terça-feira, 22 de setembro de 2020
Jornal Casa da Gente - Edição de Setembro/2020
O Jornal Casa da Gente está nas ruas e também na internet. Para ler e baixar a versão completa da edição de Setembro/2020 clique AQUI
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Daqui a pouco: acompanhe a "live" do grupo Filhos de Sinhá no Teatro Municipal de Niterói
O grupo “Filhos de Sinhá” fará uma "live" hoje (quarta, dia 16 de setembro) às 19h, no Teatro Municipal de Niterói, dentro do projeto ‘Clássicos do Samba’. Será uma noite animada, que poderá ser vista simultaneamente no facebook do Theatro Municipal e Cultura Niterói .
“Filhos de Sinhá” é um projeto de samba itinerante, tendo como principal característica a composição da roda, que não tem músicos fixos, sendo estes convidados a participar a cada edição.
O projeto teve início em 2014 e, nesses seis anos, foram realizadas 78 edições com a participação de mais de 170 músicos. No repertório, clássicos do samba de renomados e novos compositores. A ‘Sinhá’ simboliza a mãe que recebe e acolhe a todos como filho e os ‘Filhos’ de Sinhá são os músicos. Em dezembro de 2015, ‘Filhos de Sinhá’ foi apadrinhado pelo músico e produtor Paulão 7 Cordas.
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Experta Media promove curso e webinário gratuitos de SEO para jornalistas
De jornalistas para jornalistas, a ideia é compartilhar conhecimento com os colegas da área para que notícias relevantes e bem apuradas ocupem as primeiras posições do Google
Flavia Crizanto, fundadora da Experta Media (foto divulgação) |
O mês de setembro começará com uma oportunidade para jornalistas e produtores de conteúdo aprofundarem seus conhecimentos em SEO (Search Engine Optimization) - como ranquear sites e páginas web no Google. Quem promove a ação, que será realizada gratuitamente durante as três primeiras semanas de setembro, é a startup Experta Media.
A inspiração
para oferecer uma programação aprofundada no assunto veio depois que o e-book
SEO para Jornalistas e Produtores de Conteúdo, editado pela Experta Media,
ficou pronto. "Nós somos uma startup especializada em distribuição de
conteúdo na qual a maioria das integrantes é jornalista. Tivemos que aprender
esse conhecimento com profissionais que não são da área e isso sempre foi um
grande desafio. Com o tempo, percebemos que esse conhecimento faz muita falta
principalmente na hora de promover notícias relevantes e bem apuradas. E o que
vemos hoje é as primeiras posições do Google sendo engolidas por conteúdos de
qualidade duvidosa. Queremos contribuir para mudar isso de alguma forma",
explica Flávia Crizanto, uma das fundadoras da Experta Media.
A jornalista Isabela Sperandio vai comandar a live do dia 11/09 (foto divulgação) |
Programação
A sequência de
eventos começará com um webinário ao vivo na próxima quinta, dia 03/09, às 19h,
no qual o e-book será disponibilizado e seus principais tópicos serão
abordados.
No dia 11/09,
sexta-feira, será a vez da realização de uma live com a jornalista Isabela
Sperandio. O bate-papo abordará como funciona a aplicação do SEO no dia a dia
das redações. Isabela é analista de audiência digital do jornal EL PAÍS, em
Madrid.
Anteriormente,
atuou como head da área digital do
Grupo Abril em São Paulo e foi responsável pela estratégia de audiências do EL
PAÍS Brasil, tendo realizado treinamentos para profissionais dos mais diversos
veículos no Brasil, como BBC, Anbima, VEJA e Infomoney.
Para
finalizar, os participantes poderão se aprofundar no assunto por meio do curso
que será realizado entre os dias 14 e 18/09, ao vivo, sempre às 19h. Os que
concluírem a sequência poderão receber um certificado de participação.
Para se
inscrever, basta acessar o seguinte endereço: https://www.expertamedia.com.br/webinario-seo-jornalistas/
Sobre a Experta Media:
Fundada por
Flávia Crizanto e Viviane Camargos, a Experta Media é uma startup com foco em
produção e distribuição de conteúdo para empresas que precisam ranquear no
Google. Possui uma equipe especializada em SEO, link building e Marketing de Conteúdo. A Experta Media tem como
princípio a valorização e a inclusão das mulheres. Por isso, desde a sua
fundação, adotou como prática o trabalho flexível, remoto e com carga horária
reduzida, para que elas tenham mais liberdade para gerenciar o tempo, que
geralmente é caracterizado pelo acúmulo de funções . Perto de completar o
primeiro ano de existência, a empresa espera faturar seu primeiro milhão.
