quarta-feira, 16 de abril de 2014

Prefeitura de Niterói anuncia licitação para construção de Centro Integrado de Segurança Pública



A Prefeitura de Niterói publicou no Diário Oficial do Município o aviso da concorrência pública para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), empreendimento que vai monitorar todos os bairros do município com 500 câmeras. O investimento será de R$ 6,5 milhões, sendo R$ 3,5 milhões do governo federal e o restante da prefeitura. O prazo estimado de conclusão da obra é de 16 meses.

O Cisp será construído na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Piratininga, e terá 1.756 metros quadrados de área construída. No prédio, que terá subsolo, quatro pavimentos e cobertura, vão funcionar o Centro de Comando e Controle de segurança, uma central de monitoramento de trânsito e também abrigará a sede da Administração Regional da Região Oceânica.

A construção do Cisp integra-se a uma série de medidas para melhorar a segurança em Niterói. Outras iniciativas foram a ampliação da presença da Guarda Municipal nas ruas, a criação do Regime Adicional de Serviço, a implantação do programa Patrulha Escolar, com a guarda patrulhando o entorno das escolas municipais, o Calçada Livre, de atuação na ordem pública, e a convocação, nos próximos dias, do concurso público para dobrar o efetivo da guarda, que será realizado ainda neste semestre.

O projeto do Centro Integrado de Segurança Pública prevê a integração, em um mesmo espaço, das forças de segurança do município (Guarda Municipal), do Estado (polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros), e federais (polícias federal e rodoviária federal).

O prefeito Rodrigo Neves destaca que, apesar de a segurança pública ser uma atribuição dos estados, segundo a Constituição, é fundamental a participação das prefeituras em ações para combater a violência.
"As prefeituras podem ajudar a enfrentar esse problema da insegurança e nós estamos fazendo isso aqui em Niterói. E para esse enfrentamento buscamos parcerias com os governos estadual e federal. No caso do Cisp, apresentamos o projeto ao Ministério da Justiça, que o aprovou e liberou recursos. Com união e iniciativas integradas, vamos devolver a tranquilidade para a população de Niterói”, afirma Neves.





Novo mobiliário urbano a partir de maio


Conforto, proteção, informação e segurança. Estes são alguns dos benefícios que a implantação do novo mobiliário urbano trará para a Niterói a partir de maio. Realizada pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a colocação dos novos aparelhos engloba, entre outros itens contratados, 300 abrigos de ônibus, 80 relógios eletrônicos, 500 placas de rua, 26 bicicletários com 10 suportes, 1.500 direcionadores de pedestre, 3 painéis eletrônicos, 90 totens de informação institucional, 30 aspersores e 140 totens publicitários. 
"Serão cinco anos para a instalação de 100% do mobiliário, o que totaliza 2.953 itens, ou seja, o dobro do que temos atualmente na cidade", comemorou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.
A empresa Allspace, do grupo Kallas, foi a vencedora da licitação ocorrida no mês de fevereiro. Com mais de 30 anos de atuação, a empresa formará um consórcio denominado Kallas Niterói para dar andamento aos trabalhos no município. De acordo com o contrato, 20% do total dos aparelhos deve ser instalado a cada ano.
De acordo com a secretária, a Alameda São Boaventura, no Fonseca, que vem passando por diversas melhorias, será o primeiro local a receber os novos mobiliários. Estão sendo realizadas reuniões para definir a parte operacional.
"O contrato prevê flexibilidade para atualização tecnológica em um período de cinco anos. Isso nos permite acompanhar a evolução dos aparelhos. Outro ponto interessante é a conservação, que também é de responsabilidade da empresa, impedindo a deterioração do nosso material", explicou Dayse.


Educação - Niterói terá nova Unidade da FAETERJ em agosto


Niterói contará com mais uma instituição de ensino superior voltada para a formação profissional a partir do próximo semestre. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves durante encontro com o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), Celso Pansera, realizado no mês de abril.
O município foi escolhido pelo programa de expansão do ensino superior profissionalizante para sediar um dos pólos da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio (FAETERJ).  A unidade vai funcionar em um antigo Ciep localizado nas proximidades do Largo da Batalha, na região de Pendotiba.O imóvel foi cedido pelo Governo do Estado e o próximo passo é concluir o processo licitatório da obra com o objetivo de formalizar a adaptação. Inicialmente serão investidos cerca de R$ 2 milhões em equipamentos, laboratórios e mobiliário. A verba já foi liberada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (FAPERJ) e a previsão de que as aulas comecem em agosto.
O presidente da FAETEC elogiou a contribuição e a liderança assumida pelo município na região do Leste Fluminense.
“Estamos dando mais um passo para a formação da mão de obra para o pré-sal. Niterói com certeza está se preparando muito bem, pois o Comperj fará com que esta demanda se torne ainda mais intensa”, disse Pansera.
Já o prefeito Rodrigo Neves preferiu destacar as medidas tomadas pelo governo no setor.
“Fizemos a doação de um terreno no Sapê para construção do Instituto Federal de Educação, ampliamos o número de vagas no Pronatec e esse ano, além da FAETERJ, vamos a iniciar também a qualificação profissional dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal. São ações que demonstram o nosso compromisso com a educação profissionalizante”, afirmou Neves.
A Faculdade de Educação Tecnológica de Niterói irá oferecer o curso de Tecnólogo em Logística com capacidade para atender 76 alunos nos turnos da manhã e tarde.


Maricá - Prefeitura instala pluviômetros e amplia monitoramento de chuvas

A partir de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o município de Maricá modernizou a rede de monitoramento de chuvas para melhorar a prevenção de desastres naturais. Em 2013, cinco pluviômetros automáticos foram instalados e, nesse ano, a cidade vai ganhar mais oito aparelhos semiautomáticos para medir, em milímetros, a intensidade das chuvas. Os pluviômetros integram o Plano Municipal de Contingência, criado pela Defesa Civil, com o objetivo de preparar a cidade para situações de emergência, principalmente em áreas de risco.
Estes equipamentos contabilizam a quantidade de chuva e as informações são enviadas, via satélite, para a central de monitoramento do Cemaden, em São Paulo. Um relatório diário com previsões meteorológicas é repassado para o controle da Defesa Civil. A intensidade de água varia de muito fraca (20 mm), moderada (35 mm), forte (45 mm) e muito forte (50 mm). Já os aparelhos semiautomáticos serão controlados pelo próprio município e as informações são mostradas no visor digital.
Os novos equipamentos serão implantados em regiões onde há risco de deslizamentos ou alagamentos. Os locais definidos pela Defesa Civil são: Centro (Rua Álvares de Castro), Ubatiba (Estrada de Ubatiba), Retiro (Serra do Camburi), Itaipuaçu (Estrada de Itaipuaçu), Bambuí (Avenida Balneário), Spar (Estrada de Cassorotiba), Ponta Negra (Rua Emílio Ferreira da Silva) e Caju (Estrada do Caju).
No Plano de Contingência, estão traçados os pontos de atuação de diversas esferas da administração municipal para garantir o atendimento conjunto e rápido em caso de crise. A Defesa Civil mapeou 43 áreas com riscos de deslizamentos e inundações, como as regiões de Inoã, Spar (Serra do Cala Boca), Itapeba, Mumbuca, Itaipuaçu, Bairro da Amizade, Jacaroá, Espraiado, Ponta Negra, Jaconé, Silvado, Caju, Cordeirinho, Bambuí, Bananal, Ubatiba e Centro. A Defesa Civil também realiza ações constantes em parceria com as secretarias municipais e sociedade civil organizada (associações de moradores, igrejas, entre outros).


São Gonçalo terá Mercado de Peixe

Projeto tem financiamento do Governo Federal estará pronto em 201

O projeto do Mercado do Peixe em SG
(foto: divulgação)
O município de São Gonçalo deve ganhar em 2016 um Mercado de Peixe e Complexo Pesqueiro. O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, o secretário municipal de Pesca, Roberto Sales, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, assinaram neste mês de abril em Brasília um protocolo de intenção, que é o ponto inicial para a elaboração do projeto executivo da construção do Mercado.  Logo em seguida, o prefeito publicou decreto no Diário Oficial tornando de utilidade pública terrenos no bairro Boa Vista para a instalação do Mercado e Complexo. O projeto foi apresentado na sede da Associação Comercial de São Gonçalo (Asesg). Roberto Sales destacou que a ideia do projeto surgiu da necessidade de oferecer aos pescadores e à população um local próximo para o comércio do pescado.
“Não temos no município um mercado de peixe e um local para atender aos pescadores. Os bairros mais distantes sequer têm acesso ao produto. Nosso objetivo é agregar valor ao pescado e aumentar o consumo de peixe na cidade”, declarou o secretário.
O presidente da Associação de Pescadores da Praia das Pedrinhas, Mário César Goudard, comemorou os benefícios que o empreendimento trará à categoria.
“Atualmente o pescador vende o peixe para atravessadores, que pagam um preço muito baixo. Quando o peixe for repassado para o mercado, o pescador lucrará mais. Estou muito orgulhoso dessa construção ser feita na Praia das Pedrinhas”, disse.
A obra tem orçamento previsto de R$ 10 milhões e será financiada pelo Governo Federal. A previsão é que a construção inicie em novembro deste ano e termine em março de 2016. Entre os objetivos do projeto estão o aumento do consumo de pescado na região do Conleste, o fomento da comercialização regional, o estímulo à aquicultura e à indústria pesqueira local e a geração de renda alternativa aos pescadores artesanais locais. Também é defendida a criação de uma área de alimentação e de um espaço cultural.


Coluna de Samba – abril/2014

Cristiane Calvelli (foto: divulgação)

Internacional (1) 
Por onde passa, a bela bailarina, modelo e atriz Cristiane Calvelli atrai os olhares pela sua beleza e simpatia. Do alto dos seus 1,70m e 32 anos, a jovem niteroiense mora atualmente na China, onde recentemente participou de um evento para uma empresa automobilística na cidade de Shenzhen, que fica na província de Guangdong, no sul do país. Sempre humilde e pé no chão, Cristiane acumula uma experiência de dezenas de espetáculos realizados ao redor do mundo, incluindo navios e cruzeiros, e apresentações teatrais. Formada na Escola Brasileira de Artes, comandada pela falecida mestre de dança Renée Simon, e pupila da coreógrafa Margareth Milner, Cristiane conta com a mímica para vencer as barreiras do difícil mandarim, lingua oficial da China, já que ainda não a domina. Seu maior sonho é ser cada dia mais feliz.

Cris Alves (foto: Moralito do Samba)
Internacional (2) 
Cris Alves – rainha de bateria da Acadêmicos do Cubango e Musa do Salgueiro – foi coroada rainha do Carnaval de Estocolmo, por uma comissão de organizadores do Carnaval sueco. Abeldade, que já foi eleita Musa do Carnaval do Caldeirão do Hulk e rainha do Carnaval da Alemanha e da Suíça, recebeu com carinho mais esta condecoração. Durante a semana que passou na capital sueca, ela deu aulas de samba, e foi a grande estrela da cerimônia de coroação, recebendo além da faixa, um troféu e um quadro com sua foto, ela dedicou o prêmio à comunidade da Cubango, onde nasceu e foi criada.

Rancho do Tomate
No dia 26 de abril, mais uma vez o samba de raiz vai tomar conta do Rancho do Tomate, em Engenho do Mato, em Niterói. O local – que já recebeu atrações de renome como Dominguinhos do Estácio, Noca da Portela, Nelson Sargento, Iracema Monteiro, Flávia Saolli, Monarco e Paulinho Mocidade, se prepara agora para balançar com Marquinho Sathan. Tudo isso regado à já tradicional e bem servida feijoada do Rancho e acompanhado do suingue grupo “Ká entre nós”. Mais informações pelo telefone (21) 7880 6002.
Troca-troca
Mal acabou o carnaval e a dança das cadeiras já começava nos bastidores das escolas de samba. Tudo começou com o anúncio de que o carnavalesco Paulo Barros – campeão em 2014 com a Unidos da Tijuca – fora contratado pela Mocidade Independente de Padrel. A partir daí, outras mudanças foram sendo anunciadas tais como Mestre Ciça, que saiu da Grande Rio e em 2015 estará à frente da bateria da União Ilha; o casal de coreógrafos Rodrigo Neri e Priscila Mota, que saem da Tijuca para assumir a comissão da Grande Rio; entre outras mudanças. Na maior parte das agremiações, o clima agora é de expectativa para as eleições de suas presidências.

A rainha Raissa Machado apoia a campanha. (foto: divulgação)

Sorriso brilhante 
As crianças e adolescentes que desfilam na escola de samba Unidos do Viradouro já podem abrir aquele sorriso.Dentistas voluntários da ONG Dentistas do Bem estiveram na quadra da escola de samba, no Barreto, fazendo a triagem das crianças que terão o tratamento dentário totalmente custeado pelo programa. A triagem acontece em todo o Brasil, na América do Sul e em Portugal, locais onde existem voluntários da ONG.  Em Niterói, a ação será feita em parceria com a escola que retorna em 2015 ao grupo especial.

Cursos
Todas as quartas, das 10h ás 12h, e das 15h às 17h, o projeto “Sambando na Escola” traz para a comunidade da Acadêmicos do Cubango oficinas de percussão, fantasias, danças, desenhos, que são realizadas na Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho. Com apoio da Prefeitura de Niterói, as aulas são gratuitas. Mais informações: (21) 3247 1905.
Indio Sete Cordas. Foto divulgação

Samba de raiz 

Todos os domingos, a partir das 11h, no Quintal do Jeff, no bairro de Santa Catarina em São Gonçalo, é realizada a roda de samba liderada pelo cantor e compositor Indio Sete Cordas. No repertório, o grupo “Café com Samba” toca o melhor do samba de raiz.

