segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Pro.vo.car propõe reflexão sobre Comunicação Assertiva

Taiana Jung
(foto divulgação)
Nos dias atuais, ter uma comunicação assertiva é um grande passo rumo ao sucesso. Pessoas que exercem o poder da escuta com mais empatia, buscando entender a mensagem do seu emissor de forma clara e precisa, são dotadas de maior assertividade em suas relações.

Norteada por essas premissas, a Logos Consultoria, gerida pela especialista em gestão Taiana Jung, convidou a psicóloga Ana Cristina Barros Fróes e Rosane Aguiar, profissional dedicada à comunicação corporativa, para juntas conduzirem encontros com essa temática. 

O "Pro.vo.car" é uma curadoria que tem como missão despertar nos seus participantes o poder da assertividade, que está muito apoiado no entendimento do propósito e da importância da gestão das emoções.

Ao longo dos quatro encontros on line e remotos, será possível transmitir aos inscritos a bagagem apropriada para alcançar o nível básico e necessário para que ingressem na jornada da Comunicação Assertiva. 

Para os que não sabem, a assertividade é uma qualidade que pode ser despertada e para aprender basta uma prática metódica, contínua, sistemática e gradativa.

O primeiro encontro está marcado para segunda-feira, dia 24 de agosto, das 20h às 21h, sempre às segundas e quartas-feiras. As inscrições para o Pro.vo.car podem ser realizadas pelo Sympla ou através do link: https://provocar.kpages.online/copia-1595601299 

 

domingo, 23 de agosto de 2020

Oficina gratuita de viabilização de projetos culturais e as leis de incentivo: saiba como participar

A gestora cultural Cristiana Giustino
(foto divulgação/Teresa Correia)
Neste domingo, dia 23 de agosto, às 17h, será realizada a oficina “Viabilização de Projetos Culturais e as Leis de Incentivo”, ministrada por Cristiana Giustino, gestora e produtora cultural com quase 20 anos de atuação. A oficina foi contemplada pelo Programa Cultura Presente nas Redes, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e será disponibilizada gratuitamente dia 23 de agosto, às 17h, no canal do You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=Cecb38JMfMY&feature=youtu.be.

Cristiana Giustino já desenvolveu e produziu cerca de 70 iniciativas culturais e institucionais no Brasil e no exterior, especialmente dos segmentos audiovisual e artes cênicas. Presta serviços de produção para diversas empresas produtoras, grupos e artistas. Atua também como parecerista técnica de projetos culturais em instituições públicas de nível municipal, estadual e nacional.

O objetivo da oficina é capacitar fazedores de cultura para a viabilização de projetos culturais a partir de conhecimentos sobre a estruturação de projetos e sobre leis de incentivo fiscal à cultura, contribuindo assim à democratização de processos de produção cultural. Dentre os temas abordados pela produtora estão a adequação de projetos culturais, mecanismos de viabilização de projetos, estratégias de captação de recursos e. por fim, leis de incentivo à cultura em âmbitos federal (Roaunet), estadual (ICMS-RJ) e municipal (ISS Rio de Janeiro).

Saiba como participar

Onde: No canal do YouTube - www.youtube.com/channel/UCn8gHEtmOwBiCjhFT3N_QBQ.

Quando: 23 de Agosto, às 17h.

Duração: Tempo estimado de 60 minutos. Mais informações no evento do facebook www.facebook.com/events/349392183088661

sábado, 1 de agosto de 2020

Uma Flip para ficar em casa?

Em 2020, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) pode deixar as ruas para acontecer apenas em ambiente digital

Por Débs Monteiro *

Intervenção artística do Sesc ao ar livre durante a Flip  
(foto Tomaz Silva/Agência Brasil)

Desde 2003, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) transforma a paisagem da cidade de Paraty, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Nos cinco dias do evento, as ruas da região do Centro Histórico passam a ser espaço de celebração para a literatura e outras artes: o burburinho do público substitui o silêncio do cotidiano e a programação intensa oferece a oportunidade do diálogo entre os convidados e o encontro com o público. É um momento de festejar a reflexão e o debate de ideias com respeito à diversidade, além de consolidar a ocupação do espaço público com cultura.

A 18.ª edição da Flip tem como autora homenageada a escritora Elizabeth Bishop (1911-1979) e estava marcada para acontecer entre os dias 29 de julho e 02 de agosto de 2020. Porém, a história do evento começou a mudar quando em 11 de março a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19. Imediatamente os organizadores da Flip se prepararam para acompanhar as incertezas dos tempos excepcionais em que vivemos, com a necessidade de cumprirmos o isolamento social e as dúvidas quanto às perspectivas para a realização de eventos, festas e festivais que motivem a aglomeração de pessoas. 

Mauro Munhoz, diretor da Flip
(foto Tomaz Silva/Agencia Brasil)
Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, conta que no primeiro momento lidou com o sentimento de perplexidade em relação à gravidade das implicações gerais associadas à pandemia. 

“Mesmo com todo o avanço para a atuação em rede, o mundo percebeu que não está preparado para enfrentar uma epidemia como essa, e os desdobramentos, principalmente nas áreas da saúde e da economia, apresentam uma complexidade desafiadora, com um conjunto de variáveis não inteiramente absorvido até agora”, comenta Mauro Munhoz.

A percepção do cenário de crise com a ameaça do coronavírus a nível global exigiu providências. No dia 23 de março, foi anunciado o adiamento da Flip para novembro.

"O programa principal já estava em boa parte definido, em negociações avançadas com autores convidados, parceiros, apoiadores, fornecedores, equipe”, conta Mauro. “Não foi uma decisão fácil, levando em consideração a importância que a Flip assumiu, ao longo do tempo, para o cenário cultural brasileiro e para a dinâmica sociocultural de Paraty", complementa. 

Por isso, aumenta a expectativa quanto à data estabelecida para a realização da Flip, que ainda não está definida. 

“É uma decisão complexa que depende das articulações que a Flip estabelece com a prefeitura e a comunidade”, afirma Mauro.

Na eventualidade do contexto não permitir a realização da Flip presencial, é possível que neste ano o público seja convidado a participar de uma edição totalmente online. 

Público acompanha uma das mesas durante a Flip
(foto Fernando Frazão/ Agência Brasil)
“O inevitável adiamento de julho para novembro nos obrigou a um novo planejamento para migrar ao espaço virtual, com uma programação online em que estamos trabalhando agora para ser anunciada em breve”, revela Mauro.

Para ele a “nova normalidade” se desenhará naturalmente. 

“Como resultado da leitura do mundo neste momento, será uma Flip híbrida, física e virtual nas proporções que a realidade permitir, mas seja em que dimensão for, seu DNA será preservado, valorizando a literatura e as artes como meio para refletir e debater os desafios que o mundo enfrenta”.

O diretor artístico da Flip acredita que, no Brasil, nós teremos a chance de aprender uns com os outros em iniciativas como a Global Association of Literary Festivals, associação da qual a Flip faz parte como sócia-fundadora. Criada no início do ano como um fórum para conectar todos os festivais de literatura do mundo, a Global Association of Literary Festivals vai funcionar promovendo o intercâmbio de iniciativas e a cooperação internacional no segmento, criando a oportunidade dos diferentes festivais compartilharem suas práticas e explorarem parcerias. 

Para Mauro Munhoz, a natureza da Flip pode agregar na compreensão do momento atual justamente porque seu desenho foi inspirado na observação de como os paratienses se relacionaram com as expressões artísticas, bem como com os diferentes períodos que marcam a História de Paraty. 

“A primeira leva de artistas chegou em Paraty nos anos 60, entre eles Maria Della Costa, Sandro Polloni, Themilton Tavares, Hélio Braga, Paulo Autran, Fábio Villaboim, Djanira e outros nomes das artes e das letras, e houve umatroca muito rica durante duas décadas, que reativou a sua tradição de séculos como fértil lugar de encontro de uma forte cultura local com o que vem de fora”. 

Além disso, Mauro lembra o ciclo do tráfico de escravos, o ciclo do ouro, o ciclo do café e agora o ciclo das trocas culturais e da valorização da cultura que brota das comunidades. “Em parceria com as comunidades locais, a Flip busca criar um ambiente propício às trocas, na tradição histórica da cidade como entreposto”. 

Mauro enfatiza que a Flip continuará sendo uma manifestação cultural que ativa o espaço público, reverberando vozes locais e internacionais, mostrando a importância da cultura no fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão com os conflitos e contradições que caracterizam o coletivo.

Caso seja viável acontecer de maneira presencial, aproveitando as potencialidades do espaço físico de Paraty, Mauro assegura que a Flip encontrará seu novo modelo a partir da leitura do território e das circunstâncias. 

“Vale lembrar que já ocupamos a Casa de Cultura de Paraty e a Igreja da Matriz sem as tendas como as conhecemos hoje, e elas já foram instaladas em outro formato, na margem esquerda do rio Perequê-Açu, uma ocupação que contribuiu para revitalizar urbanisticamente aquela área a partir das experiências que a Flip ajudou a estabelecer ali”, menciona Mauro. 

Atividades da Flip na Praça da Matriz
(foto Débs Monteiro)
Na edição de 2019, a arquitetura da Flip consolidou a Praça Aberta, localizada no Areal do Pontal, onde parceiros da Flip ofereceram programação variada ao público e os coletivos e movimentos comunitários da região de Paraty promoveram ações de agroecologia e economia solidária com artesãos, agricultores, artistas e ativistas. No mesmo local as pessoas podiam embarcar no Barco Educativo, transporte gratuito para a Biblioteca Comunitária Casa Azul, eixo central do Programa Educativo da Flip, que vem expandindo suas atividades ao longo dos anos. 

Fundada em 2005, a biblioteca localizada no bairro da Ilha das Cobras tem quase 18 mil livros em seu acervo e oferece programação gratuita para a formação de leitores e o apoio aos professores da rede pública de Paraty. 

“Quando falamos em leitura do território, nos referimos a isso: que relação virtuosa podemos estabelecer com a cidade de forma a beneficiar o espaço público e suas forças vivas?”, questiona Mauro. “É o que temos feito edição a edição desde o início”. 

Mauro celebra que os parceiros da Flip tenham esse entendimento do papel fundamental da cultura no estabelecimento de novos caminhos para mediar a relação das pessoas com o mundo real. O diretor artístico acredita que o futuro não é possível sem a subjetividade. 

“No plano das artes as subjetividades se legitimam, e a objetividade sozinha não dará conta dos grandes desafios que temos pela frente”, finaliza.

* Débs Monteiro é jornalista e trabalha como educadora social em projetos de audiovisual e comunicação.

 

 


sexta-feira, 31 de julho de 2020

Niterói tem feira virtual para adoção de cães e gatos neste sábado

Interessados passarão por entrevistas online e receberão seus novos amigos em casa

(banco de imagem/Pixabay)

Loba e Meg são duas cadelinhas de um ano e um ano e meio, respectivamente, e foram resgatadas nas ruas. As raças são indefinidas, mas é o que menos importa. Elas estão entre os 10 cães e 12 gatos que
 estarão esperando para ganhar um novo lar, neste sábado (01/08), em uma campanha de adoção virtual que será feita pela Prefeitura de Niterói, às 14 horas, em sua página oficial no Facebook. Nos últimos três anos, 1.200 animais foram adotados através das campanhas realizadas pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

As campanhas costumam acontecer no Campo de São Bento, em Icaraí, mas, por conta da pandemia, e para não deixar que os animais fiquem sem uma nova casa, o CCPAD optou por realizar a campanha de adoção online. Atualmente esses animais estão com protetores independente da cidade e serão entregues na casa do adotante, somente em Niterói. Os bichinhos adotados receberão um microchip para identificação.

“Estamos realizando nossa primeira live de adoção, a expectativa é que seja um sucesso. Os tempos são outros e, como não podemos realizar a campanha presencial neste momento, optamos pela feira de adoção virtual. O que não podemos é deixar nossos amigos sem bons lares”, afirmou Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói.

Quem pode adotar
Para adotar, as pessoas precisam ser maiores de 18 anos e apresentar original e cópia da carteira de identidade e do CPF, além de comprovante de residência. Será feita uma breve entrevista com a protetora responsável pela adoção, através de chamada de vídeo, que servirá para verificar as condições em que o animal vai permanecer após ser adotado. O objetivo é avaliar o local onde os bichos vão morar para garantir que ele terá um lar seguro.
Assim que o candidato for aprovado, será agendado o dia em que o animal será entregue. Todos os animais irão castrados, vacinados e microchipados. Dessa forma, caso o bichinho seja abandonado ou se perca, será possível reconhecê-lo através de um leitor. A prática já é executada pelas equipes municipais de adoção.
“É de grande importância que os interessados na adoção tenham a consciência de que esses são animais ainda mais especiais, e que vão precisar de mais atenção e carinho dos donos”, ressaltou o coordenador do CCPAD, que explica que, tão logo seja possível, o evento “Adotar é o Bicho!” voltará a acontecer  presencialmente no Campo de São Bento.

Conheça alguns dos animais que estarão disponíveis para adoção

> Angel e Paul são dois gatinhos que foram resgatados com dois dias de vida dentro de uma caixa de papelão. Hoje, estão com 75 dias. Angel adora beijos na barriga. Já se joga de barriga para cima quando vê os seus cuidadores. Paul, o cinza, ama beijos no pescoço e carinho em qualquer parte do corpo.






> Loba, de um ano, estava nas ruas. Ela possui pelo preto e não tem raça definida, mas é muito doce e adora um carinho.






> Meg é uma cadela muito afetuosa, de porte médio. Tem cerca de um ano e meio, gosta de brincar e correr.

Coluna Música no Ar (Som, Áudio e Tecnologia)

Por  KAKAO Figueiredo

KKO.Studio

www.kkostudio.com

(21) 999715304 (whatsapp)

 

@ Tudo novo, outra vez! O KKO.Studio, volta a atender aos seus clientes. Álcool em gel, uso de máscaras, desinfecção de sapatos, limpeza de microfones, cabos, pedestais, etc, tudo seguindo as novas normas de proteção.

Foi estipulado o intervalo mínimo de 30 minutos entre cada cliente, para que a sanitização possa ser feita, inclusive dos filtros do ar refrigerado.

As gravações, produções, lives e ensaios já estão rolando de vento em popa. Para mais informações, acesse: www.kkostudio.com ou entre em contato e e faça sua reserva pelo whatsapp : (21) 999715304. E bem vindos ao "Novo Normal"!

@ A lendária banda “Casa das Máquinas” disponibilizou em todas as plataformas de música digital mais um single de seu novo álbum. "Brilho nos Olhos" é a segunda música inédita que a banda apresenta após 44 anos sem gravar. A primeira foi “A Rua”, que também já está nos players via Monstro Discos.

"Brilho nos Olhos" dará também nome ao novo álbum da banda, o primeiro só de composições novas desde "Casa de Rock", lançado em 1976. A música é uma parceria de Mario Testoni (voz e teclados) com o guitarrista Cadu Moreira e surgiu de um bate-papo do tecladista com Ernst Kurt Clauss, direto da Irlanda.

A banda mostra um som ainda mais progressivo, com bons sintetizadores e órgãos, um som gostoso de ouvir. Fundada em 1973, a "Casa das Máquinas" é uma das bandas mais importantes do hard rock e do progressivo nacional e até hoje é influência direta para muitas bandas do estilo.

A banda encerrou as atividades em 1977 e retornou em 2007, mas somente agora a "Casa" prepara um disco totalmente inédito. Atualmente, o grupo é formado por Testoni (voz e teclados) e Marinho (voz e bateria), membros das primeiras formações, além de Cadu Moreira (voz, guitarra e violão), Geraldo Vieira (voz e baixo) e Ivan Gonçalves (voz). Vamos ouvir , acompanhar e aguardar!

@O Gênesis anunciou na sexta, dia 24 de julho, o adiamento da tão aguardada turnê de reunião, marcada para acontecer em novembro e dezembro deste ano no Reino Unido e Irlanda.

Devido à pandemia de coronavírus, as novas datas da "The Last Domino" passaram para abril de 2021. Além disso, a banda adicionou mais duas apresentações à turnê: a primeira, no dia 07 de abril na Utilita Arena, em Birmingham e a segunda, no dia 30 de abril na O2 Arena em Londres.

Continuamos com a vontade de ter o Genesis no Brasil! Quem sabe, não custa sonhar com Phil Collins (vocal, bateria), Tony Banks (teclado), Mike Rutherford (guitarra, baixo), Daryl Stuermer (guitarra, baixo) e Chester Thompson (bateria) tocando por aqui.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Quando arte e realidade se misturam

Jovem fotógrafo de apenas 23 anos,o gonçalense Davi Fernandes se torna pioneiro no Brasil com sua técnica e estilo

Fotos de Davi Fernandes
Uma mistura natural e ao mesmo tempo surreal e cinematográfica. Esse é o trabalho do fotógrafo Davi Fernandes. Com apenas 23 anos, o jovem gonçalense trabalha com fotografia desde os 15 anos de idade.

A fotografia começou como um hobbie e tudo que queria era se divertir tirando fotos com seu celular. Mas a partir de um momento as coisas começaram a ficar mais sérias e Davi começou um profundo estudo na área, como leituras e cursos gratuitos, pois não tinha como bancar os cursos que na maioria da vezes são caros.

"Após um tempo, entrei na faculdade de jornalismo e comecei a procurar emprego. Consegui uma vaga como editor de fotografia de um jornal de esportes muito renomado e lá aprendi ainda mais e aperfeiçoei minhas técnicas de edição. Foi uma grande escola para mim", destaca ele.

Mas Davi ainda não se via realizado e decidiu largar tudo, pedindo demissão do seu último trabalho e se dedicar 100% à fotografia. Foi então que após estudos do mercado e aplicação de técnicas, ele começou a trazer elementos para fotografia brasileira que ainda não haviam sido explorados de forma tão original.

"Meu objetivo era trazer um trabalho com leveza para o público e meu retorno foi muito positivo.

A mistura da fotografia com edições em locais inesperados é um desafio fascinante para o jovem. "Acabo me transportando para um mundo onde o irreal é possível e trazer isso para as fotos dos meus clientes é algo que os chama, sabe?", comenta.

Para Davi, a fotografia é uma forma de expressão do seu sentimento com o mundo, e com tudo a sua volta.

"A fotografia desperta o sentimento e emoção dentro das pessoas, e isso traz alento para quem se identifica com ela. A arte é o fogo do mundo, e a fotografia é uma das ferramentas que se pode utilizar para fazer o fogo e iluminar o ponto que você deseja que a sociedade veja. Através dela você pode mostrar seu ponto de vista ou sentimento sobre algo, para as pessoas", conta Davi.

O fotógrafo Davi Fernandes

A arte está enraizada na vida de Davi, pois além de fotógrafo, ele também é músico e tem como hobby desenhar quando está de folga. Sua maior distração é visitar museus, mostras, ir ao teatro e ao cinema, entre outros programas que remetam à arte.

A relação das redes sociais, internet e fotografia na vida das pessoas, é algo que chama atenção de Davi. Suas redes sociais possuem um alcance excelente, mesmo sem nenhum tipo de patrocínio. No Instagram são mais de cinco mil seguidores e no Twitter, mais de oito mil. Alguns posts onde ele apresenta seu trabalho chegaram a ter mais de 18 mil curtidas e mais de 7 mil compartilhamentos.

Com a pandemia do Covid-19, o trabalho ganhou outra forma, pois, começaram a surgir os ensaios on-line através de aplicativos e ele consegue fazer fotos de pessoas de qualquer lugar do mundo.

"A fotografia acaba sendo um meio de você se comunicar com as pessoas de forma impactante, trazer de forma rápida e objetiva um ponto de vista a ser discutido e despertar sentimentos nas pessoas de maneira rápida e profunda", conclui. Para conhecer mais o seu trabalho, basta segui-lo nas redes: @davifp no Instagram; e no Twitter @davi_p , além do site 


Sementes da Educação

Vem aí a segunda temporada da série que traz à tona iniciativas inovadoras de Educação em todo Brasil

A série de TV traz 13 iniciativas inovadoras de Educação (foto divulgação/ Hygor Amorim)



Um programa que nos leva a uma viagem pelas cinco regiões do país, através de experiências inovadoras na área de Educação: assim é a série documental "Sementes da Educação", uma produção original da Oz Produtora, realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Prestes a estrear sua segunda temporada na programação do Cinebrasil TV, a série é composta de 13 episódios de 26 minutos, que buscam valorizar projetos bem sucedidos de Educação, e mostrar a importância da integração das escolas com a comunidade local.

"É senso comum afirmar e reproduzir que a educação do país vai de mal a pior e que cabe ao Estado tomar providências. A intenção desta série é mostrar iniciativas que - muitas vezes com estrutura mínima - conseguiram transformar realidades locais e propiciar educação de qualidade para seus alunos", conta Hygor Amorim, diretor geral e criador da série.

Gravados antes do início da pandemia de coronavírus, os programas foram realizados por uma equipe que percorreu mais de 18.000 quilômetros em todo o país, registrando - de forma sensível, próxima e envolvente - diversas atividades como aulas, esporte, oficinas e vivências agrícolas e artísticas.

Após o sucesso da primeira temporada do programa - que além da exibição no Cinebrasil TV, também está disponível gratuitamente na plataforma Videocamp - nesta segunda temporada, somos convidados a "viajar" e aprender com as experiências de educadores, pedagogos, pais e alunos, todos de forma integrada e compartilhada.

Cada episódio conta também com depoimentos e reflexões de especialistas como José Pacheco, renomado educador, pedagogo e pedagogista português, criador da “Escola da Ponte”, focada na autonomia e protagonismo do aluno. A série tem ainda a participação de Vânia Massabni, professora doutora da Universidade de São Paulo (ESALQ); Aline Sommerhalder, professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE); Jarina Rodrigues Fernandes, professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Ilza Joly, professora e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE).

"Acreditamos no poder transformador do audiovisual, que somado à educação pode transformar vidas e inspirar muitas pessoas. Com esta segunda temporada, esperamos atingir um público ainda maior, levando as ‘sementes’ da verdadeira ressignificação para dentro de nossas escolas. O mundo precisa de pessoas no papel de agente de transformação e é isso que a série desperta em todos nós", complementa Hygor Amorim.

Para saber mais sobre a série, e conhecer os detalhes sobre os temas e os projetos educacionais que farão parte desta temporada, siga @sementesdaeducacao no Instagram e Facebook, e acesse o canal no Youtube “Sementes da Educação”.


Sobre a Oz Produtora

Atuando há 17 anos no mercado audiovisual, a Oz Produtora está baseada em São Carlos (SP), e possui mais de 900 projetos em seu portfólio, como vídeos institucionais, publicitários, documentários, séries para TV e projetos culturais.

A empresa produz do roteiro à finalização comerciais para televisão, vídeos institucionais, de treinamento, documentários, técnicos, videoclipes, animação 3D e 2D tradicional, realidade virtual e aumentada, efeitos visuais, vinhetas e pós-produção, totalizando mais de 300 títulos registrados na Ancine. Para conhecer mais, acesse o site da Oz Produtora.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Leia a edição do Jornal Casa da Gente de Julho/2020


O Jornal Casa da Gente está nas ruas e também on line. Para ver e baixar a edição completa em formato digital, acesse AQUI

terça-feira, 30 de junho de 2020

Pestalozzi Niterói lança curso on-line sobre técnica de interação por animais


Estão abertas as inscrições para o curso Interação Mediada por Animais, oferecido pela Escola Superior Pestalozzi. As aulas são todas no sistema on-line e ministradas pela professora Vivian Gomes, médica veterinária, doutoranda pela Universidade Federal Fluminense. O investimento é de apenas R$60,00 em uma única parcela no ato da inscrição. Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.pestalozzi.edu.br.
Dividido em três módulos e com um total de 13 vídeos-aula, o curso é destinado a profissionais e estudantes da área de saúde, educação e reabilitação que desejam se aprofundar na técnica do uso de animais como apoio ao tratamento de pessoas com deficiência ou idosos, além de familiares desse público.
“Cresce a cada ano estudos na área da medicina veterinária sobre os benefícios do relacionamento entre animais e humanos visando o bem estar físico e emocional do homem. Nosso curso visa estimular e orientar profissionais que desejam aprimorar essa técnica”, enfatiza a professora Vivian.
Por ser um curso livre, ele é destinado a qualquer pessoa interessada no tema, independente de ter graduação ou não. O objetivo é promover um treinamento básico sobre a técnica, exemplificar os estudos sobre os benefícios já aplicados, mostrar a sua aplicação em diversas esferas, definir o que é necessário para a aplicação da terapia e enumerar os cuidados que se deve ter com o animal terapeuta.


Canto de Itaipu de cara nova


Estrutura renovada conta com paisagismo, praça de eventos, rampa de acessibilidade ao banho de mar e edificações de apoio para a atividade pesqueira

O Canto de Itaipu está de cara nova: a Prefeitura de Niterói entregou na última quinta-feira, dia 25 de junho, o resultado da requalificação urbana completa do local. Após sete meses de trabalho, a área próxima à praia, na Região Oceânica, recebeu restauração paisagística, com a organização dos estacionamentos. Além disso, o local ganhou uma praça de eventos, uma rampa com acessibilidade ao banho de mar para as pessoas com dificuldades de locomoção, deck de madeira, além da construção de pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Neves ressaltou que a renovação contribuirá para fomentar e desenvolver a economia local.

“Esta obra possibilitou um melhor ordenamento do espaço público, evidenciando ainda mais o patrimônio local, aumentando as potencialidades turísticas e valorizando a cultura pesqueira tradicional nesta região, além de ser um projeto que priorizou a questão da acessibilidade, com inclusão social”, enfatizou Rodrigo Neves.

O processo de intervenção teve a participação dos moradores, comerciantes, pescadores e agentes do patrimônio histórico cultural. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag), por meio do programa PRO-Sustentável da Região Oceânica Sustentável, e contou com investimentos da Cooperação Andina de Fomento (CAF), no valor de R$ 1,9 milhão.

Com a conclusão desta segunda etapa do projeto, foram entregues três pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira, que conta com a participação da Coordenação da Economia Solidária. A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Mariano, e o coordenador regional da Região Oceânica, Rubens Branquinho, participaram da entrega da segunda fase das obras e explicaram as iniciativas que já estão sendo estudadas para o uso destes espaços.

“Vamos buscar a parceria de instituições como o Sebrae para a realização de cursos de capacitação e fomento dos comerciantes e pescadores”, disse Rubens Branquinho. “Através de ações da Economia Solidária, nosso objetivo é a inclusão de todos os setores, com a realização de reuniões, palestras e cursos. Estaremos atuando aqui com uma equipe da assistência social orientando, apoiando e esclarecendo possíveis dúvidas”, acrescentou Flávia Mariano.
A presidente da colônia de pescadores Z7, Lidiane Vieira, lembrou que as melhorias eram uma antiga reivindicação dos pescadores e moradores da região.
“Estamos muito gratos com esta obra. Será uma forma de recomeço para nos organizarmos, um incentivo para todos nós pescadores, moradores e visitantes”, afirmou Lidiane.