03/09, às 19h - Webinário ao vivo e disponibilização do e-book SEO para Jornalistas e Produtores de Conteúdo
11/09, às 18h - Bate-papo ao vivo com a jornalista Isabela Sperandio
14 e 18/09, 19h - Curso ao vivo para aprofundamento do conteúdo ministrado
por Flávia Crizanto, com participações da equipe da Experta Media.
terça-feira, 1 de setembro de 2020
PDT lança candidatura de Axel Grael a Prefeito de Niterói
Convenção do Solidariedade confirmará Paulo Bagueira na chapa que tem o apoio do prefeito Rodrigo Neves
O lançamento aconteceu durante a convenção do PDT. Na foto, o prefeito Rodrigo Neves, o candidato Axel Grael, e Paulo Bagueira, candidato à vice na chapa (foto divulgação) |
O PDT confirmou, nesta segunda-feira,31 de agosto, a candidatura de Axel Grael a prefeito de Niterói. Nesta terça-feira (01/09), será a vez do Solidariedade ratificar Paulo Bagueira, atual presidente da Câmara de Vereadores, como candidato a vice-prefeito na chapa que tem o apoio do prefeito Rodrigo Neves. Devido à necessidade de isolamento social, as convenções dos partidos acontecem em cerimônias fechadas.
“Estamos iniciando nossa caminhada nesta campanha eleitoral, com debate público, mostrando os resultados do que fizemos até aqui e nosso projeto para continuidade desta gestão. Continuidade não é fazer de novo. É manter esta ideologia, que olha para todos e para todas as regiões. Detectamos cada necessidade de Niterói e traçamos o plano de ação”, detalhou Axel Grael, que assim como o prefeito Rodrigo Neves, fez questão de ressaltar a força da nominata de vereadores do partido que tiveram a candidatura homologada na noite desta segunda.
Grael também falou sobre os avanços dos últimos anos e sobre o futuro de Niterói. Ele pontuou que será preciso retomar o ambiente de prosperidade no município no cenário pós-pandemia, com intervenções que estimulem a economia da cidade.
"Para a retomada, será fundamental o conjunto de intervenções preparado pela Prefeitura. A dragagem do canal de São Lourenço vai permitir a retomada o setor de logística e offshore, o nosso Mercado Municipal, por tanto tempo abandonado, será devolvido à população com 180 lojas, e o programa de melhorias habitacionais que está sendo preparado vai retomar a geração de renda e promover qualidade de vida nas comunidades", adiantou Axel, que também falou das ações de urbanização que levarão infraestrutura à comunidade do Viradouro.
Durante discurso, ele defendeu que Niterói precisa ser protegida das fake news, daqueles que não têm compromisso com a cidade e que não tem capacidade de fazer avanços como os dos últimos anos, feitos por uma gestão que classificou como histórica para o município.
O prefeito Rodrigo Neves, presidente do PDT-Niterói, fez um balanço do governo, ressaltando os avanços do saneamento, as 25 novas escolas, investimentos em drenagem e infraestrutura na Região Oceânica, além de obras de mobilidade como o túnel Charitas-Cafubá, os mergulhões do Centro e o alargamento da marquês do Paraná. Os resultados positivos na Segurança Pública, através do Niterói Presente e do Proeis, também ganharam destaque.
“Assumimos o governo, em 2013, em um contexto difícil desde a tragédia climática de 2010. Atravessamos essa década, infelizmente uma das piores do país. Agora encerramos 2020 com a auto-estima resgatada e contas públicas planejadas, saúde fiscal e plano estratégico. Eu não tenho a menor dúvida que a chapa Axel-Bagueira é nossa melhor opção para fazer nossa cidade avançar e, sobretudo, proteger Niterói. A próxima década será muito difícil pro Brasil e para o Rio de Janeiro. Neste cenário de crise mais geral, Niterói não pode correr riscos com aventuras”, defendeu.