Fernando Guedes é o novo Cônsul Honorário de Portugal em Niterói



Lucio Ferreira, Fernando Guedes, Nuno de Mello Bello e
Paulo Moises na solenidade dos hinos do Brasil e Portugal
(fotos: Luana Dias)
Desde quinta-feira, dia 10/04, está funcionando o Consulado Português, em Niterói, na rua Visconde de Sepetiba, 935, sala 1214, edifício Tower 2002, um dos mais modernos do município. Empossado como Cônsul Honorário de Portugal em Niterói recentemente, o advogado Fernando Guedes de Azevedo disse ao CASA DA GENTE que o funcionamento do Consulado é de segunda a sexta, das 11h às 16h.
Fernando Guedes frisou ainda que os contatos também podem ser feitos pelo telefone (21) 3619-1280 ou no e-mail: consuladohonorariodeportugal@gmail.com. No local, pode ser realizada autenticação de documentos, emissão de atestados de residências, inscrição consular, além da entrega de identidades e passaportes, sendo estes documentos solicitados on line, ao Consulado no Rio de Janeiro, com a entrega efetuada em Niterói, conforme agendamento do Consulado.
Fernando Guedes discursa já como Cônsul
Posse movimentada
 Fernando Guedes recebe
a placa de 
Cônsul
A posse do novo Cônsul Honorário de Portugal Fernando Guedes de Azevedo levou ao Clube Português um grande número de pessoas, entre as quais o Cônsul Português no Rio de Janeiro, Nuno de Mello Bello, que ressaltou: “tivemos um grande representante aqui, Lucio Ferreira, que nos representou por 13 anos, pediu em carta demissão por motivos pessoais. Levamos um tempo procurando seu substituto, e todos os caminhos nos levaram ao Dr. Fernando Guedes, sem dúvida uma personalidade preparada para o cargo. Desejo-lhe sorte”, finalizou o cônsul.
   Já empossado, Fernando Guedes foi enfático ao falar de Lúcio Ferreira, “um caráter único, homem voltado para o bem comum, de família simples veio para o Brasil, ainda jovem firmando-se como um lutador e empresário bem sucedido, casando-se com Leda, uma companheira de fato, com a qual constituiu uma grande família. Darei tudo de mim para estar à altura do cargo”, frisou Guedes.
Ex-cônsul Lucio Ferreira recebe homenagens
Lúcio Azevedo, visivelmente emocionado, fez uma retrospectiva de seu período à frente do Consulado, lembrando que por muitas vezes contou com a companhia de Fernando Guedes na atuação do cargo, deixando claro que sempre foi uma pessoa preocupada com a questão humanitária, e afirmou: “sempre que precisar, ele terá a minha ajuda, obviamente dentro das minhas possibilidades”. Ao final, o novo Cônsul Honorário de Niterói dedicou todo o seu sucesso à esposa Rosa Maria Azevedo, com a qual fez questão de dividir aquele momento especial. A noite terminou com show ao vivo de um grupo que cantou músicas tradicionais portuuguesas.
Fernando Guedes e esposa com o cônsul do Rio, Nuno de Mello Bello
Fernando Guedes é ex-presidente da OAB Niterói, e também do Clube Português de Niterói.


Festa de São Jorge começa no dia 20

Capela em Niterói deve receber mais uma vez milhares de fiéis

Imagem de São Jorge em Niterói
(foto: Luana Dias)
Mantendo a tradição, a Festa de São Jorge, na Igreja do Santo Guerreiro, em Niterói, começará no domingo de Páscoa, dia 20, com a realização do tríduo às 8h, seguindo-se de missa, às 8h30. Na segunda-feira, dia 21, às 19h, será o segundo dia de triduo, e no dia 22, no mesmo horário, o último dia daquele ato litúrgico, informou o Padre Wallace Santos, Pároco de Niterói.
No dia 23, data consagrada ao Santo, a programação se inicia às 6h da manhã, com a alvorada, execução dos hinos nacional brasileiro e do soldado, executados pela banda do 12º Batalhão da PM, além de super queima de fogos, coordenada por Marcos Cesar Lopes e Jorge Bazhuni, devotos do Santo.
Daí pra frente, durante todo o dia, a partir das 6h30 da manhã, haverá a celebração de várias missas campais, na rua onde está situada a capela, segundo informou Monica Ferreira, coordenadora de liturgia da Igreja de São Jorge. As missas serão realizadas às 6h30, 8h, 10h30, 12h, 14h e16h.
A Missa Solene, às 10h30, terá na celebração Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói. Na parte da tarde, a partir das 12h, novas missas nos seguintes horários: 14h, 16h e 18h. A procissão tem saída marcada para às 18h, acompanhada por milhares de devotos. A exemplo dos anos anos anteriores, o jornalista Mario Dias irá fazer a oração do Santo, seguido tradicionalmente pelos outros devotos.
O restaurador Jorge Antunes trabalha na imagem que seguirá
em procissão (foto: Luana Dias)
Maria Cícera de Araujo da Silva, coordenadora da Pastoral do Alimento da Capela, ressalta que como tem acontecido nos últimos anos, do lado de fora haverá bazar e barracas com lembranças, salgadinhos, doces e vários produtos para serem adquiridos pelos devotos. Ainda nos preparativos, o experiente restaurador Jorge Antunes dá os últimos retoques na imagem que sairá em procissão com os fiéis no dia 23. A Capela de São Jorge fica localizada na rua Alcides Figueiredo,16, no Centro de Niterói.
     

