Mostrando postagens com marcador Prefeitura de Maricá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Prefeitura de Maricá. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de maio de 2014

Maricá comemora mais um ano do Programa Mais Educação

 
Programa Mais Educação em Maricá (foto: divulgação)
O Programa Mais Educação de 2014 foi aberto oficialmente no final de abril em Maricá com apresentações de 450 alunos de 22 escolas municipais. Ao todo, 3.168 alunos de 6 a 17 anos de 39 escolas municipais são beneficiados com atividades pedagógicas, esportivas e culturais no contra turno escolar. O evento foi realizado na quadra do Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. A iniciativa do governo federal em parceria com a Prefeitura tem o objetivo de fomentar a educação em tempo integral na cidade.

“A ideia é criar incentivos para transformar as escolas municipais em unidades de tempo integral. Atualmente, a Prefeitura oferece atendimento total, das 7h às 17h, em 10 unidades. Nossa meta é atender todas as unidades do 1º segmento (Educação Infantil até o 5º ano) até 2016. Estamos preparando as outras escolas com incentivos do Programa Mais Educação", declarou a secretária de Educação, Marta Quinan.

Nas unidades são desenvolvidas oficinas de karatê, kung fu, futsal, vôlei, dança, reforço escolar, judô, teatro, ginástica rítmica, capoeira, percussão, rádio e jornal escolar, entre outras. Na Escola Municipal Maurício Antunes Carvalho, no bairro Saco das Flores, as aulas de karatê estão mudando hábitos e aumentando a disciplina nas salas de aula.

O município aderiu ao programa em 2010 com cinco escolas. O governo federal repassa recursos para o ressarcimento de monitores e aquisição de materiais. A inclusão é feita por um formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).