O prefeito lembrou, ainda que o salto de cobertura do Programa Médico de Família nos últimos anos foi imprescindível no combate à pandemia do novo coronavírus. A ampliação do Hospital Mário Monteiro, a reabertura do Getulinho e as obras do Carlos Tortelly fazem parte dos investimentos massivos de Niterói, que ampliou em R$ 200 milhões o investimento em Saúde.
Paulo Bagueira falou da expectativa de poder continuar contribuindo para a cidade, participando dos avanços, agora no Poder Executivo.
“Quando fui convidado pelo Axel e Rodrigo para ser vice da chapa, foi um orgulho muito grande. Porque o que o Axel foi para o Rodrigo, quero ser para o Axel. Vamos caminhar pela nossa cidade, contando com todos que amam Niterói. Vamos dar continuidade a esse governo e fazer as inovações necessárias”, finalizou.
Conheça a trajetória de Axel Grael
Em 1991, foi nomeado para a sua primeira experiência governamental, como presidente do IEF - Instituto Estadual de Florestas. Depois disso, presidiu também a FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões (1999-2000 e 2007-2008) e foi Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. É funcionário público de carreira, aprovado em Concurso Público para engenheiro florestal da Prefeitura do Rio de Janeiro.
De 2013 a junho de 2020, atuou na Prefeitura de Niterói como vice-prefeito (2013 a 2016), secretário Executivo e secretário municipal de Planejamento, participando ativamente, ao lado do prefeito Rodrigo Neves, da captação de recursos, elaboração de projetos e implantação de ações nas diferentes áreas de atuação do Município.
No terceiro setor, destaque para sua atuação no Projeto Grael, fundado em 1998. Desde então, mais de 17 mil jovens e crianças da rede pública de ensino tiveram iniciação esportiva por meio da vela e foram preparados para o mercado de trabalho.
Nasceu em São Paulo devido às mudanças constantes de lar por conta da carreira militar do pai, mas possui raízes em Niterói desde a chegada do avô, Preben Schmidt, em 1924, oriundo da Dinamarca. Casado com Christa Vogel Grael, é filho de Ingrid Schmidt e do coronel Dickson Melges Grael e irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael.
segunda-feira, 24 de agosto de 2020
Pro.vo.car propõe reflexão sobre Comunicação Assertiva
Nos dias atuais, ter uma
comunicação assertiva é um grande passo rumo ao sucesso. Pessoas que exercem o
poder da escuta com mais empatia, buscando entender a mensagem do seu emissor
de forma clara e precisa, são dotadas de maior assertividade em suas relações.Taiana Jung
(foto divulgação)
Norteada por essas premissas, a Logos Consultoria, gerida pela especialista em gestão Taiana Jung, convidou a psicóloga Ana Cristina Barros Fróes e Rosane Aguiar, profissional dedicada à comunicação corporativa, para juntas conduzirem encontros com essa temática.
O "Pro.vo.car" é uma curadoria que tem como missão despertar nos seus
participantes o poder da assertividade, que está muito apoiado no entendimento
do propósito e da importância da gestão das emoções.
Ao longo dos quatro encontros on line e remotos, será possível transmitir aos inscritos a bagagem apropriada para alcançar o nível básico e necessário para que ingressem na jornada da Comunicação Assertiva.
Para os que não sabem, a assertividade é uma qualidade
que pode ser despertada e para aprender basta uma prática metódica, contínua,
sistemática e gradativa.
O primeiro encontro está marcado para segunda-feira, dia 24 de agosto, das 20h às 21h, sempre às segundas e quartas-feiras. As inscrições para o Pro.vo.car podem ser realizadas pelo Sympla ou através do link: https://provocar.kpages.online/copia-1595601299.
domingo, 23 de agosto de 2020
Oficina gratuita de viabilização de projetos culturais e as leis de incentivo: saiba como participar
A gestora cultural Cristiana Giustino (foto divulgação/Teresa Correia) |
Cristiana Giustino já desenvolveu e produziu cerca de 70 iniciativas culturais e institucionais no Brasil e no exterior, especialmente dos segmentos audiovisual e artes cênicas. Presta serviços de produção para diversas empresas produtoras, grupos e artistas. Atua também como parecerista técnica de projetos culturais em instituições públicas de nível municipal, estadual e nacional.
