Rodrigo Neves fala sobre sua reeleição para a Prefeitura de Niterói, fazendo uma retrospectiva do seu primeiro mandato, e traçando as prioridades para os próximos quatro anos
CASA DA GENTE (CG) - O que marcará o seu governo "Para seguir em frente"?Rodrigo Neves (RN) - Avançamos em muitas conquistas e cumprimos todos os compromissos assumidos neste mandato. Vamos avançar mais. Para seguir em frente, propomos a consolidação das realizações já iniciadas nesta primeira gestão, conjugadas a novas propostas para tornar Niterói o melhor lugar para viver e ser feliz, com todas as suas crianças na escola; saúde de qualidade para toda a população; desenvolvimento urbano ordenado e sustentável; áreas verdes e praias preservadas; e gestão fiscal responsável para enfrentar a crise econômica, a maior já vivida pelo país e, mais ainda, pelo Estado do Rio.
CG - Alguma mudança no secretariado?
RN- Costumo dizer desde o início do governo que montamos é um time de técnicos e de pessoas que conhecem a cidade profundamente.
Hoje, podemos dizer que pequenas alterações de pastas são naturais, mas temos uma equipe de grandes gestores.
Axel Grael, foi um grande vice-prefeito, administrou com maestria o escritório de Projetos, tocando o Niterói Mais Sustentátvel, o Niterói Mais Verde e o Enseada Limpa, entre muitos outros. Graças a essa linha, Niterói hoje já está com mais de 40% de suas áreas verdes protegidas. Então vamos avançar com isso, e Axel será um importante, ajudando-me a coordenar diversas áreas estratégicas.
CG - Na sua avaliação, Niterói avançou muito nas questões de saúde?
RN- Com certeza. Já no primeiro dia de governo, assim que assumi há quatro anos, cumpri a promessa que havia feito na campanha e reabri a emergência do Hospital Getulinho, que tinha ficado fechada durante quase dois anos.
No dia 1º de julho deste ano, a nova emergência pediátrica do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, foi inaugurada. A unidade, que fica no Fonseca, Zona Norte da cidade, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 17 anos e 30 dias.
Foram investidos R$ 20 milhões na reforma, ampliação e compra de mobiliário e equipamentos para as novas instalações. No dia 21 agora, o Getulinho ficará ainda melhor com a inauguração do seu centro cirúrgico e do centro de tratamento intensivo (CTI).
No Getulinho são realizados, em média, 185 atendimentos por dia na nova emergência – por mês, são 5.500. Cerca de 65% dos pacientes são de Niterói; 30%, de São Gonçalo; e 5%, de outros municípios, como Maricá, Itaboraí, Cabo Frio e Saquarema, ou seja atendemos além da proposta e mudamos esse paradigma da saúde.
Ampliamos os investimentos na área da Saúde, aplicando cerca de R$ 200 milhões nestes últimos quatro anos Entre os projetos, destaco também a reforma e ampliação da Unidade Municipal de Urgência Doutor Mário Monteiro, que realiza cerca de nove mil atendimentos por mês; e a reabertura da Policlínica do Largo da Batalha, que hoje atende 50 mil pessoas mensalmente.
Uma das nossas maiores conquistas é a retomada do Programa Saúde da Família, que estava praticamente acabando. Reabrimos as unidades do Viçoso Jardim, da Grota e do Morro do Céu, além da reforma de outras unidades e a criação da Clínica Comunitária da Família da Teixeira de Freitas e da Martins Torres, entre outras. Mudamos totalmente o paradigma da saúde na cidade.
CG - O investimento em educação foi uma grande prioridade sua no primeiro mandato. O setor continuará merecendo atenção especial de sua parte?
RN- Como todos sabem, sou sociólogo por formação acadêmica e tenho muito orgulho de desde muito novo vir trabalhando em prol da nossa cidade.
Niterói, entre 2013 e 2015, de acordo com pesquisa da revista "Exame", foi a cidade que mais ampliou investimentos em educação. Isso muito me orgulha. Estamos levando a educação para regiões que nunca tinham recebido investimentos. No Preventório, por exemplo teremos a maior unidade de educação infantil da cidade, com 360 vagas. Ali havia uma creche com 130 vagas, vamos mais que dobrar o número. Vamos superar um problema histórico nesta região.
As obras da UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Regina Leite Garcia, em Teixeira de Freitas, no Fonseca, na Zona Norte da cidade, estão sendo finalizadas. Ela será inaugurada no dia 22 de novembro, no aniversário de Niterói. Será a 21ª unidade de educação implantada pelo atual governo.
Estamos atendendo a demandas reivindicadas há muitos anos, o que vai permitir em diversas regiões o acesso das crianças a uma educação de qualidade. Criança na educação infantil tem a oportunidade de ter um desenvolvimento muito melhor do ponto de vista pedagógico e de sua formação, possibilidade de interação com o mundo e a família.
Estamos indo além da nossa meta, que era de inaugurar 20 novas escolas. Acreditamos no papel da educação como política pública mais importante, que contribui para a redução das disparidades sociais e prevenção contra a violência. Vamos avançar.
CG - Demonstrou capacidade na sua gestão. E novos prefeitos eleitos em outubro vêm demonstrando um reconhecimento às conquistas da sua gestão...
RN- Tenho recebido a visita de diversos prefeitos de outras cidade . Vale lembrar que, nas últimas eleições, Niterói foi o único município que optou pela continuidade na Região Metropolitana. É sinal de que fizemos o dever de casa direitinho. Assim, é natural que colegas venham conhecer melhor o nosso modelo de gestão. As visitas têm sido de cortesia e de congratulações recíprocas. A troca de experiências é sempre saudável e Niterói está de porta abertas.
CG - As prioridades para esse novo movimento. Sintetize-as. O túnel e o que mais serão inaugurados já? Com as respectivas datas.
RN- No dia 15 de dezembro, entregaremos parte de uma das principais obras ligadas a mobilidade urbana já realizadas nos últimos 40 anos, que é o túnel Charitas-Cafubá.
No dia 22 de novembro, entregaremos a Cidade da Ordem Pública, no Barreto. Esse espaço, que abrigará a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Postur, estará equipado com centros de treinamentos e instalações adequadas para a corporação. Saímos de 280 guardas em 2013, para mais de 600 este ano e pretendemos chegar a cerca de mil, a partir de concurso público próximo.
Temos inúmeras realizações pela frente, mas vamos citar aqui novamente a inauguração da UMEI Teixeira de Freitas também no dia 22 de novembro, aniversario da cidade . É um grande orgulho poder atender aquela comunidade.
Tenho conversado muito com o Comte Bittencourt, que tomará posse e janeiro como Vice-Prefeito, uma pessoa que conhece bem e gosta de Niterói, e, certamente surgirão boas sugestões, na nossa gestão, finaliza Rodrigo Neves, acrescentando, o Comte conhece a cidade tanto quanto eu, daí, marcharemos juntos para uma Niterói cada vez melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário