domingo, 30 de setembro de 2018

Confira se seu título de eleitor está regular

Eleitores podem consultar situação dos títulos e esclarecer dúvidas no site do TRE

Eleitores do estado do Rio de Janeiro que estejam em dúvida com relação à regularidade de sua situação eleitoral, podem consultar a situação do seu título através do site do www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral. A busca pode ser feita tanto pelo nome completo e data de nascimento, quanto com o número do título de eleitor.
Em nota oficial, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) esclareceu que, no estado do Rio, o cadastramento biométrico obrigatório foi realizado apenas em sete municípios: Armação dos Búzios (2009), Niterói (2013), Rio das Ostras (2017), São João da Barra (2017), Queimados (2018), Trajano de Moraes (2018) e São Sebastião do Alto (2018). Nessas cidades, os eleitores que não compareceram ao procedimento no prazo estipulado à época e ainda estão com o título cancelado não poderão votar. 
Nos demais municípios fluminenses, a biometria foi realizada de forma não obrigatória (sem prazo final), ou seja, os eleitores que não realizaram o procedimento poderão votar normalmente nas eleições em outubro, desde que não estejam com o título cancelado ou suspenso. 
Nesses casos, no dia do pleito será utilizado o sistema de identificação híbrida, ou seja, os eleitores que já tenham feito a biometria, assim como aqueles que tiveram seus dados biométricos compartilhados pelo Detran-RJ, serão identificados pelas digitais, enquanto que os demais serão identificados de forma usual.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Prefeito de Niterói anuncia novo edital de audiovisual com investimento de 20 milhões de reais

Durante a solenidade, também foi formalizada a criação do Museu do Cinema Brasileiro

Por Veronica M. de Oliveira

Niterói terá um novo edital de Fomento ao Audiovisual, com investimento de R$ 20 milhões. O lançamento será em novembro, mês em que se comemora o aniversário da cidade, com R$ 4 milhões da Prefeitura e R$ 16 milhões da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Ministério da Cultura. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves nesta quinta-feira, dia 27, em solenidade no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), durante a cerimônia marcada também pela assinatura do decreto para a criação do Museu do Cinema Brasileiro.
 “No aniversário da cidade, em novembro, nós vamos lançar um novo edital com a Ancine e acertamos com o Sérgio (Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura) que, a cada real que a prefeitura colocar, nós vamos ter quatro reais da Ancine”, sentenciou.
Na ocasião, houve a assinatura do decreto para a criação do Museu do Cinema Brasileiro, dando assim mais um passo decisivo na consolidação do projeto, lançado há um ano, que pretende tornar “Niterói cidade do audiovisual”.
O evento marcou também o anúncio dos 39 projetos selecionados pelo edital de fomento ao audiovisual, resultado homologada em Diário Oficial no dia 25 de setembro. A seleção premiada conta com 4 longas-metragens; 10 curtas-metragens; 7 produtos para TV (entre obras seriadas e telefilmes); 4 mostras e festivais; 3 iniciativas de fomento a cineclubes; 4 projetos para projeção em espaços urbanos; 4 propostas para produção e difusão em novas mídias; e 3 projetos de pesquisas.
Diante de uma plateia reunindo cineastas, alunos e professores da Universidade Federal Fluminense, e secretários do município, Neves parabenizou os contemplados e confessou que não vê a hora de assistir às produções originárias desse incentivo.  
O prefeito de Niterói também assinou um convênio da Prefeitura com a Universidade Federal Fluminense para criação do Programa de Formação em Cinema e fez um balanço da sua gestão, não somente no que tange a cultura, como também em outras pastas, como saúde e habitação.
Entre as autoridades presentes, estavam o secretário municipal de Cultura de Niterói, Marcos Gomes; o presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz; Leonardo Lima, representante da Ancine; subsecretária de Cultura, Daniele Negromonte, e a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle, Giovanna Victer.
Nasce um museu
Em tempos de perdas significativas da memória cultural brasileira, Niterói se prepara para sediar um dos mais modernos museus interativos do país. O Museu do Cinema Brasileiro é fruto de uma emenda apresentada pelo deputado federal Chico D´Angelo no valor de R$ 1,5 milhão ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
O MCB ficará abrigado no prédio anexo ao Reserva Cultural, também projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e terá uma grande sala no centro e dezenas de telas espalhadas pelo museu, onde serão exibidos trechos de filmes de produção nacional. Também contará com galerias de personagens, cartazes e linha do tempo da história do cinema catalogado por décadas, entre outras inovações.