O objetivo da oficina é capacitar fazedores de cultura para a viabilização de projetos culturais a partir de conhecimentos sobre a estruturação de projetos e sobre leis de incentivo fiscal à cultura, contribuindo assim à democratização de processos de produção cultural. Dentre os temas abordados pela produtora estão a adequação de projetos culturais, mecanismos de viabilização de projetos, estratégias de captação de recursos e. por fim, leis de incentivo à cultura em âmbitos federal (Roaunet), estadual (ICMS-RJ) e municipal (ISS Rio de Janeiro).
Saiba como participar
Onde: No canal do YouTube - www.youtube.com/channel/UCn8gHEtmOwBiCjhFT3N_QBQ.
Quando: 23 de Agosto, às 17h.
Duração: Tempo estimado de 60 minutos. Mais informações no evento do facebook www.facebook.com/events/349392183088661
sábado, 1 de agosto de 2020
Uma Flip para ficar em casa?
Em 2020, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) pode deixar as ruas para acontecer apenas em ambiente digital
Por
Débs Monteiro *
Intervenção artística do Sesc ao ar livre durante a Flip
(foto Tomaz Silva/Agência Brasil)
Desde
2003, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) transforma a paisagem da
cidade de Paraty, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Nos
cinco dias do evento, as ruas da região do Centro Histórico passam a ser espaço de
celebração para a literatura e outras artes: o burburinho do público substitui
o silêncio do cotidiano e a programação intensa oferece a oportunidade do
diálogo entre os convidados e o encontro com o público. É um momento de festejar
a reflexão e o debate de ideias com respeito à diversidade, além de consolidar
a ocupação do espaço público com cultura.
A 18.ª edição da Flip tem como autora homenageada a escritora Elizabeth Bishop (1911-1979) e estava marcada para acontecer entre os dias 29 de julho e 02 de agosto de 2020. Porém, a história do evento começou a mudar quando em 11 de março a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19. Imediatamente os organizadores da Flip se prepararam para acompanhar as incertezas dos tempos excepcionais em que vivemos, com a necessidade de cumprirmos o isolamento social e as dúvidas quanto às perspectivas para a realização de eventos, festas e festivais que motivem a aglomeração de pessoas.
Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, conta que no primeiro momento lidou
com o sentimento de perplexidade em relação à gravidade das implicações gerais
associadas à pandemia. Mauro Munhoz, diretor da Flip
(foto Tomaz Silva/Agencia Brasil)
“Mesmo com todo o avanço para a atuação em rede, o mundo
percebeu que não está preparado para enfrentar uma epidemia como essa, e os
desdobramentos, principalmente nas áreas da saúde e da economia, apresentam uma
complexidade desafiadora, com um conjunto de variáveis não inteiramente
absorvido até agora”, comenta Mauro Munhoz.
A percepção do cenário de crise com a ameaça do coronavírus a nível global exigiu providências. No dia 23 de março, foi anunciado o adiamento da Flip para novembro.
"O programa principal já estava em boa parte definido, em negociações avançadas com autores convidados, parceiros, apoiadores, fornecedores, equipe”, conta Mauro. “Não foi uma decisão fácil, levando em consideração a importância que a Flip assumiu, ao longo do tempo, para o cenário cultural brasileiro e para a dinâmica sociocultural de Paraty", complementa.
Por isso, aumenta a expectativa quanto à data estabelecida para a realização da Flip, que ainda não está definida.
“É uma decisão complexa que depende das articulações que a Flip
estabelece com a prefeitura e a comunidade”, afirma Mauro.
Na eventualidade do contexto não permitir a realização da Flip presencial, é possível que neste ano o público seja convidado a participar de uma edição totalmente online.
“O inevitável adiamento de julho para novembro nos obrigou a
um novo planejamento para migrar ao espaço virtual, com uma programação online
em que estamos trabalhando agora para ser anunciada em breve”, revela Mauro.Público acompanha uma das mesas durante a Flip
(foto Fernando Frazão/ Agência Brasil)
Para ele a “nova normalidade” se desenhará naturalmente.
“Como resultado da leitura
do mundo neste momento, será uma Flip híbrida, física e virtual nas proporções
que a realidade permitir, mas seja em que dimensão for, seu DNA será
preservado, valorizando a literatura e as artes como meio para refletir e
debater os desafios que o mundo enfrenta”.
O diretor artístico da Flip acredita que, no Brasil, nós teremos a chance de aprender uns com os outros em iniciativas como a Global Association of Literary Festivals, associação da qual a Flip faz parte como sócia-fundadora. Criada no início do ano como um fórum para conectar todos os festivais de literatura do mundo, a Global Association of Literary Festivals vai funcionar promovendo o intercâmbio de iniciativas e a cooperação internacional no segmento, criando a oportunidade dos diferentes festivais compartilharem suas práticas e explorarem parcerias.
Para Mauro Munhoz, a natureza da Flip pode agregar na compreensão do momento atual justamente porque seu desenho foi inspirado na observação de como os paratienses se relacionaram com as expressões artísticas, bem como com os diferentes períodos que marcam a História de Paraty.
“A primeira leva de artistas chegou em Paraty nos anos 60, entre eles Maria Della Costa, Sandro Polloni, Themilton Tavares, Hélio Braga, Paulo Autran, Fábio Villaboim, Djanira e outros nomes das artes e das letras, e houve umatroca muito rica durante duas décadas, que reativou a sua tradição de séculos como fértil lugar de encontro de uma forte cultura local com o que vem de fora”.
Além disso, Mauro lembra o ciclo do tráfico de escravos, o ciclo do ouro, o ciclo do café e agora o ciclo das trocas culturais e da valorização da cultura que brota das comunidades. “Em parceria com as comunidades locais, a Flip busca criar um ambiente propício às trocas, na tradição histórica da cidade como entreposto”.
Mauro enfatiza que a
Flip continuará sendo uma manifestação cultural que ativa o espaço público,
reverberando vozes locais e internacionais, mostrando a importância da cultura
no fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão com os conflitos e
contradições que caracterizam o coletivo.
Caso seja viável acontecer de maneira presencial, aproveitando as potencialidades do espaço físico de Paraty, Mauro assegura que a Flip encontrará seu novo modelo a partir da leitura do território e das circunstâncias.
“Vale lembrar que já ocupamos a Casa de Cultura de Paraty e a Igreja da Matriz sem as tendas como as conhecemos hoje, e elas já foram instaladas em outro formato, na margem esquerda do rio Perequê-Açu, uma ocupação que contribuiu para revitalizar urbanisticamente aquela área a partir das experiências que a Flip ajudou a estabelecer ali”, menciona Mauro.
Na edição de 2019, a arquitetura da Flip consolidou a Praça Aberta, localizada no Areal do Pontal, onde parceiros da Flip
ofereceram programação variada ao público e os coletivos e movimentos
comunitários da região de Paraty promoveram ações de agroecologia e economia
solidária com artesãos, agricultores, artistas e ativistas. No mesmo local as
pessoas podiam embarcar no Barco Educativo, transporte gratuito para a
Biblioteca Comunitária Casa Azul, eixo central do Programa Educativo da Flip,
que vem expandindo suas atividades ao longo dos anos. Atividades da Flip na Praça da Matriz
(foto Débs Monteiro)
Fundada em 2005, a biblioteca localizada no bairro da Ilha das Cobras tem quase 18 mil livros em seu acervo e oferece programação gratuita para a formação de leitores e o apoio aos professores da rede pública de Paraty.
“Quando falamos em leitura do território, nos referimos a isso: que relação virtuosa podemos estabelecer com a cidade de forma a beneficiar o espaço público e suas forças vivas?”, questiona Mauro. “É o que temos feito edição a edição desde o início”.
Mauro celebra que os parceiros da Flip tenham esse entendimento do papel fundamental da cultura no estabelecimento de novos caminhos para mediar a relação das pessoas com o mundo real. O diretor artístico acredita que o futuro não é possível sem a subjetividade.
“No plano das artes as subjetividades se legitimam, e a objetividade sozinha não dará conta dos grandes desafios que temos pela frente”, finaliza.
* Débs Monteiro é jornalista e trabalha como educadora social em projetos de audiovisual e comunicação.
sexta-feira, 31 de julho de 2020
Niterói tem feira virtual para adoção de cães e gatos neste sábado
(banco de imagem/Pixabay) |
Loba e Meg são duas cadelinhas de um ano e um ano e meio, respectivamente, e foram resgatadas nas ruas. As raças são indefinidas, mas é o que menos importa. Elas estão entre os 10 cães e 12 gatos que estarão esperando para ganhar um novo lar, neste sábado (01/08), em uma campanha de adoção virtual que será feita pela Prefeitura de Niterói, às 14 horas, em sua página oficial no Facebook. Nos últimos três anos, 1.200 animais foram adotados através das campanhas realizadas pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.