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a festa será na Igreja São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro, que – de acordo com a Arquidiocese de São Sebastião – organizou uma programação especial para os festejos deste ano que tem como tema: “São Jorge, O Jovem Construtor da Paz”.
A programação começa no dia 17 de abril, com missas na parte da manhã, e às 12h, celebrando o primeiro Dia do Tríduo – “Fortalecidos na Fé”, com a Benção da Espada , com os símbolos da vela e lança.
No dia 18, às 12h, será celebrado o segundo dia do Tríduo – “Corajosos diante das ações do maligno”, e benção com a Bandeira (símbolo Água). Dia 19, missa às 9h de Santo Expedito e às 12h, terceiro  Dia do Tríduo, com o tema “Aguardando a Vitória que vem de Cristo”, e a benção com o Manto (símbolo da Camisa). No sábado, dia 20, serão realizadas missas diversas. Dia 21, missa às 9h e às 11h30, e às10h, Missa Compromissal Comunitária.
No dia 22, às 9h  será celebrada a Missa Comunitária a São Jorge; às 12h, Missa Comunitária aos Devotos Falecidos e às 18h, Missa Vespertina de São Jorge.
Na terça-feira, dia 23, Dia de São Jorge, a festa começa às 5h da manhã, com Missa da Alvorada. Às 18h, será celebrada a Missa dos Militares e às 20h, a Missa Final, pelos irmãos, funcionários e benfeitores. Também haverá Missas campais às 8h, pelos falecidos; às 9h, pelos desempregados; às 10h,  pela família; às 11h, pelos enfermeiros. Às 12h,  Missa em Ação de Graças  celebrada por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. Às 14h, missa pelos aflitos e endividados; às 15h, Missa de cura e libertação, e às 16h, Missa da paz.


A Missa seguida de procissão acontecerá no domingo, dia 28, às 9h, com abertura da igreja às 8h. A Igreja São Gonçalo Garcia e São Jorge fica localizada na Rua da Alfândega, 382. Mais informações pelo telefone 2221-9661. 

Leia a edição completa do CASA DA GENTE de abril/2014

Para ler e baixar a edição completa do CASA DA GENTE de abril/2014, clique AQUI

















Para ler e baixar o suplemento CLUBES, clique AQUI

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pacha Ibiza World Tour volta ao Rio de Janeiro

Evento faz parte da turnê mundial do clube mais famoso do mundo

A festa Pacha Ibiza Private Tour acontece dia 11
(foto: divulgação)
O clube mais famoso do mundo desembarca pela sétima vez em terras cariocas: no próximo dia 11, a partir das 23 horas, acontece a festa Pacha Ibiza Private Tour, na Usina Gamboa. O evento faz parte da turnê mundial da boate Pacha Ibiza.

A festa vai contar com a participação do DJ exclusivo do Club Pacha Ibiza, Josef Bamba, além de Luca di Napoli, residente da Pacha Búzios, e Johnny Gloves. Bailarinas ibizencas, espetáculos circenses e muitas surpresas completam a noite, trazendo para o evento toda a atmosfera da ilha mais badalada do mundo.

“Será uma noite mais que especial, recheada de novidades e experiências nada comuns. A cada DJ que entrar no palco, acontecerá uma nova surpresa. Estamos preparando tudo para que seja uma noite pra lá de ibizenca”, garante Mário Bulhões, sócio fundador da Pacha Búzios e Minde Entretenimentos.

O primeiro clube Pacha surgiu em Sitges (Barcelona), em 1967. Seis anos depois, em 1973, com o movimento hippie, o Grupo Pacha inaugurou a primeira boate de Ibiza. Há 40 anos a marca mantém sua liderança entre as boates do mundo.Os ingressos podem ser comprados online em: http://www.ingressorapido.com.br ou em pontos de venda credenciados. A Usina Gamboa  fica na rua Sacadura Cabral, 154 - Centro