Uma fábula sobre amor, amizade e revolução!



Por Christian Jafas *

Estreia nesta sexta, 28/09, às 19h10, no Cine Arte UFF, o novo filme de Helena Ignez, “A moça do calendário”, com sessões gratuitas. Em tempos de debates acalorados sobre movimentos sociais, regimes totalitários, reforma agrária, privatização, feminismo e às vésperas das eleições presidenciais, o filme de Ignez surge assustadoramente atual e já se coloca como uma produção obrigatória para quem quer compreender um pouco os antagonismos que assolam nossas redes sociais.

Os personagens principais foram esculpidos por Rogério Sganzerla para um curta-metragem jamais realizado e coube à Helena preencher as lacunas do enredo. Iara, a magnetizante Djin Sganzerla, e Inácio, o premiado André Guerreiro Lopes, nos propõem um passeio por uma São Paulo cortada pelas ciclovias e longas avenidas. As discussões, pensamentos e questionamentos dos personagens ora são pano de fundo ora emergem numa virulenta manifestação física e emocional através do afiado elenco.

Obra rara que se situa dentro do universo mítico criado por Sganzerla, muso inspirador de Helena e das filhas Djin, atriz, e Sinai, produtora, “A moça do calendário” é um filme com viés feminista que aproxima homens e mulheres ao invés de afastar. Ao fim é impossível não se apaixonar por Iara e Inácio. O filme recebeu sete prêmios no 41º Festival Guarnicê de Cinema, incluindo Melhor Ator para André Guerreiro Lopes. As sessões gratuitas no Cine Arte UFF são um presente para o público de Niterói.

Veja mais detalhes sobre o filme nos links abaixo.

Programação completa:

Siga as novidades na fanpage do filme:

* Cineasta e jornalista, Christian Jafas escreve sobre cinema desde 2002 quando criou o blog “Imagem em Movimento”. Já atuou como crítico do site Almanaque Virtual participando da cobertura do Festival do Rio. Dirigiu o documentário “Cine Paissandu: histórias de uma geração” sobre o lendário cinema que formou a Geração Paissandu nos anos 60 e marco de resistência contra a ditadura.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Clube Central com shows, esporte e programação social

Vitor Sávios, cover do Tim Maia, é uma das
atrações musicais deste mês

Após a grande festa de 98 anos da agremiação, e de sediar a abertura do Rio Tango Festival, o Clube Central se prepara agora para celebrar a chegada da primavera, com show de Vitor Sávios, cover do Tim Maia, a ser realizado no sábado, dia 22 de setembro, na Wisqueria, a partir das 21h.
No dia 28 de setembro, a atração musical da Sexta Dançante será Hélcio Luiz, que irá cantar Altemar Dutra, a partir das 20h. Os ingressos estão sendo vendidos a R$10,00 (sócios e parcerias) e R$20,00 (convidados).
Já no sábado, dia 29, Renato Rio Blues e sua banda se apresentam no sábado, dia 29, às 21h na Wisqueria, com convites sendo vendidos a R$30,00. Mais informações na secretaria do Clube ou pelo telefone (21) 2711 0899.
Presidente Elder Muniz em evento do Dia dos Pais
O presidente Elder Muniz comemora também o sucesso da homenagem ao Dia dos Pais, com um delicioso almoço, música de qualidade e sorteio de vários brindes no salão nobre.
Esporte
O Clube Central sagrou-se campeão da 4a. Copa ANBS de Beach Soccer Feminino Adulto, no início deste mês de setembro.
Já a equipe adulta de Handebol de Praia disputou em Campinas mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de areia, conquistando o terceiro lugar. A final do Brasileiro será nas areias de Niterói em dezembro.


Canto do Rio: Ginástica Rítmica e Futebol em alta


O Cantusca está tendo uma excelente performance no Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica. As atletas já conquistaram 39 medalhas nas três etapas da competição. A terceira etapa aconteceu no próprio Canto do Rio, no sábado, dia 1 de setembro. A equipe se saiu muito bem, com bons resultados em todas as apresentações.
 “A terceira etapa foi muito positiva pra nós. As meninas entraram com tudo. Tivemos várias campeãs no individual geral, e vencemos quase todas as provas por equipe”, comemorou a técnica Vanessa Dornellas.
A última etapa acontece no dia 10 de novembro, com apresentações individuais e de conjunto. Nesta etapa, será decidida também a classificação final das equipes, com o somatório de todas as etapas.
“A quarta etapa é extremamente importante: muitas coisas se definem e a gente está em busca do nosso propósito maior que é o Troféu Eficiência”, completou Gisele Matta, técnica que treina a equipe Happy Gym juntamente com Vanessa.
O Canto do Rio também terá representantes no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica que acontece em outubro em São Paulo. Após ficarem entre as primeiras colocadas no Torneio Regional Sudeste, as ginastas Gabriele Souza, 18, Amanda Fernandes, 20 e Eduarda Oliveira, 20, do Canto do Rio, se classificaram para a etapa nacional. As três atletas representarão a região sudeste na competição.
Música ao vivo
Todas as sextas, a partir das 18h, no Hall Social, o Canto do Rio baila em ritmo de Seresta. Já aos domingos é a vez do projeto Domingueira Dançante, sempre às 19h, no Salão Nobre do Clube. Os eventos são sempre gratuitos para sócios. Mais informações pelo telefone (21) 2717 5023 ou ainda pelo site: http://www.cantodoriofc.com.br/


domingo, 16 de setembro de 2018

Clube Português de Niterói: Mais um ano de sucesso da Quinta do Santoinho


Um dos festejos mais tradicionais e aguardados na programação do Clube Português de Niterói, a "Quinta do Santoinho" foi mais uma vez um grande sucesso. O evento, realizado na tarde de domingo, dia 9 de setembro, teve lotação máxima, e contou com a animação do conjunto Típicos da Beira, e participação do Rancho Folclórico Luis Vaz de Camões. Comidas típicas, vinho do Pipo e doces portugueses tradicionais completaram o clima de celebração cultural da festa. A diretoria da agremiação - tendo no comando o presidente Fernando Guedes, ao lado de sua primeira dama - marcou presença no evento. A dedicação e esforço da vice-presidente social Zenir Mello para que todos os detalhes saíssem como planejado também foi destaque.
"Conseguimos mesclar um pouco a parte brasileira junto à cultura lusa. A banda Típicos da Beira fez um show bem variado. Nossa satisfação foi ver o salão repleto de muita animação e clima de confraternização", afirmou Zenir.
A programação cultural do Clube não pára: no dia 28 de setembro, é a vez da "Sexta Dançante", a partir das 19h, com Musicalização de Reinaldo Silva e dançarinos. Os ingressos estão sendo vendidos ao valor de R$10,00, sendo que associados do Clube Português e de parcerias (da ACN) não pagam. Bebidas e petiscos também estarão disponíveis à parte.