As campanhas costumam acontecer no Campo de São Bento, em Icaraí, mas, por conta da pandemia, e para não deixar que os animais fiquem sem uma nova casa, o CCPAD optou por realizar a campanha de adoção online. Atualmente esses animais estão com protetores independente da cidade e serão entregues na casa do adotante, somente em Niterói. Os bichinhos adotados receberão um microchip para identificação.
“Estamos realizando nossa primeira live de adoção, a expectativa é que seja um sucesso. Os tempos são outros e, como não podemos realizar a campanha presencial neste momento, optamos pela feira de adoção virtual. O que não podemos é deixar nossos amigos sem bons lares”, afirmou Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói.
Quem pode adotar
Assim que o candidato for aprovado, será agendado o dia em que o animal será entregue. Todos os animais irão castrados, vacinados e microchipados. Dessa forma, caso o bichinho seja abandonado ou se perca, será possível reconhecê-lo através de um leitor. A prática já é executada pelas equipes municipais de adoção.
“É de grande importância que os interessados na adoção tenham a consciência de que esses são animais ainda mais especiais, e que vão precisar de mais atenção e carinho dos donos”, ressaltou o coordenador do CCPAD, que explica que, tão logo seja possível, o evento “Adotar é o Bicho!” voltará a acontecer presencialmente no Campo de São Bento.
Conheça alguns dos animais que estarão disponíveis para adoção
Coluna Música no Ar (Som, Áudio e Tecnologia)
Por KAKAO Figueiredo
KKO.Studio
(21) 999715304 (whatsapp)
Foi estipulado o intervalo mínimo de 30 minutos entre cada cliente, para que a sanitização possa ser feita, inclusive dos filtros do ar refrigerado.
As gravações, produções, lives e ensaios já estão rolando de vento em popa. Para mais informações, acesse: www.kkostudio.com ou entre em contato e e faça sua reserva pelo whatsapp : (21) 999715304. E bem vindos ao "Novo Normal"!
@ A lendária banda “Casa das Máquinas” disponibilizou em todas as plataformas de música digital mais um single de seu novo álbum. "Brilho nos Olhos" é a segunda música inédita que a banda apresenta após 44 anos sem gravar. A primeira foi “A Rua”, que também já está nos players via Monstro Discos."Brilho nos Olhos" dará também nome ao novo álbum da banda, o primeiro só de composições novas desde "Casa de Rock", lançado em 1976. A música é uma parceria de Mario Testoni (voz e teclados) com o guitarrista Cadu Moreira e surgiu de um bate-papo do tecladista com Ernst Kurt Clauss, direto da Irlanda.
A banda mostra um som ainda mais progressivo, com bons sintetizadores e órgãos, um som gostoso de ouvir. Fundada em 1973, a "Casa das Máquinas" é uma das bandas mais importantes do hard rock e do progressivo nacional e até hoje é influência direta para muitas bandas do estilo.
A banda encerrou as atividades em 1977 e retornou em 2007, mas somente agora a "Casa" prepara um disco totalmente inédito. Atualmente, o grupo é formado por Testoni (voz e teclados) e Marinho (voz e bateria), membros das primeiras formações, além de Cadu Moreira (voz, guitarra e violão), Geraldo Vieira (voz e baixo) e Ivan Gonçalves (voz). Vamos ouvir , acompanhar e aguardar!
@O Gênesis anunciou na sexta, dia 24 de julho, o adiamento da tão aguardada turnê de reunião, marcada para acontecer em novembro e dezembro deste ano no Reino Unido e Irlanda.Devido à pandemia de coronavírus, as novas datas da "The Last Domino" passaram para abril de 2021. Além disso, a banda adicionou mais duas apresentações à turnê: a primeira, no dia 07 de abril na Utilita Arena, em Birmingham e a segunda, no dia 30 de abril na O2 Arena em Londres.
