª fase da copa. O valor dos ingressos é de R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira).

São Gonçalo - Família reencontra parente desaparecido há 17 anos

O reencontro com a família (foto: Julio Diniz)
Uma história impressionante marcou a vida da família Alves, em São Gonçalo. O morador do bairro Jardim Catarina, Alberto Alves, de 49 anos, desaparecido há 17 anos, reencontrou seus parentes na manhã da segunda-feira, 9 de junho. O reencontro só foi possível após um trabalho em conjunto da Secretaria de Saúde de São Gonçalo e o Centro de Referência Especializado para População em situação de Rua (Centro POP) de Maringá, no Paraná.

Depois de tanto tempo, a família conseguiu respirar aliviada ao ver Alberto. Filho de uma das primeiras moradoras do Jardim Catarina, Alberto, também conhecido como Betinho, saiu de sua residência, em 1997, para receber o salário de aposentado com os documentos e a roupa do corpo e nunca mais voltou. Anos antes, ele havia sido atropelado e, após o acidente, passou a apresentar sintomas de esquizofrenia.

Primeira foto de família após reencontro (foto Julio Diniz)
A família foi encontrada pela assistente social Cristiane Lima com a ajuda da agente comunitária de saúde (ACS) Rosângela Santos, moradora do Jardim Catarina há 45 anos, e que trabalha no Posto de Saúde João Goulart, localizado na Rua 40.

De acordo com a supervisora da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Jardim Catarina, Rejane Gomes, a busca pela família de Alberto foi incessante, visto que o bairro é o maior loteamento da América Latina. “O trabalho da equipe do NASF foi de formiguinha. Dividimos a nossa equipe em busca de informações sobre a família Alves, até que chegamos ao endereço. E hoje ver essas lágrimas de alegria nos olhos da família é gratificante para todos nós”, ressaltou Rejane Gomes.

Emocionada, a irmã de Alberto, Gesilda Alves de Oliveira, agradeceu a ajuda da Prefeitura de São Gonçalo e de Maringá, pois sem essa parceria esse sonho da família não teria se realizado. “Minha família recebeu hoje um presente de Deus, ter meu irmão de volta é gratificante. O empenho da equipe do Nasf foi essencial. Esse trabalho em conjunto com a equipe de Maringá resultou na minha felicidade hoje”, declarou Gesilda Alves.

O educador de Maringá, Aldair Passeri e o cinegrafista Claudio Batalini, que acompanharam Alberto até São Gonçalo, declararam estar sem palavras para descrever a emoção de ajudar uma família a reencontrar seu ente querido. “É gratificante trazer de volta ao seio da família uma pessoa que esta desaparecida há 17 anos”, declarou Aldair Passeri.

"Samba di Buteco" vai agitar o domingo em Maricá


A tradicional roda de samba de Maricá terá mais uma edição neste domingo, dia 15 de junho. O cantor Claudinho Guimarães, acompanhado do Grupo Samba di Malandro, comanda a festa com os grandes sucessos do samba carioca a partir das 17h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, em show gratuito.

O "Samba di Buteco", da Secretaria Municipal de Turismo, já reuniu convidados especiais, como Paulinho Mocidade, Zé Luis do Império e compositores do "Quintal do Zeca Pagodinho", que criaram alguns dos sucessos da carreira do sambista, dentre eles, "Tá ruim mais tá bom", "Poxa", "Dona encrenca" e "Dona esponja". O cantor e compositor Claudinho Guimarães também é o autor de músicas que ficaram marcadas na voz de Zeca Pagodinho, como "Lá vai marola" e "Quando a gira girou", que também foi regravada pelo grupo Revelação, entre outras. Ao todo, já foram realizados 60 shows gratuitos desde o início do projeto, em maio de 2012.

A iniciativa também abre espaço para cantores locais mostrarem seu talento em rodas de samba ao ar livre nas praças do município. Jô Borges, Mirene Alves, Dalva Alves, Ronaldo Valentim, Rafael Caçula, Gianni Mello, Rosa Brasil, Maestro Brenha são alguns nomes da região que já se apresentaram no projeto.

Liesa define ordem dos desfiles para o Carnaval 2015

Sorteio aconteceu na Cidade do Samba

O Carnaval 2015 já começou! Em sorteio realizado pela Liesa - Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro - na segunda, dia 9 de junho, as doze escolas do Grupo Especial conheceram a ordem dos desfiles, que serão realizados nos dias 15 e 16 de fevereiro.
Após o sorteio, ficou definida a ordem dos desfiles do Grupo Especial
para o Carnaval 2015 (Foto: Hyrinéa Bornéo)

No domingo, dia 15/02, desfilam: Viradouro, Mangueira, Mocidade, Vila Isabel, Salgueiro e Grance Rio. Já na segunda, dia 16/02, entram em cena São Clemente, Portela, Beia-Flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca.
Os presidentes e representantes das escolas de samba
do Grupo Especial (foto: Hyrinéa Bornéo)

De acordo com o regulamento, as únicas escolas que já tinham dia e ordem do desfile definidas eram Unidos do Viradouro - campeã do Grupo A em 2014, e que por isso abrirá os desfiles no domingo; e São Clemente, penúltima colocada no Grupo Especial, que abrirá os desfiles de segunda. 
 O evento foi aberto pelo presidende da Liesa, Jorge Castanheira, e coube ao comunicador e diretor social da Liesa, Jorge Perlingeiro, conduzir os sorteios.