Em outubro, no dia 21, às 12h, é a vez do cantor Marco Vivan entrar em cena. Com um repertório variado, o músico promete levar o público ao delírio, numa tarde com almoço incluído. Para convites e mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2717 4225. O Clube Português de Niterói fica na Rua Professor Lara Villela, 176, no Ingá.



sábado, 15 de setembro de 2018

Espaço Cinema da Câmara com programação especial para o mês do idoso


Em comemoração ao mês dedicado ao idoso, a Câmara de Vereadores, através do Projeto Espaço Cinema apresenta, excepcionalmente, duas sessões voltadas ao público específico durante o mês de outubro. Nos dias 9 e 10, às 15 horas, o filme exibido será “Duas de mim”, dirigido por Cininha de Paula.
Trazendo no elenco Thalita Carauta, o cantor Latino, Alessandra Maestrini, Maria Gladys, Letícia Lima e Márcio Garcia, entre outros, a comédia brasileira, produzida em 2017, teve quase 270 mil expectadores quando esteve em cartaz. Com 1h22min de duração, conta a história de Suryellen (Thalita Carauta), uma cozinheira que trabalha duro para manter sozinha o filho pequeno, a irmã mais nova (Letícia Lima) e a mãe (Maria Gladys).
Um dia, após encontrar uma doceira mágica (Stella Miranda), seu pedido vira realidade e ela se divide em duas. Só que sua cópia, idêntica fisicamente, tem claras diferenças de personalidade, sendo muito mais extrovertida e corajosa. A ideia seria dividir as tarefas com a comparsa, mas logo Suryellen percebe que sua sósia tem planos próprios.
A programação especial é uma parceria da Câmara com a Secretaria Municipal do Idoso para o mês de outubro. O filme será exibido no Auditório Cláudio Moacyr, que fica localizado no segundo andar. Uma rampa de acesso na parte externa e um elevador na parte interna, podem ser usados por pessoas com dificuldade de locomoção. A entrada é franca e 50 senhas serão distribuídas antes do início das sessões.
Exposição  de esculturas no Salão Nobre
             A exposição "Emoção & Movimento", com trabalhos da professora de artes plásticas Jo Grassini e seus alunos fica até dia 8 de outubro, no Salão Nobre Aluízio Albuquerque Silva do Valle da Câmara de Vereadores de Niterói, localizado no segundo andar. Com 24 peças produzidas em pedra sabão, resina, cerâmica, bronze, ferro e outros materiais, a exposição pode ser visitada, gratuitamente, de segunda à sexta-feira, entre 10 e 16 horas.
            A artista plástica tem mais de 30 anos de experiência e um atelier de esculturas montado no bairro de Icaraí. Nessa mostra os trabalhos são dos alunos Ana Abreu, Ana Sobral, Cira Jaguá, Chris Portugal, Claire Bonnemasou, Cláudia Galindo, Fátima Nunes, Ilse Paula, KK Melo, Lúcia Romeu, Marcela Lanna e Robert Pries, que expõem seus universos artísticos particulares com esculturas delicadamente desenvolvidas aos olhares da professora.


Prefeitura de Niterói fecha convênio com o Disque Denúncia


A Prefeitura de Niterói fechou um convênio com o Disque Denúncia para receber denúncias anônimas sobre ações criminosas de todos os tipos, através do telefone (21) 2253-1177, do whatsapp (21) 55 21 99973-1177 e dos aplicativos da instituição. O acordo é mais uma ação do pacote de medidas do Pacto Niterói Contra a Violência. O prefeito assinou recentemente o convênio. Na ocasião, ele também sancionou a lei municipal que autoriza a parceria do município com o Disque Denúncia.
 “Com essa parceria, Niterói passa a ser a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a ter uma estação de trabalho específica dentro da estrutura do Disque Denúncia e isso se soma ao conjunto de esforços que estamos fazendo para promover uma melhor e mais eficiente segurança pública em Niterói, que é o nosso grande desafio”, disse o prefeito.
 O Disque Denúncia é uma central de atendimento especializada em atender a população que vivencia ou presencia ações criminosas, mantendo o seu anonimato.
“Os relatos recebidos através das ligações anônimas são repassados às autoridades competentes com rapidez e eficácia. Teremos um núcleo dentro da nossa estrutura para monitorar exclusivamente as denúncias vindas de Niterói e repassá-las as autoridades na cidade”, disse o presidente do Disque Denúncia, Zeca Borges, durante a assinatura do convênio.
O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Márcio Guimarães afirma que as denúncias que chegarem através da linha disponibilizada serão importantes para o planejamento das ações do batalhão.
“Nós estamos nos preparando para readaptar nosso setor de inteligência e assim dar o retorno desejado a sociedade sobre essas informações que estão por vir”, disse o coronel Guimarães.
A lei sancionada pelo prefeito, que autoriza o convênio com o Disque Denúncia determina também que todos os ônibus, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e condomínios da cidade tenham em local visível cartazes com o telefone do Disque Denúncia.
Há 22 anos o Disque Denúncia tem sido um canal de exercício da cidadania e de integração entre a população e as autoridades de segurança pública, produzindo grandes campanhas de mobilização social para ajudar a solucionar problemas que afligem pessoas, comunidades, bairros e cidades. 
O Disque-Denúncia opera em uma estreita parceria com a Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, recebendo as denúncias, segmentando-as por tipo de ocorrência, difundindo-as para as autoridades responsáveis, cobrando e divulgando seus resultados através da Imprensa. Desde sua criação, em 1995, o Disque Denúncia cadastrou mais de 2,3 milhões de denúncias.


Cubango abre audição para ala de passistas


A Acadêmicos do Cubango realizará audição para novos integrantes em sua ala de passistas rumo ao Carnaval 2019. Os candidatos - homens e mulheres - devem comparecer nos dias 19 e 26 de setembro, na quadra da escola, às 20h. Para fazer a inscrição é necessário levar RG, CPF e foto de corpo inteiro. Os cadastros serão feitos no próprio dia da audição.
As vagas contemplam homens de 18 a 50 anos, e mulheres de 18 a 40 anos. A direção da ala de passistas pede também que os candidatos compareçam com roupas confortáveis e salto alto(mulheres). Quem se destacar integrará a ala comandada por Marluci Azevedo. A quadra da agremiação fica na rua Noronha Torrezão, 560, em Niterói. Em 2019, a Acadêmicos do Cubango será a última escola a desfilar no sábado de folia.


CDL promove encontros entre empresários e candidatos a Deputados Estadual e Federal

Primeiro encontro foi com candidatos a Deputado Estadual
(foto divulgação)

A CDL Niterói  abriu suas portas para promover um encontro entre candidatos a deputados estaduais e federais e empresários do município. O objetivo é conhecer as propostas dos candidatos para o setor de comércio e serviços de Niterói e expor os principais temas levantados pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) para o segmento.
Na sexta, dia 14 de setembro, candidatos à Assembléia Legislativa participaram do evento que reuniu dezenas de lojistas. Na terça, dia 18, o projeto terá continuidade com os candidatos à Deputado Federal.  Os comerciantes e empresários que desejam participar do encontro devem se inscrever gratuitamente pelo telefone (21) 2621-9919. As vagas são limitadas, por isso recomendamos que a inscrição seja feita com antecedência.
Ao final do encontro, a CDL Niterói está apresentando aos candidatos uma carta de compromisso para com as pautas consideradas prioritárias pela instituição. Os candidatos estão livres para assiná-las ou não, cientes de que, caso eleitos, serão cobrados pela classe empresarial.
 “A CDL está empenhada em lutar pelos interesses dos comerciantes de Niterói e promover debates democráticos para a exposição de boas ideias e projetos que favoreçam o setor de comércio e serviços do município.”, comenta Luiz Vieira, presidente da CDL Niterói.