Continuamos com a vontade de ter o Genesis no Brasil! Quem sabe, não custa sonhar com Phil Collins (vocal, bateria), Tony Banks (teclado), Mike Rutherford (guitarra, baixo), Daryl Stuermer (guitarra, baixo) e Chester Thompson (bateria) tocando por aqui.
quinta-feira, 30 de julho de 2020
Quando arte e realidade se misturam
Jovem fotógrafo de apenas 23 anos,o gonçalense Davi Fernandes se torna pioneiro no Brasil com sua técnica e estilo
Uma mistura natural e
ao mesmo tempo surreal e cinematográfica. Esse é o trabalho do fotógrafo Davi
Fernandes. Com apenas 23 anos, o jovem gonçalense trabalha com fotografia desde
os 15 anos de idade.Fotos de Davi Fernandes
A fotografia começou como um hobbie e tudo que queria era se divertir tirando fotos com seu celular. Mas a partir de um momento as coisas começaram a ficar mais sérias e Davi começou um profundo estudo na área, como leituras e cursos gratuitos, pois não tinha como bancar os cursos que na maioria da vezes são caros.
"Após um tempo, entrei na faculdade de jornalismo e comecei a procurar emprego. Consegui uma vaga como editor de fotografia de um jornal de esportes muito renomado e lá aprendi ainda mais e aperfeiçoei minhas técnicas de edição. Foi uma grande escola para mim", destaca ele.
Mas Davi ainda não se via realizado e decidiu largar tudo, pedindo demissão do seu último trabalho e se dedicar 100% à fotografia. Foi então que após estudos do mercado e aplicação de técnicas, ele começou a trazer elementos para fotografia brasileira que ainda não haviam sido explorados de forma tão original.
"Meu objetivo era trazer um trabalho com leveza para o público e meu retorno foi muito positivo.
A mistura da fotografia com edições em locais inesperados é um desafio fascinante para o jovem. "Acabo me transportando para um mundo onde o irreal é possível e trazer isso para as fotos dos meus clientes é algo que os chama, sabe?", comenta.
Para Davi, a fotografia é uma forma de expressão do seu sentimento com o mundo, e com tudo a sua volta.
"A fotografia desperta o sentimento e emoção dentro das pessoas, e isso traz alento para quem se identifica com ela. A arte é o fogo do mundo, e a fotografia é uma das ferramentas que se pode utilizar para fazer o fogo e iluminar o ponto que você deseja que a sociedade veja. Através dela você pode mostrar seu ponto de vista ou sentimento sobre algo, para as pessoas", conta Davi.
A arte está enraizada na vida de Davi, pois além de fotógrafo, ele também é músico e tem como hobby desenhar quando está de folga. Sua maior distração é visitar museus, mostras, ir ao teatro e ao cinema, entre outros programas que remetam à arte.
A relação das redes sociais, internet e fotografia na vida das pessoas, é algo que chama atenção de Davi. Suas redes sociais possuem um alcance excelente, mesmo sem nenhum tipo de patrocínio. No Instagram são mais de cinco mil seguidores e no Twitter, mais de oito mil. Alguns posts onde ele apresenta seu trabalho chegaram a ter mais de 18 mil curtidas e mais de 7 mil compartilhamentos.
Com a pandemia do Covid-19, o trabalho ganhou outra forma, pois, começaram a surgir os ensaios on-line através de aplicativos e ele consegue fazer fotos de pessoas de qualquer lugar do mundo.
"A fotografia acaba sendo um meio de você se comunicar com as pessoas de forma impactante, trazer de forma rápida e objetiva um ponto de vista a ser discutido e despertar sentimentos nas pessoas de maneira rápida e profunda", conclui. Para conhecer mais o seu trabalho, basta segui-lo nas redes: @davifp no Instagram; e no Twitter @davi_p , além do site
Sementes da Educação
Vem aí a segunda temporada da série que traz à tona iniciativas inovadoras de Educação em todo Brasil
A série de TV traz 13 iniciativas inovadoras de Educação (foto divulgação/ Hygor Amorim) |
Um programa que nos leva a uma viagem pelas cinco regiões do país, através de experiências inovadoras na área de Educação: assim é a série documental "Sementes da Educação", uma produção original da Oz Produtora, realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Prestes a estrear sua segunda temporada na programação do Cinebrasil TV, a série é composta de 13 episódios de 26 minutos, que buscam valorizar projetos bem sucedidos de Educação, e mostrar a importância da integração das escolas com a comunidade local.