A noite teve ainda show do cantor Xande de Pilares, que, recentemente deixou o Revelação, seguindo carreira solo. Em seguida, os intérpretes das escolas do Grupo Especial fizeram a festa, cantando trechos dos sambas do último Carnaval, acompanhados pelo público, em clima animado.
Show de Xande de Pilares
(foto: Hyrinéa Bornéo) 





Os intérpretes das Escolas de Samba fizeram a festa
(foto: Hyrinéa Bornéo)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Inscrições abertas para a 1ª edição dos Jogos da Rua

Idealizador do projeto, Celso Athayde acredita que o número de inscrições chegará a aproximadamente 800 mil pessoas
Duelo do passinho (foto: divulgação)

Com a estimativa de receber cerca de 800 mil inscritos, a 1ª edição dos Jogos da Rua foi oficialmente aberta, na segunda-feira, em uma cerimônia realizada na sede da Central Única das Favelas (Cufa), em Madureira. Na solenidade, foi apresentado o site do evento, no qual os representantes locais poderão inscrever as respectivas comunidades a partir de hoje, dia 3 de junho. O prazo se estenderá até o próximo dia 10, quando serão divulgadas as 32 favelas participantes e iniciadas as inscrições para as peneiras locais. 


Com um formato semelhante ao das Olimpíadas, a competição organizada pela Central Única das Favelas (Cufa) vai reunir aficionados de 21 modalidades esportivas e lúdicas praticadas por moradores das favelas e comunidades do Rio de Janeiro. A abertura dos Jogos será somente no dia 2 de agosto, na Vila Olímpica da Mangueira, e terá duração de quase dois meses. 

Na apresentação desta manhã, comandada por Nega Gizza e MV Bill, coube ao lutador de Taekwondo Diogo Silva, medalhista de ouro no Pan-Americano de 2007, anunciar a abertura oficial dos Jogos. Celso Athayde, fundador da Cufa, estima que, após a fase de seleção, ainda restarão cerca de 300 mil participantes efetivos nos Jogos. Ao término do lançamento, praticantes de algumas das modalidades presentes na competição mostraram suas habilidades e arrancaram aplausos dos convidados.

Lista das modalidades: Amarelinha, Batalha de B.Boys, Batalha do Passinho, Basquete de Rua, Capoeira, Corda, Dominó, Estilingue, Futebol de Botão, Futebol Free Style, Golzinho de Rua, Malha, Pau na Lata, Peteca, Pião, Pipa, Queimado, Skate, Sinuca, Sueca e Totó.

Dunga e Carlos Alberto Torres participam de exposição no Rio de Janeiro

Exposição no BarraShopping homenageia os capitães brasileiros.
(foto: divulgação)
Dunga e Carlos Alberto Torres estarão no BarraShopping, no dia 06 de junho, às 17h, no Rio de Janeiro, para autógrafos durante a exposição Capitães da Taça, promovida pela marca de relógios Technos.

A marca acaba de lançar uma coleção exclusiva e limitada de relógios, chamada Special Collection Capitães da Taça. Com cinco relógios, a coleção homenageia os 5 maiores capitães brasileiros: Bellini, Mauro Ramos, Carlos Alberto Torres, Dunga e Cafu, que superaram os desafios e mudaram a história do futebol mundial.

Além dos relógios dos campeões, a Technos também expõe a história por meio de fotos, materiais e conteúdo interativo. A mostra permanecerá até o dia 17/06 e conta um pouco da trajetória do campeonato, desde 1958, quando o Brasil ganhou o primeiro mundial, até os dias de hoje. São curiosidades dos capitães e grandes momentos vividos por eles em todos esses anos.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

