terça-feira, 16 de agosto de 2016

Coluna de Samba - Casa da Gente - edição de agosto 2016

Centenário do Samba no Teatro Municipal
 O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), referência em pesquisa, preservação e promoção da música nacional, está completando 10 anos em 2016 e para comemorar vai promover duas grandes noites em celebração ao “Centenário do Samba em Niterói”, nos dias 26 e 27 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói.
 No dia 26, estreia do evento, haverá um bate papo musical com os pesquisadores João Carino e Carlos Didier, com participações especiais da cantora e atriz Soraya Ravenle, do percussionista Oscar Bolão e do grupo Rio Trio. Entre as histórias contadas, o público vai conferir clássicos do samba que marcaram e marcam época.
 Já no dia 27, sábado, a comemoração fica por conta de um time de primeira de músicos consagrados, todos representantes do samba da cidade, como Monica Mac, Alessandro Cardozo, Fred Tavares, Marcus Lima, Alexandre Nunes (Marmita), o grupo Rio Trio, além dos percursionistas Oscar Bolão, Marcos Tadeu e Gabriel Leite.
Em 2016, o samba está comemorando 100 anos. O marco fundamental de nascimento do gênero se deu em 1916, com a gravação e registro de autoria de ''Pelo telefone'', de Donga e Mauro de Almeida, o primeiro samba lançado em disco. A partir de então, o ritmo se consolidou como um dos principais traços identitários da cultura brasileira.
 Ao completar 10 anos também este ano (2016), o IMMuB vai promover a celebração do primeiro século do samba na cidade de Niterói, ao reunir pesquisadores e artistas do gênero.
 O IMMuB - O Instituto é uma organização não governamental sem fins lucrativos com sede em Niterói-RJ, que tem como objetivo documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.
 O entidade já mapeou e catalogou mais de 81 mil discos produzidos no país. Isto equivale a aproximadamente 500 mil fonogramas, reunindo cerca de 90 mil compositores e intérpretes. O trabalho abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes.
O esporte cai no samba
O Encontro de Carnavais durante a Rio 2016 - que antes estava previsto de acontecer ao longo do Boulevard Olimpico, na Praça XV, no Centro da cidade do Rio, foi transferido para o Parque de Madureira. Segundo a produção, "após a realização do primeiro dia do Encontro de Carnavais, a produção e a Prefeitura decidiram pela mudança visando o maior conforto do público. O sucesso da atração somado ao alto fluxo constante que o Boulevard na zona portuária vem recebendo gerou um acréscimo significativo de pessoas". A nova programação do Encontro de Carnavais, apenas no Parque Madureira, a partir das 18h, com entrada franca, tem as seguintes atrações: dia 12, Salgueiro e Imprensa que eu Gamo;  dia 13, Portela e Bola Preta; dia 14, São Clemente e A Rocha;  dia 15, Imperatriz e Me Esquece; dia 16, Unidos de Vila Isabel e Timoneiros da Viola; dia 17, Grande Rio e Barbas; dia 18, Unidos da Tijuca e Suvacos do Cristo; dia 19, União da Ilha e Desliga da Justiça; DIA 20, Simpatia é quase Amor e Beija-Flor de Nilópolis; dia 21, Mangueira e Cordão do Boitatá.
No Palco Madureira, acontece também um show por dia, às 19h. A programação conta com "Descolados" no dia 12, "Passinho de Ouro", dia 13; "Velha Guarda Show da Bateria da Mocidade", no dia 14;  Jayme Neto, no dia 15; "Velha Guarda da Portela" no dia 16; baile do Sany Pitbull, dia 17; Afrofunk Rio, no dia 18; Ester Rada (Israel) no dia 19; Gabrielzinho do Irajá, dia 19; e a cerimônia de encerramento no dia 21.



Nenhum comentário:

Postar um comentário