"É senso comum afirmar e reproduzir que a educação do país vai de mal a pior e que cabe ao Estado tomar providências. A intenção desta série é mostrar iniciativas que - muitas vezes com estrutura mínima - conseguiram transformar realidades locais e propiciar educação de qualidade para seus alunos", conta Hygor Amorim, diretor geral e criador da série.
Gravados antes do início da pandemia de coronavírus, os programas foram realizados por uma equipe que percorreu mais de 18.000 quilômetros em todo o país, registrando - de forma sensível, próxima e envolvente - diversas atividades como aulas, esporte, oficinas e vivências agrícolas e artísticas.
Após o sucesso da primeira temporada do programa - que além da exibição no Cinebrasil TV, também está disponível gratuitamente na plataforma Videocamp - nesta segunda temporada, somos convidados a "viajar" e aprender com as experiências de educadores, pedagogos, pais e alunos, todos de forma integrada e compartilhada.
Cada episódio conta também com depoimentos e reflexões de especialistas como José Pacheco, renomado educador, pedagogo e pedagogista português, criador da “Escola da Ponte”, focada na autonomia e protagonismo do aluno. A série tem ainda a participação de Vânia Massabni, professora doutora da Universidade de São Paulo (ESALQ); Aline Sommerhalder, professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE); Jarina Rodrigues Fernandes, professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Ilza Joly, professora e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE).
"Acreditamos no poder transformador do audiovisual, que somado à educação pode transformar vidas e inspirar muitas pessoas. Com esta segunda temporada, esperamos atingir um público ainda maior, levando as ‘sementes’ da verdadeira ressignificação para dentro de nossas escolas. O mundo precisa de pessoas no papel de agente de transformação e é isso que a série desperta em todos nós", complementa Hygor Amorim.
Para saber mais sobre a série, e conhecer os detalhes sobre os temas e os projetos educacionais que farão parte desta temporada, siga @sementesdaeducacao no Instagram e Facebook, e acesse o canal no Youtube “Sementes da Educação”.
Sobre a Oz Produtora
Atuando há 17 anos no mercado audiovisual, a Oz Produtora está baseada em São Carlos (SP), e possui mais de 900 projetos em seu portfólio, como vídeos institucionais, publicitários, documentários, séries para TV e projetos culturais.
A empresa produz do roteiro à finalização comerciais para televisão, vídeos institucionais, de treinamento, documentários, técnicos, videoclipes, animação 3D e 2D tradicional, realidade virtual e aumentada, efeitos visuais, vinhetas e pós-produção, totalizando mais de 300 títulos registrados na Ancine. Para conhecer mais, acesse o site da Oz Produtora.
segunda-feira, 27 de julho de 2020
Leia a edição do Jornal Casa da Gente de Julho/2020
O Jornal Casa da Gente está nas ruas e também on line. Para ver e baixar a edição completa em formato digital, acesse AQUI
terça-feira, 30 de junho de 2020
Pestalozzi Niterói lança curso on-line sobre técnica de interação por animais
Canto de Itaipu de cara nova
“Esta obra possibilitou um melhor ordenamento do espaço público, evidenciando ainda mais o patrimônio local, aumentando as potencialidades turísticas e valorizando a cultura pesqueira tradicional nesta região, além de ser um projeto que priorizou a questão da acessibilidade, com inclusão social”, enfatizou Rodrigo Neves.
O processo de intervenção teve a participação dos moradores, comerciantes, pescadores e agentes do patrimônio histórico cultural. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag), por meio do programa PRO-Sustentável da Região Oceânica Sustentável, e contou com investimentos da Cooperação Andina de Fomento (CAF), no valor de R$ 1,9 milhão.
“Vamos buscar a parceria de instituições como o Sebrae para a realização de cursos de capacitação e fomento dos comerciantes e pescadores”, disse Rubens Branquinho. “Através de ações da Economia Solidária, nosso objetivo é a inclusão de todos os setores, com a realização de reuniões, palestras e cursos. Estaremos atuando aqui com uma equipe da assistência social orientando, apoiando e esclarecendo possíveis dúvidas”, acrescentou Flávia Mariano.
A presidente da colônia de pescadores Z7, Lidiane Vieira, lembrou que as melhorias eram uma antiga reivindicação dos pescadores e moradores da região.
“Estamos muito gratos com esta obra. Será uma forma de recomeço para nos organizarmos, um incentivo para todos nós pescadores, moradores e visitantes”, afirmou Lidiane.