São Gonçalo terá atividades na Semana Mundial do Meio Ambiente

Secretário de Meio Ambiente de SG, Marco Antonio Manhães
(foto: divulgação/ Prefeitura de São Gonçalo)
Estudantes da rede municipal darão um toque especial na Semana Mundial do Meio Ambiente em São Gonçalo - comemorada de 05 a 11 de junho. Eles visitarão a Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno (APA), plantarão mudas na Fazenda Santa Edwiges e darão um abraço simbólico na Eco-Barreira, além de participarem da abertura do evento na Praça Luiz Palmier, no Centro.
Para o secretário do Meio Ambiente da cidade, Marco Antonio Manhães, o evento acontece em todas as cidades e São Gonçalo não poderia deixar de comemorar a data.
"Já contamos com algumas vitórias para comemorar este ano, como por exemplo, a eleição e posse do Conselho Municipal de Meio Ambiente, assim como a eleição do Conselho Gestor da APA do Engenho Pequeno - que atua junto das instituições e da sociedade civil organizada. Os dois tem um papel importantíssimo na gestão ambiental da cidade, cobrando o cumprimento das leis que regem a temática e propondo soluções para as nossas questões ambientais e a implantação do Grupamento Guarda Municipal Ambiental", ressaltou Manhães.
A abertura do evento acontecerá na Praça Luiz Palmier, no Rodo, nesta quinta-feira (05/06), às 9 horas, e terá a presença de autoridades e representantes de ONGs e estudantes, entre outros  convidados. Além disso, haverá uma  exposição de trabalhos feitos por estudantes sobre o tema Meio Ambiente.
Programação
05/06 (quinta-feira) - Abertura na Praça Luiz Palmier, no Rodo, de 09 às 15 horas.
06/06 (sexta-feira) - Abraço a Eco-Barreira, organizado pela ONG Saúde Titãs, membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A abertura será com um café da manhã. No Carrefour Manilha, de 09 às 12 horas.
07/06  (sábado) - Visita a APA do Engenho Pequeno onde haverá sorteio de brindes para estudantes da rede municipal, de 10 às 16 horas.
09/06 (segunda-feira) -  Cerimônia de Posse dos Conselhos de Meio Ambiente e Conselho Gestor da APA do Engenho Pequeno, no auditório da OAB, de 13 às 17 horas.
10/06 (terça-feira) - Visita de integração ao Piscinão de São Gonçalo e à APA de Guapimirim, de 09 às 17 horas.
11/06 (quarta-feira) - Plantio de Mudas na fazenda Santa Edwiges, em Santa Izabel, de 09 às 17 horas.  

domingo, 1 de junho de 2014

Toca da Gambá homenageia a Portela na 48ª edição da sua feijoada

Mestre Monarco (fotos: Hyrinéa Bornéo)
No último sábado, 31 de maio, a Toca da Gambá,  realizou mais uma edição da sua tradicional feijoada, que acontece todo último sábado do mês, homenageando a Portela – “Salve Portela”. 
O sambista Leo Russo
A programação musical comandada por Marquinhos Diniz, contou  a presença da cantora Maria Menezes e foi brilhantada pela apresentação dos convidados Leo Russo e Mestre Monarco.
Mestre Monarco acompanhado da esposa e de Jairinho,
proprietário da Toca da Gambá

Série A: definida a ordem dos desfiles para o Carnaval 2015

Texto e fotos Hyrinéa Bornéo

Na noite do último sábado, dia 31 de maio, na quadra da atual campeã, Unidos do Viradouro, a Associação da Escolas de Samba do Rio de Janeiro - LIERJ - realizou o sorteio da ordem dos desfiles das Escolas de samba do grupo de Acesso A, para o carnaval de 2015. 
O evento, apresentado por Milton Cunha, contou com a presença dos representantes das agremiações que integram o grupo, além das escolas do Grupo Especial, e foi animado por Marquinhos Sensação, Grupo Art Junior e finalizando com o show da Unidos do Viradouro.
O sorteio funcionou nos moldes do ano anterior. Conforme o regulamento, das 15 escolas participantes, quatro tinham posições definidas: a Unidos de Bangu, atual campeã do Grupo B da AESCRJ, abre os desfiles de sexta-feira, seguida pela Em Cima da Hora, que ficou em 13º lugar na Série A. Já o sábado será iniciado pela 14ª colocada deste ano, a Alegria da Zona Sul, seguida pela Acadêmicos de Santa Cruz, que terminou o desfile na 12ª posição.  A Estácio de Sá, por ter sido a vice-campeã, ficou obrigatoriamente no sábado, sorteando apenas a posição.
A LIERJ ainda não definiu quantas escolas serão rebaixadas. Segundo seu presidente, Déo Pessoa, isso será definido na plenária que será realizada em junho. "O planejamento inicial da de 2012, quando foi criado a Lierj,  era chegar ao número de 14 agremiações, mas devido algumas  solicitações feitas pelas escolas, estamos avaliando, mas menos de três, com certeza será" disse Déo Pessoa.
Após o sorteio, a ordem de apresentação das 15 Escolas do Grupo de Acesso Série A para o Carnaval 2015 ficou assim:



Sexta-feira
- Unidos de Bangu
- Em Cima da Hora
- Império Serrano
- Paraíso do Tuiuti
- União do Parque Curicica
- Porto da Pedra
- Caprichosos de Pilares

Sábado
- Alegria da Zona Sul
- Acadêmicos de Santa Cruz
- Inocentes de Belford Roxo
- Unidos de Padre Miguel
- Império da Tijuca
- Renascer de Jacarepaguá
- Acadêmicos do Cubango
- Estácio de Sá